O melhor da França | O melhor da Itália. Após divertidas discussões criamos uma lista absolutamente subjetiva.
Nós, do Conexão Paris, somos brasileiros e moramos em Paris. Uma parte da equipe é de origem italiana. Daí nosso interesse por tudo que se refere às culturas francesas e italianas.
O melhor da Itália | O melhor da França
1) O delicioso café italiano! Indiscutivelmente o mais conhecido do mundo: espresso, ristretto, macchiato, cappuccino. What else?
E do lado de cá dos Alpes? Ah! Temos o chocolate quente. Podemos negociar a questão. O chocolate quente parisiense não possui a notoriedade do café italiano. Estamos cientes desse detalhe. Mas sugerimos que entre no salão de chá de um dos hotéis palácios de Paris e peça um suculento chocolate quente. Para facilitar a tarefa selecionamos dois, o do Ritz e o do Meurice. Este último tem a vantagem de vir acompanhado por pâtisseries consideradas as melhores do mundo. What else?
Pâtisseries de Cédric Grollet
2) Os deliciosos sorvetes italianos! A Itália, no final do século 18, foi o primeiro país europeu a inventar sobremesas geladas. Uma tradição que ajudou a criar a fama dos gelatos italianos.
Certo, a França possui também excelentes sorveteiros e o mais famoso deles é Berthillon. Mas, hoje, a França é reconhecida mundialmente pelas suas pâtisseries. Muitos dos melhores pâtissiers do mundo são franceses. Alguns deles se tornaram personagens famosos, com perfis Instagram exibindo números astronômicas de seguidores. Indicamos o melhor de todos: Cédric Grollet, pâtissier do Hotel Meurice.
3) Não sei se sabem, os óculos italianos dominam o mundo. Sobretudo os luxuosos óculos escuros. São as empresas italianas instaladas ao norte de Veneza que fabricam óculos para as grandes marcas do luxo mundial.
Qual o pendente do lado francês? Essa estava fácil. Os perfumes! A capital do perfume é Paris. Você prefere marcas de nicho oferecendo um produto personalizado e especial? Podemos indicar aqui e aqui. Ou adora os perfumes das grandes marcas do luxo internacional? Você encontra todos aqui.
Foto: Fédération de la Haute Couture er de la Mode.
4) Neste tópico começaremos pela França: Paris é a capital indiscutível da alta costura. Paris vive ao ritmo do calendário dos desfiles que transformam a cidade em palco para excêntricos. Nos Tuileries, na Ópera, na Saint Honoré, no Louvre, na Vendôme todos desfilam. O centro da cidade se transforma em passarela. E a Itália?
Essa arriscamos. Para nós, os homens italianos não possuem concorrentes na área da elegância. Elegância de gestos, de porte, elegância do vestuário. Seriam os tailleurs italianos os melhores do mundo? Estamos apostando.
5) Do lado de lá a pasta italiana. Melhor do mundo. Mundialmente copiada. Do lado de cá o queijo francês, o melhor do mundo. Mundialmente copiado. Tanto um como outro, expressões de territórios e culturas específicas. Todos os dois autênticos símbolos nacionais.
6) Perguntamos para alguns amigos franceses: se, em relação à Itália, falarmos de carros como Maserati, Ferrari, Lamborghini, Lancia Delta, qual seria o contraponto para o lado francês? A resposta foi imediata: Airbus. Aceitamos, mas cientes que, nessa, a França não pode competir com as linhas sensuais do outro lado.
Movimentos sociais, Paris
7) Para terminar, confessamos nossa imparcialidade e criamos uma lista não comparativa. Os franceses são absolutamente os melhores em três áreas: vinhos, formação de chefs e movimentos sociais.
Se topar criar paralelos entre os dois países, fique à vontade. Mande para a gente e nós acrescentamos com os créditos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
olivia vicente
Maravilhoso esse post!
Rodrigo Lavalle
Olivia, obrigado!
Ana Helena Martins de Barros
Amo de paixão os dois países,no que diz respeito ao café e carros Itália é líder absoluta,vinhos o melhor custo-benefícios são os franceses assim como as sobremesas,exceto os sorvetes que esses são dos italianos.Enfim qualquer um dos dois países são maravilhosas para se viajar.
Rodrigo Lavalle
Ana Helena, agradecemos a contribuição.
Luciana
Bonjour/ buongiorno!
Discordo realmente do chocolate quente!!!!! Falta experimentar nos lugares que vocês recomendaram nesse post, mas no geral, já desisti de pedir chocolate quente na França! Vem fraco, tipo leite com achocolatado!! Na Itália são maravilhosos, com gosto de chocolate, chocolate! Aliás, o melhor que tomei foi em Pila, uma estação de esqui na Itália. Pedi um de chocolate com menta que deixou saudade!!!
Na França, o que é mesmo imbatível são as sobremesas, pâtisserie (vamos deixar os sorvetes com os italianos!)!!!
evandro barreto
Ivo Livi = Yves Montand. Viva a síntese!
Cesario Mattar Neto
Roma ou Paris ?
Museus Italianos ou Franceses ?
Hospitalidade , Gauleses ou Italianos ?
Rodrigo Lavalle
Cesario, na dúvida, fique com os dois.
Daniela
São dois países muito interessantes, gosto igualmente dos dois. Mas, pra mim, a Itália ganha nas categorias: chocolate quente (acho mais encorpados e saborosos), café, queijos, pastas (comida em geral), design, cinema e calor humano.
E a França é campeã nas categorias: movimentos sociais, patisserie / boulangerie, perfumes, cosméticos, atividades culturais, eficiência dos transportes públicos, vinhos e sorvete (acho a Berthillon a melhor).
Na categoria “belezas naturais”, eu consideraria um empate. Não há como escolher entre Provance e Toscana, por exemplo, rs.
Rodrigo Lavalle
Daniela, de qualquer forma, é um empate de coisas boas entre os dois países, não é mesmo?
Ricardo
Acredito que uma disputa boa seria na área de cinema: Filmes e Diretores.
Rodrigo Lavalle
Ricardo, boa ideia! Não pensamos nisso.
Rita
Bem, atualmente a França tem levado a melhor no futebol, ganhou a última copa, que aliás, nem teve a Itália competindo…
Rodrigo Lavalle
Rita, é verdade!