François Simon é crítico gastronômico do jornal Le Figaro. Recentemente ele fez uma pesquisa importantíssima. Pesquisou se o sanduíche feito com baguette+manteiga+presunto existia ainda. Isto pode surpreender aqueles que não conhecem bem a França. O sanduíche jambon/beurre faz parte da cultura culinária deste país. Quando bem feito ele é simplesmente delicioso. Uma bisnaga crocante, uma manteiga de primeiríssima qualidade, e muita manteiga, um presunto que só os franceses sabem fazer, tudo acompanhado por expresso bem feito é um grande momento.
Por isto me interessei pelo resultado da pesquisa e ele confirmou uma tendência que já vinha observando. Pedir hoje um jambon/beurre é pedir uma outra época. É fora de moda. Em certos cafés ou lojas as vendedoras explicam que isto não se faz mais. No lugar elas oferecem um sanduíche enrolado em celofane, com cores estranhas e preços de alta costura. Nas suas pesquisas ele achou um restaurante no centro de Paris que ainda trata com carinho esta tradição francesa, um lugar onde come-se ainda boas coisas mesmo que elas sejam do século precedente.
Trata-se do restaurante Flottes na rue Cambon. Para os que não sabem esta rua é famosa porque é o endereço da primeira loja Chanel. Ela é uma perpendicular da rue Saint Honoré e fica no ponto mais hype da cidade. No Flottes você vai achar o melhor jambon/beurre de Paris. Além do mais o ambiente do restaurante é alegre, agitado, clientela chic do bairro, mulheres na moda com seus celulares, homens de terno e garçons engraçados.
Eu tenho um pequeno conselho para você. Quando estiver passeando pela região e é obrigatório passar nesta área porque é o ponto quente da cidade, coma este sanduíche no Flottes mas peça antes das 12 ou depois das 14 horas. O problema é que o Flottes é um restaurante e acho indelicado ocupar uma mesa na hora do almoço pedindo um sanduíche.
Chez Flottes – 2 rue Cambon – 75001 Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
MAUD
Gostei do blog. Moro em Paris e aqui mais 2 indereços barratos e boms para sanduiches com baguette croquante, saladas e café !:
La Brioche Dorée e Pomme de Pain: sao 2 cadeias que têm muitas logas em Paris, se pode comer “sur place” sentado e/o comprar pra levar. Bom apetite !
Viva Brasil !
Celinho
Dificil é encoontrar aqui um bom cafe digno de um expresso italiano.. 😉
Abç
loris
Realmente está difícil encontrar um sanduiche bem frances como esse em Paris. Invasão de paninis, quando o que mais queremos é essa baguette francesa crocante e única.
dica maravilhosa.
conexaoparis
Camila
Veja a categoria hoteis baratos no blog.
Camila Andrade
Oie! Conheci seu site através do Radar55 e veio a calhar pq eu e meu marido estamos indo para um tour pela Europa sábado agora, dia 06, e finalizaremos no viagem com Paris… Você tem algum hostel bom e barato para nos indicar?
Adorei seu blog… já anotei várias dicas.
beijos! Camila from Salvador, Bahia
conexaoparis
Indiane
Vou seguir seu conselho.
Idiane
Nossa, essas baguetes são maravilhosas, comer uma andando pela cidade, apreciando os pequenos detalhes, é uma das melhores coisas da vida.
Adoro seu site, leio sempre e pego várias dicas.
Uma dica: fala um pouquinho sobre o Quartier Latin, é uma bairro tão gostoso, com tantas coisas legais.
Parabéns!
Beijos
conexaoparis
Carlinhos.
Tem razão, na bancadinha do bar tudo bem. Aliás o crítico François Simon diz ter sido servido no bar.
carlinhos
Mas, e na bancadinha do “bar”?
Gostei do teu blog… Vai para minha lista…
Marcio
Esse é o sanduiche que mais gosto e mais como quando estou por aí!!
Preciso conferir os melhores.
Bjo