Este post foi publicado em dezembro de 2013. O publicamos de novo em homenagem à Beth, uma das primeiras pitaqueiras do Conexão Paris. Beth nos deixou no dia 6 de dezembro. Este grupo, os pitaqueiros, hoje amigos do coração, faz parte de uma outra época, de um outro rítmo. Os leitores se reuniam aqui, no CP, e conversavam com calma, se tornavam amigos. O rítmo acelerado das redes sociais acabou com a reunião do quintal do CP. Mas não acabou com os laços criados nesta época. Um carinhoso abraço, Evandro, a Blonde ficará na nossa memória.
Por Evandro Barreto, autor do livro Na Mesa Cabe o Mundo, lançado pela Editora Conexão Paris
Noel estava muito cansado. Depois da queda da cortina de ferro e do ingresso da China nas delícias do consumo, o trabalho aumentou demais. Agora ele tinha que começar as entregas pelo leste e dar a volta ao mundo inteiro para atender às encomendas das crianças de todas as cores, latitudes e longitudes.
Por uma questão de método poético, havia escolhido Natal, no nordeste brasileiro, para deixar o último pacote. Não encontrou meia ou sapato debaixo da cama da criança para colocar o presente. Aliás, não havia nem cama. O jeito foi deixar a Barbie fake sobre o par de Havaianas junto à rede.
O sol nascia no Atlântico quando ele tomou o rumo de casa. Colocou as renas no piloto automático e ajeitou-se no trenó para um cochilo. Quando acordou, o dia já ia adiantado e estava sobrevoando Gibraltar. Espreguiçou-se, decidiu que o Polo Norte ainda estava muito longe e resolveu presentear a si mesmo com um pit stop em Paris. Afinal, não é todo dia que se pode encontrar Cézanne, Matisse e Picasso juntos, ilustrando a história do início do século XX — graças à sensibilidade e ao dinheiro da família Stein, ganho com os bondes de San Francisco e muito bem aplicado na fabulosa coleção exposta no Grand Palais. Tinha que ser agora, a mostra encerrava-se em poucos dias.
Noel mandou mensagem pelo smartphone para madame: “Pegue já o trenó de reserva, pouse nos Jardins des Tuileries e me encontre na fila do Grand Palais”. Quando ele chegou lá, Madame Noel já o esperava com os ingressos. Tinha furado a fila na base do “você sabe com quem está falando?”.
Deslumbramento total. Obras dispersas pelo mundo inteiro voltavam a reunir-se na cidade onde haviam se agrupado pela primeira vez. O cansaço que ainda restava dissipou-se no instante em que o casal Noel parou diante do menino nu com cavalo, provavelmente a melhor peça da fase rosa de Picasso. Adiante, outro Picasso do mesmo período: o retrato de Gertrude Stein, onde a força da personagem parece ter queimado os tons do fundo. Uma sequência de Matisses e logo o impacto: as cinco maçãs de Cézanne. Substância pura, imune a adjetivos, levou Noel a entender, enfim: sem Cézanne, jamais Gertrude teria descoberto que “uma rosa é uma rosa é uma rosa”.
Saíram da exposição com os olhos embotados de encanto e lágrimas. Foi preciso caminhar em torno do Grand Palais para restaurar um mínimo de normalidade tranquilizadora, se é que se consegue ser normal em Paris.
Chegaram à entrada do Mini Palais. Já que precisavam comer, que fosse ali, onde as grandes janelas que se abrem para o Sena e a Ponte Alexandre III não os deixariam esquecer que a busca da beleza é um dever permanente do olhar.
Foram frugais, em defesa da magia do momento. Nada de álcool, uma garrafa de água Vittel. Para madame, apenas uma entrada: galantine de volaille truffée et foie gras de canard. Para ele, somente um prato: ris de veau em croûte. Uma sobremesa e um café depois, caminharam abraçados e lentamente em direção às renas, já com as saudades do presente ditando o ritmo dos passos.
Restaurant Mini Palais
Grand Palais, Avenue Winston Churchill | 75008 | Paris
Metrô: Champs-Élysées – Clemenceau
Tel.: +33 01 42 56 42 42
Aberto diariamente, das 10h às 2h
www.minipalais.com
Esta crônica foi extraída do livro Na Mesa Cabe o Mundo, de Evandro Barreto, à venda no site Minha Viagem Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Maria das Graças
Beth “marcou uma época” no Conexão para mim. Tão gentil e generosa! Animada e cheia de vida! O seu legado ficará para sempre para os que valorizam as coisas simples e boas da vida. Não a conheci pessoalmente mas sentia como se fóssemos velhas conhecidas.
Walter Cerqueria
Sobre as críticas ao foie gras de canard: é um prato típico da culinária. Sofrimento todos os animais passam quando são abatidos para ser consumidos. Não como foie gras pois não suporto fígado, seja ele de que animal for, mas não é por isso que vou ficar militando contra. Preocupo-me mais com o sofrimento imputado a diversos humanos que estão em estado de mendicância mundo afora, que muita gente não se preocupa.
Cláudia Oiticica
Beth, tão autêntica, tão divertida, tão culta e tão apaixonada pelo seu Dodô… Tantas estórias que dividimos aqui e tantas descobertas ao longo dos anos. Fiquei muito triste quando soube.
Francy
A nossa Bet h,La Blonde nos deixou…Tristeza imensa .Ela que conheci em 2010 atraves do CP,naquele ritmo ainda lendo de papos infindaveeis.Beth me levou para os Pitaqueiros e toda esta gente adoravel com a qual me dou ate hoje e fiz varios amigos .A cronica do Evandro como sempre pura poesia .A Beth minha homenagem..Au revoir La Blonde
Emerson
Segui todos os conselhos do site é em todos tive boas dicas, porém na loja de perfumes da dona Regina, onde fui muito bem atendido por sinal, mas os descontos de 20% não existem. Fiz todos os procedimentos no aeroporto de Roma, porém na aduana não foi aceito as notas fiscais porque os produtos não estavam comigo (?). Ora como vou passar vidro de perfume em bagagem de mão? Resumindo acabei comprando na loja da Dona Regina pelo desconto e não tive desconto nenhum. Fiz todos os procedimentos conforme orientado pela simpática vendedora, mas perdi os 100,00 euros que seria a vantagem, pois encontrei os mesmos mais baratos em outra loja e só comprei alguns a mais devido ao preço. Vocês podem até comprar ali por outras vantagens da língua portuguesa, da simpatia, mas pelo desconto não!
Rodrigo Lavalle
Emerson, sentimos muito pelo ocorrido no aeroporto de Roma. É sabido que o procedimento da détaxe deve ser feito antes das bagagens serem despachadas pois as autoridades podem pedir que o turista mostre as mercadorias. Queremos esclarecer que o desconto oferecido aos leitores do Conexão Paris não é a détaxe. A détaxe é a devolução do imposto a que todos que não moram na Uniao Europeia tem direito. O preço que você pagou pelos perfumes na loja da Regina, se você mencionou que é leitor do Conexão Paris, é com desconto.
Adriana Pessoa
Beth Rainha. Para sempre.