Uma visita ao Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Por Mariana Berutto
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Talvez por ser mulher, eu não tenho grande interesse por guerras, batalhas, armas e similares. Por esse motivo, nunca tinha me animado a visitar o Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Um belo dia resolvi deixar meu preconceito de lado e fui até lá conhecer as histórias das guerras francesas (e do mundo).
Passei uma tarde inteira no museu (até fechar!) e saí contrariada porque não consegui ver tudo.
Resumo: o museu é maravilhoso, imperdível mesmo para aqueles que como eu acham que um quadro de Picasso ou as esculturas de Rodin são muito mais interessantes do que armaduras e canhões.
Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas)
Começamos a visita pelos impressionantes salões das armaduras. Imagine centenas e centenas de armaduras, das diferentes épocas, de diferentes guerras, de diversos países, de reis, de soldados e de cavalos…
Em seguida, passamos pelas armas: espadas, punhais, espingardas, canhões, revolveres etc. O que mais me impressionou foi a riqueza da decoração das armas antigas.
Enquanto hoje as armas são apenas o que são (armas para matar), antigamente eram (também) objetos pessoais ornamentados com tanto cuidado que mais pareciam amuletos da sorte.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Seguimos para as alas da primeira e da segunda guerra mundiais, que é um banho de história.
Em seguida, visitamos as guerras francesas de Luís XIV a Napoleão III. Os uniformes são incríveis, mais uma vez fiquei de boca aberta com a beleza e a riqueza dos detalhes das roupas e ornamentos.
O mais divertido foi encontrar o cavalo branco de Napoleão empalhado.
E ainda tem o famoso do túmulo do Napoleão, que fica embaixo de um lindo domo pintado.
Informações práticas
Musée de l’Armé (Hotel National des Invalides)
Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
Funcionamento: aberto todos os dias. De 01 de abril a 31 de outubro: de 10h às 18h. De 01 de novembro a 31 de março: das 10h às 17h.
Ingresso: 12€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.
Leia também
- Museus de Paris: seleção dos mais famosos, específicos e secretos
- Pontos turísticos de Paris: 25 atrações imperdíveis
- O que fazer em Paris: um guia do imperdível
- Metrô de Paris: como usar, mapa, preço, tickets, o que evitar
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
101 Comentários
Tania Baiao
Mariana:
Também adorei o museu. Além de bonito, completo, tem curiosidades sem fim…
Muito bom visitar e saber mais da história. E, nas guerras, muitas verdades aparecem (ou se escondem…) Dá para passar o dia inteiro por lá e não ver tudo.
Jacqueline
Não fui a esse museu. Também não quis entrar no Museu de Armas em Buenos Aires. Mas, depois deste post, com certeza vou vê-los.
Kinha
Olá Lina
Interessante, nunca pensei em ir, mas com certeza, em minha próxima estada em Paris, vou visitar.
Uma ótima 4º feira para vc…
AMIGA da MODA by Kinha
Cristina Alam
Fiquei quase 4 horas la dentro. Muito bacana!
Barbara Silva
Visitei o Musée de L’Armée por acaso, estava passando na porta e resolvi entrar. Fiquei encantada. Muito interessante. Ótima dica. Quero voltar lá com mais calma e conhecer melhor.
maria cristina
Também me surpreendi ao visitá-lo acompanhada por uma guia muito boa, que nos mostrou também uma ala não não tão conhecida das maquetes, miniaturas…tem um nome em francês q. não estou lembrando. Me parece, inclusive, q. é um outro billhete.
Vania Wolf
Muito legal mesmo! Só consegui visitar a Église du Dôme, mas da próxima vez, com certeza eu vou entrar no museu, já tá no roteiro !!
Allana Andrade
Assim como Maria das Graças o O Musée de L’Armée fez parte da minha primeira ida a Paris. Para mim foi maravilhoso, amooo estudar sobre as guerras e poder aprofundar no assunto com a possibilidade de ver equipamentos, vestimentas e artigos pessoais dos combatentes foi fantástico! Fiquei horas por lá, infelizmente não tinha mais tempo e fui visitar outros lugares. Super recomendado o local!
Maria das Graças
O Musée de L’Armée fez parte da programação da minha 1ª viagem à Paris. Já tinha lido e visto muito sobre as grandes guerras. Ele serviu para que eu compreendesse melhor e pudesse acompanhar com outro olhar a história dos grandes conflitos. Hoje limito-me a curtir o belíssimo jardim em frente a Place Vauban. No final da tarde, atravesso a Place e me instalo na varanda do Bistrot Le Vauban para uma taça de champagne esperando as luzes do Dôme dos Invalides acenderem. Uma beleza!
Elvira
Eu também não gosto muito de coisas relacionadas à guerreas mas acho muito interessante esses museus com objetos diferentes.
É bem legal imaginar como eles eram utilizados em suas épocas e perceber que não são apenas objetos figurativos ou algo que vemos só nos livros e nas histórias.
Boa dica.
Beijos e feliz ano novo!
Elvira
http://evipensieri.wordpress.com/