Há vários posts aqui no blog sobre restaurantes, lojas, hotéis, museus, praças e passeios no Marais. Mas percebemos que ainda não publicamos um post que apresente a região de forma completa. O que é o Marais? Por que amamos tanto essa região? Vamos lá:
Bem, o Marais está no centro de Paris e abarca dois bairros – o 3˚ e o 4˚ arrondissements. Em linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais. E o 3°, como Alto Marais (Haut Marais em francês).
A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região.
Nas ruas em volta da praça há uma grande concentração de “mansões”, conhecidas como hotels particuliers, construídas nos séculos 17 e 18. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, é um belo exemplo pois está instalado em dois lindos hotels particuliers.
No coração do 4° arrondissement se encontra uma parte da comunidade judaica parisiense. Entre as rues des Rosiers e des Écouffes, você vai encontrar sinagogas, livrarias, ótimas pâtisseries e padarias e o famoso l’As du Falafel, um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduíche da casa.
Aí encontramos também a região gay da cidade, com as bandeiras coloridas, bares, lojas e livrarias voltadas para esse público.
A Rue Vieille du Temple é a principal rua da região – liga o Marais ao Alto Marais e concentra ótimos restaurantes e cafés, dos mais tradicionais aos mais modernos, todos ótimos. Nosso prediletos são o Robert et Louise, o Glou (do mesmo proprietário do também excelente Jaja), a creperia Breizh Café, o tradicional Fer à Cheval (mesmo tendo um dos piores banheiros da cidade). Já a Rue des Francs Bourgeois (que cruza a Vieille du Temple) concentra lojas e mais lojas.
O Alto Marais
O Alto Marais é a parte menos turística da região e talvez por isso mais simpática, na nossa opinião. Aqui estão as galerias de arte e também o maravilhoso Museu Picasso. Na rue de Bretagne, você vai encontrar um comércio de bairro de encher a boca d’água – ótimas padarias, fromageries etc. E é nessa rua que está o delicioso Marché des Enfants Rouge, ponto de encontro dos parisienses para o almoço de sábado.
A região ao redor da Square du Temple também está a cada dia mais interessante, cheia de lojas e cafés. No Carreau du Temple sempre acontecem feiras e eventos interessantes como o Salão do Vintage o Festival de Food Trucks.
E, se você é louco por chocolates, não deixe de passar no Jacques Genin, um dos melhores chocolateiros de Paris.
A região ainda é um prato cheio para quem quer ir às compras – tanto o Marais quanto o Alto Marais são uma sucessão de ótimas lojas. Veja nosso circuito de lojas do Marais.
Você ainda não pode deixar de visitar o museu Centre Pompidou, mais conhecido pelos parisienses como Beaubourg, que fica no limite entre os arrondissements 4 e 2.
Em suma, além de ser uma região cheia de história e com um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos de Paris, o Marais é um bairro jovem, alegre, descontraído e diverso, que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades. Se você ainda não conhece, reserve um dia inteiro para essa região. Vale a pena. No nosso guia de Roteiros de Paris, nós temos um excelente roteiro do Marais. Consulte aqui.
Se quiser se hospedar aqui, a região tem alguns hotéis muito simpáticos como o Le Petit Moulin, o Émile, o Caron de Beaumarchais.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
161 Comentários
Ane
Precisa ser corrigido no post que o Museu Picasso está aberto e não mais em reforma.
Rodrigo Lavalle
Ane, obrigado.
Abraços.
suely cachoeira
Ops 2016!!
suely cachoeira
Olá! Estarei em Paris de 19/06 a 24/06/15. Seguindo a dica de vcs e na credibilidade, alugamos um apartamento através da La Parisienne no Marais precisamente na rua Sévigne 22. É segura para andar a noite? ficamos bem centralizados dentro do Bairro? Grata!!
Rodrigo Lavalle
Suely, o Marais é super seguro, simpático e animado. A localização do apartamento é ótima dentro do bairro.
Abraços.
Rita de Cassia
Estou indo a Paris em Novembro que gostei de suas dicas de Marais , e se vc poderia me enviar mais dicas de Paris mas diferentes dos passeios convencionais por favor me escreva , grata Rita
Kleber Figueiredo
Super recomendo esta região de Paris, estive hospedado no Marais próximo a estação de metrô Arts et Metiers em junho deste ano. Tem um comércio maravilhoso, bares e restaurantes de todos os tipos, além de ser muito bem localizado, fácil de se locomover de transporte público, eu fazia tudo a pé e quando estava cansado voltava para o apartamento que aluguei (por sinal muito bom também) de metrô. Andar a pé por Paris é uma ótima idéia, aliás. Pretendo voltar outras vezes. Super recomendo.
Virgínia Oliveira
Olá , gostei muito de suas digas e como expressa !! Vou para Europa meados de setembro e ficarei em Paris dois dias e uma noite quero ficar no Marais. Vc tem uma boa dica de um hotel bacana para ficar uma noite pode ser de 4 ou 5 estrelas ! E o que fazer por lá nestes dois dias ? Um abraço e obrigada pela dica antecipada Virginia
Rodrigo Lavalle
Virgínia, nesse link você encontra nossas dicas de hotéis no Marais: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/03o-arrondissement-paris/ e https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/4o-arrondissement-paris/.
Vá ao Museu Picasso, ao Museu Carnavalet, à Place de Vosges, ande pelas ruas Vieille du Temple e Francs Bourgeois. Veja nosso vídeo sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/06/o-marais-em-imagens/.
Abraços.
marcia j
Olá, parabéns pelo blog. Estarei em Paris em julho dia 13. justamente no feriado. Tem algo para fazer e não ficar perto das comemorações do dia 14.???pra,onde posso ir-??outra informação é com relação à. Praça italie….é bom lugar e seguro para ficar hospedado????aguardo ansiosa!!!! Márcia.
Rodrigo Lavalle
Márcia, vários museus estarão abertos nesse dia (d’Orsay e Pompidou, por exemplo). O castelo de Versailles também. Fuja da avenida Champs Élysées pela manhã e do entorno da Torre Eiffel à noite.
A região da Praça d’Italie é segura.
Abraços.
Juliana
Ops! Maio.
Juliana
Boa noite, Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho!
Vou a Paris em maior e quero ficar no Marais. Vi o Hotel Beaubourg (Simon Le Franc). O que acha?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Juliana, a região é ótima, central e animada. O hotel eu não conheço, leia sobre ele no site Booking: http://goo.gl/ygxXbN.
Nesses links você encontra nossas dicas de hotéis no Marais: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/03o-arrondissement-paris/ e https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/4o-arrondissement-paris/.
Abraços.
Mariza
Olá, Conexão!
A Rue Malher no Marais é bacana?
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Mariza, super bacana.
Abraços.