por Rodrigo Lavalle
A concorrência é sempre um dos motores propulsores de mudanças e aprimoramentos. Nos últimos 2 anos, as três grandes lojas de departamentos parisienses – Galeries Lafayette, Printemps e Bon Marché – vêm se reestruturando de forma bem parecida: união do setor de casa com o setor de comida; ampliação do departamento de moda masculina e modernização da seção de calçados.
Em fevereiro passado foi a vez do Bon Marché inaugurar o seu novo espaço dedicado aos sapatos femininos. Chamado de Le Soulier e ocupando um área de 2.000m2, o departamento demorou 10 meses para ser concebido pela equipe de arquitetos da loja. A idéia foi fazer um ambiente fluido e luminoso que valorizasse os elementos arquitetônicos originais do prédio (concebido por Gustave Eiffel e Armand Moisant, engenheiro-construtor do Grand Palais) e não fosse repetivivo ou cansativo para as clientes.
O novo espaço se articula em torno de quatro áreas interligadas. Cada uma delas possui sua própria personalidade e agrupa marcas de mesmo DNA e público-alvo. A premissa básica de que cada grife precisa ter seu espaço individualizado e fortemente caracterizado saiu um pouco de cena aqui.
As 4 áreas são:
- O Jardim de Inverno: faz referência aos jardins de inverno do século XIX. Os sapatos são exibidos sob uma cúpula metálica vazada acima da qual existe um teto de vidro. Aqui estão em destaque 4 grandes maisons de luxo: Chanel, Dior, Prada e Roger Vivier. Ao redor ficam outras importantes marcas do mesmo seguimento: Balenciaga, Céline, Church’s, Jimmy Choo, Miu Miu, Sergio Rossi, Tod’s, Valentino. Os sapatos variam do estilo perua ao estilo clássico.
- O Anfiteatro: 36 metros de prateleiras de concreto que são como as arquibancadas de um anfiteatro. Aqui estão as grifes dos designers contemporâneos, aquelas mais “moda”, ligadas nas tendências e nas novidades: Chloé, Dries Van Noten, Givenchy, Jil Sander, Lanvin, Marni, Nicholas Kirkwood, Pierre Hardy, Sophia Webster, Tabitha Simmons, Laurence Dacade, Proenza Schouler… Os sapatos vão de horrorosos a belíssimos.
- A Nave de Luz: localizada sobre outro teto de vidro original que foi totalmente restaurado. Aqui ficam as marcas “de criador”, as marcas novas e aquelas exclusivas do Bon Marché. O espírito é jovem, urbano, casual. Encontramos: Michel Vivien, Chiara Ferragni, Band of Outsiders, Markus Lupfer, MSGM, 3.1 Phillip Lim, See by Chloé… e os tênis Converse, Golden Goose, New Balance, Reebok, Vans… Os sapatos variam do banal ao genial.
- O Ateliê: espaço mais intimista e “sério”. Vende marcas tradicionais e artesanais de botas e sapatos de inspiração masculina: Weston, Sartore, Carel, Grenson…
Le Bon Marché: 24 rue de Sèvres, 75007. Metrô linhas 10 ou 12; estação Sèvres Babylone.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Jessica Costa
quando fiz o roteiro DIY da Air France deu para ver bem de perto. o que já dá muita vontade de conhecer só pela beleza do local!
Isabela Almeida
Que lugar lindo! Acessei aquele link da Air France (Paris DIY) e apareceu, entre as imagens, “A nave Luz”. Fiquei curiosa para saber onde era, pois não reconheci o lugar. Meu próximo roteiro, com certeza! Obrigada, equipe CP!