Halles de Lyon Paul Bocuse é o famoso mercado coberto de Lyon, um templo gastronômico. Depois de uma noitada de luzes, acordamos tarde no sábado, tomamos um breve café da manhã e chegamos no mercado no finalzinho da manhã.
Encontramos o local em festa, entupido de turistas e locais indo às compras e, claro, se regalando nos pequenos restaurantes que funcionam dentro do mercado.
O mercado tem 56 estabelecimentos, sendo que 10 são restaurantes. A maioria das lojas põe em destaque os produtos típicos da gastronomia regional como quenelles (espécie de massa cozida recheada), salames, escargots, pralinés, o queijo Saint Marcelin, os vinhos Beaujolais e Côtes du Rhone etc. Mas há também produtos de luxo variados da cozinha francesa e internacional.
Comemos ostras em pé, no balcão, com um pequeno copo de vinho. No restaurante Chez Léon, as ostras chegam todos os dias da costa Atlântica.
Halles em francês significa mercado coberto. Em Lyon, o mercado coberto funcionava originalmente em outro local, desativado nos anos 70 por insalubridade (assim como o de Paris).
Mas aqui, o mercado só mudou de endereço, felizmente, e passou a funcionar em um novo prédio. De 2001 a 2006, esteve fechado para novas reformas. Reabriu em todo o seu esplendor recebendo o nome do chef mais famoso da cidade: Paul Bocuse.
Les Halles de Lyon Paul Bocuse
Aberto de terça a sábado, das 7h30 às 22h30. Domingos e feriados, até às 16h30. Fechado às segundas.
102 cours Lafayette | Lyon
Leia também nosso SUPER artigo sobre Lyon: suas principais atrações, onde se hospedar e como chegar. Clique aqui.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Maria José Reale Pereira
Boa noite Rodrigo
Meu marido e eu vamos ficar da França três meses e escolhemos Lyons para morar por 2 meses.
Tenho lido muito o Conexão Paris e aproveitado muitas dicas que encontro aqui, obrigada.
Você poderia me indicar algum curso de francês para fazer neste tempo(14-04 a 14-06) e que não seja muito caro?
Gostaria de fazer também algum curso na área de gastronomia mas que fosse oferecido pela prefeitura de Lyon ou que não fosse muito caro.
Obrigada.
Maria José Reale
Rodrigo Lavalle
Maria José, não tenho informações sobre cursos em Lyon, um site especializado em cursos de francês indica os seguinte locais:
– Alliance française de Lyon: http://www.aflyon.org
– Inflexyon: http://www.inflexyon.com
– Lyon Bleu international: http://www.lyon-bleu.fr
– Institut de langue et de culture françaises: http://www.ilcf.net
Veja aqui alguns cursos de gastronomia sugeridos pelo Office du Tourisme de Lyon: http://bit.ly/1Myf2Z6.
Abraços.
paula
Oi pessoas queridas do conexão
Estou em Lyon e gostaria de saber se vocês tem dica de alguma publicação física ou online, tipo timeout, que mapeie o que está rolando na cidade, tipo concertos, feiras, expos, etc.
Obrigada, P.
Rodrigo Lavalle
Paula, consulte o site do Office du Tourisme de Lyon: http://www.lyon-france.com.
Leia também nossos artigos sobre Lyon com dicas e sugestões: https://www.conexaoparis.com.br/?s=lyon.
Abraços.
Valesca
Obrigada Mariana!!! Adorei as possibilidades que vc deu…e sim adoro vinho e sou louca por queijos!!!! Vcs são demais!!!
Valesca
Olá Lina e Rodrigo,
eu estou indo para Paris por 7 dias e depois estou pensando em passar 5 dias em Lyon…o que vcs acham? É muito tempo para esta cidade? Vcs me indicam alguma outra cidade nas proximidades de Lyon que devo conhecer? Me ajudem no roteiro, por favor!!!!
É fácil ir de trem saindo de Paris? Pensei em ficar 5 dias em Lyon e depois voltar para Amsterdã que é de onde parte meu voo?
Obrigada e confesso que todo o meu roteiro será baseado nas dicas do Conexão Paris! Abraços
Mariana Berutto
Oi Valesca, é muito fácil ir de trem de Paris para Lyon, são apenas 2 horas de TGV. Lyon é uma cidade linda, com restaurantes fantásticos, com muita coisa para ver e para fazer. Eu acho que com 5 dias você terá tempo de realmente conhecer a cidade, sem correria. Vale a pena. Se vc gosta de vinho, nos arredores tem as regiões de Beaujolais e Côtes du Rhone, regiões que tb contam com produção de queijo local. Há pequenas cidades medievais como Perouges. Ou Vienne, com bela ruina romana. E você estará ao lado da linda Annency e até de Dijon. Ou seja, há muitas possibilidade!
Madá
Rodrigo, você não está incentivando muito a Mariana rsrs
Rodrigo Lavalle
😉
Mariana Berutto
Pois é Madá e Rodrigo! O problema é justamente a textura. E olha que cresci vendo meu querido Alby catando oursins no mar, abrindo e comendo ali mesmo, na hora. Mas sou persistente, um dia chego lá.
Madá
Flavia, eu gosto do Marché d’Aligre, mais barato que a Epicerie etc. A Lina já fez post dele aqui no CP. Domingo de manhã fica bem cheio e tem a feira livre junto, além das ostras do Baron Rouge.
Marcele
Nossa, que saudades! Estive no mercado em Outubro, ele é muito bom.
flavia
Olá!
É muito longe pra ir de trem (de PAris)? Qual o melhor mercado coberto emParis? Pra quem quiser economizar mais, ou seja, mais barato que o Epicierie e o Da Gaerie Laffaiette… existe?
Rodrigo Lavalle
Flávia, o Marché d’Aligre é o melhor mercado coberto de Paris. Ele é parecido com o mercado de Lyon citado no artigo acima porém menor: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/19/paris-feira-e-o-mercado-aligre/.
De Paris à Lyon de TGV a viagem dura em torno de 2 horas.
Abraços.
flavia
Olá!
É muito longe pra ir de trem (de PAris)? Qual o melhor mercado coberto emParis? Pra quem quiser economizar mais, ou seja, mais barato que o Epicierie e o Da Gaerie Laffaiette… existe?
Rodrigo Lavalle
Flávia, o Marché d’Aligre é o melhor mercado coberto de Paris. Ele é parecido com o mercado de Lyon citado no artigo acima porém menor: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/19/paris-feira-e-o-mercado-aligre/.
De Paris à Lyon de TGV a viagem dura em torno de 2 horas.
Abraços.
Madá
Adoro esses programas e Lyon é linda!
Que vontade de me servir dessas ostras. Os oursins encomendados também eram para vocês ?
Mariana Berutto
Oi Madá, não! Eu ainda não estou à altura dos oursins, mas um dia chego lá.
Rodrigo Lavalle
Mariana, oursin é quase igual à ostra porém com textura areienta. Costumo dizer que tem gosto igual de quando a gente leva um “caldo” do mar.