Uma visita ao Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Por Mariana Berutto
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Talvez por ser mulher, eu não tenho grande interesse por guerras, batalhas, armas e similares. Por esse motivo, nunca tinha me animado a visitar o Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Um belo dia resolvi deixar meu preconceito de lado e fui até lá conhecer as histórias das guerras francesas (e do mundo).
Passei uma tarde inteira no museu (até fechar!) e saí contrariada porque não consegui ver tudo.
Resumo: o museu é maravilhoso, imperdível mesmo para aqueles que como eu acham que um quadro de Picasso ou as esculturas de Rodin são muito mais interessantes do que armaduras e canhões.
Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas)
Começamos a visita pelos impressionantes salões das armaduras. Imagine centenas e centenas de armaduras, das diferentes épocas, de diferentes guerras, de diversos países, de reis, de soldados e de cavalos…
Em seguida, passamos pelas armas: espadas, punhais, espingardas, canhões, revolveres etc. O que mais me impressionou foi a riqueza da decoração das armas antigas.
Enquanto hoje as armas são apenas o que são (armas para matar), antigamente eram (também) objetos pessoais ornamentados com tanto cuidado que mais pareciam amuletos da sorte.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Seguimos para as alas da primeira e da segunda guerra mundiais, que é um banho de história.
Em seguida, visitamos as guerras francesas de Luís XIV a Napoleão III. Os uniformes são incríveis, mais uma vez fiquei de boca aberta com a beleza e a riqueza dos detalhes das roupas e ornamentos.
O mais divertido foi encontrar o cavalo branco de Napoleão empalhado.
E ainda tem o famoso do túmulo do Napoleão, que fica embaixo de um lindo domo pintado.
Informações práticas
Musée de l’Armé (Hotel National des Invalides)
Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
Funcionamento: aberto todos os dias. De 01 de abril a 31 de outubro: de 10h às 18h. De 01 de novembro a 31 de março: das 10h às 17h.
Ingresso: 12€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.
Leia também
- Museus de Paris: seleção dos mais famosos, específicos e secretos
- Pontos turísticos de Paris: 25 atrações imperdíveis
- O que fazer em Paris: um guia do imperdível
- Metrô de Paris: como usar, mapa, preço, tickets, o que evitar
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Monica Amadeo
Nossa Mariana, vc me fez lembrar das longas horas que passamos ali, meu marido ADOROU…eu tb gostei bastante, só fiquei triste ao ver as armaduras para criança… 🙁
Angela S
Olá Lina! Quero agradecer imensamente as valiosas dicas do blog, estive em Paris de 10 a 23/12 e foi uma viagem maravilhosa, inesquecível! Estive no Musée de L’Armée e foi um programa muito interessante, adorei conhecer o túmulo de Napoleão e ver seu cavalo branco empalhado! E o que dizer da iluminação de Natal da cidade, de Versailles, dos monumentos e museus, do concerto na Notre Dame no dia 18/12, que espetáculo, que emoção!!! Foram 13 dias intensos em Paris, e estou convencida de que ir a Paris por menos de 10 dias deve ser frustante…quero voltar numa próxima oportunidade na primavera, para poder apreciar melhor os jardins e ir a Giverny! Lina, mais uma vez parabéns pelo lindo trabalho e obrigada por facilitar a nossa vida na Cidade Luz! Um grande abraço e FELIZ 2013!!!
Beth
Maurício
Risosssss
Mauricio Christovão
O Ministério da Saúde avisa: Ao usar o machado-pistola da terceira foto, atire primeiro com a pistola, e depois acabe com o adversário com o machado. Se fizer ao contrário, você pode dar um tiro no pé ou a bucha e a bala com a pólvora podem cair com o impacto do machado… Essas invenções multifuncionais não deram muito certo e caíram em desuso. As únicas coisas que conheço que funcionam razoavelmente com várias funções são o canivete suíço(os modelos mais simples) e mais modernamente os celulares.
Mariana Berutto
Mauricio, vc tem toda razão. Essa foi boa!
Maria das Graças
Madá, prepare-se pois trata-se de uma varanda concorrida frequentada, no final do expediente, pelos funcionários das muitas repartições do governo francês que ficam ali no entorno.
Maria das Graças
Tatyana Mabel, ao ler esse post e ver as fotos o que me veio a mente foi exatamente o que vi no Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Local surpreendente! Belo passeio. Bela edificação com um paisagismo de tirar o fôlego. A loja do Instituto Brennand com objetos relacionados tanto à presença holandesa em Pernambuco como ao tema do museu vale a pena ser visitada. E a varanda do café no final da tarde? Imperdível.
Mariana Berutto
Maria das Graças, sua dica está anotada para quando eu for a recife.
Samuel de Oliveira junior
Na minha segunda vez em Paris também estive por lá. Me impressionei também com as aramaduras e armas. Realmente um banho de história. Só tive problemas com a rispidez de uma funcionária. Perguntei em francês se ela falava inglês, pois alí acabava meu vocabulário. Ela só me deu um seco “não”. Já um rapaz que estava junto (parecia ser imigrante indiano) foi super simpático e me deu a informação solicitada em inglês. Fiquei pensando como que uma pessoa vai trabalhar em um museu tão visitado por turistas do mundo todo sem pelo menos “arranhar” outra língua! Mas isso não tirou o brilho da visita.
Cris Oliveira
Adorei quando estive nesse Museu, rico em História.
Cesar Barroso
Mariana, As guerras e escaramuças, parte importante na vida de nossos antepassados, nos levam a meditar sobre as agruras que passaram para que hoje a gente leve uma vida relativamente pacífica. Esses pensamentos me ocorreram ao visitar recentemente Waterloo e a fortaleza de Dinant, na Bélgica, onde durante séculos tantos morreram lutando. Mariana, permita que eu passe o link de minhas fotos de Dinant para os amigos do Conexão Paris: http://www.miamihoje.com/blogs/blog-do-editor