Há vários posts aqui no blog sobre restaurantes, lojas, hotéis, museus, praças e passeios no Marais. Mas percebemos que ainda não publicamos um post que apresente a região de forma completa. O que é o Marais? Por que amamos tanto essa região? Vamos lá:
Bem, o Marais está no centro de Paris e abarca dois bairros – o 3˚ e o 4˚ arrondissements. Em linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais. E o 3°, como Alto Marais (Haut Marais em francês).
A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região.
Nas ruas em volta da praça há uma grande concentração de “mansões”, conhecidas como hotels particuliers, construídas nos séculos 17 e 18. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, é um belo exemplo pois está instalado em dois lindos hotels particuliers.
No coração do 4° arrondissement se encontra uma parte da comunidade judaica parisiense. Entre as rues des Rosiers e des Écouffes, você vai encontrar sinagogas, livrarias, ótimas pâtisseries e padarias e o famoso l’As du Falafel, um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduíche da casa.
Aí encontramos também a região gay da cidade, com as bandeiras coloridas, bares, lojas e livrarias voltadas para esse público.
A Rue Vieille du Temple é a principal rua da região – liga o Marais ao Alto Marais e concentra ótimos restaurantes e cafés, dos mais tradicionais aos mais modernos, todos ótimos. Nosso prediletos são o Robert et Louise, o Glou (do mesmo proprietário do também excelente Jaja), a creperia Breizh Café, o tradicional Fer à Cheval (mesmo tendo um dos piores banheiros da cidade). Já a Rue des Francs Bourgeois (que cruza a Vieille du Temple) concentra lojas e mais lojas.
O Alto Marais
O Alto Marais é a parte menos turística da região e talvez por isso mais simpática, na nossa opinião. Aqui estão as galerias de arte e também o maravilhoso Museu Picasso. Na rue de Bretagne, você vai encontrar um comércio de bairro de encher a boca d’água – ótimas padarias, fromageries etc. E é nessa rua que está o delicioso Marché des Enfants Rouge, ponto de encontro dos parisienses para o almoço de sábado.
A região ao redor da Square du Temple também está a cada dia mais interessante, cheia de lojas e cafés. No Carreau du Temple sempre acontecem feiras e eventos interessantes como o Salão do Vintage o Festival de Food Trucks.
E, se você é louco por chocolates, não deixe de passar no Jacques Genin, um dos melhores chocolateiros de Paris.
A região ainda é um prato cheio para quem quer ir às compras – tanto o Marais quanto o Alto Marais são uma sucessão de ótimas lojas. Veja nosso circuito de lojas do Marais.
Você ainda não pode deixar de visitar o museu Centre Pompidou, mais conhecido pelos parisienses como Beaubourg, que fica no limite entre os arrondissements 4 e 2.
Em suma, além de ser uma região cheia de história e com um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos de Paris, o Marais é um bairro jovem, alegre, descontraído e diverso, que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades. Se você ainda não conhece, reserve um dia inteiro para essa região. Vale a pena. No nosso guia de Roteiros de Paris, nós temos um excelente roteiro do Marais. Consulte aqui.
Se quiser se hospedar aqui, a região tem alguns hotéis muito simpáticos como o Le Petit Moulin, o Émile, o Caron de Beaumarchais.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
161 Comentários
Dillemba
Verdade, Daniela. E no comentário sobre a loja Merci também pinçaram algumas frases do post: Merci- um novo conceito de loja, de 26/3/09. Que feio!
Daniela
Oi, adoro o site de vocês, hoje estava lendo algumas dicas sobre o Marais e me deparei com um blog usando exatamente a mesma frase de vocês para citar os restaurantes da região…. Essa publicação foi feita por vocês em 01/06/2013 e esse blog postou isso no dia 17/03/2015… Achei muito deselegante e acho que mereciam os créditos.
http://www.askmi.com.br/2015/03/um-passeio-pelo-marais-e-suas-lojas.html#comment-form
Rodrigo Lavalle
Daniela, obrigado pela informação!
Abraços.
sheyla- DMulheres
Olá, Rodrigo
EStou indo a Paris agora em Maio e ficarei na rua La Boule Rouge, lá é uma localização boa ? O que posso visitar lá perto? Dá pra ir ao Notre Dame ?
Grata,
Sheyla.
Rodrigo Lavalle
Sheyla, esta rua está a 7 quadras das Galeries Lafayette. O ponto é correto. A região é tranquila, por perto muitos antiquários e um endereço histórico para leilões de antiguidades, a Drouot. Mas não é um ponto chique e famoso. A partir dele dá pra ir a qualquer lugar que você queira seja a pé ou de metrô.
Abraços.
Maria Fernanda
Olá Rodrigo!
Estou vendo um apartamento para alugar na Rue Montmorency entre a Rue Beauboug e Rue du Temple.
É uma boa localização? É seguro para sairmos a noite para jantar?
Muito obrigada pela ajuda!
Rodrigo Lavalle
Maria Fernanda, ótima localização e super segura. Fica na região do Marais que é cheia de lojas, restaurantes e cafés bacanas.
Abraços.
Viviane Ribas
Olá,
Gostaria de uma ajudinha… Vou passar 10 dias em Julho em Paris, estou vendo um apartamento para alugar na Rue de Poitou no Marais. Minhas dúvidas: você acha que dá pra ficar sem ar condicionado em Julho? Minha outra opção seria um apart hotel com ar condicionado na Rue de Reuilly ou outro na Rue de Charonne, próximo ao metrô. Estas regiões são tranquilas?
Obrigada e parabéns pelo blog!!!
Mariana Berutto
Viviane, quem mora em Paris raramente tem ar condicionado. Mas julho pode ter temperaturas elevadas. Se o apartamento for numa rua calma, você poderá ficar com as janelas abertas. O problema maior é quando o apartamento fica em uma rua/região muito movimentada e barulhenta. Daí, pode ser bem desconfortável.
Rodrigo Lavalle
Viviane, não é certo que o calor em julho seja forte insuportável. Mas, na dúvida, fique em um hotel ou ap com ar condicionado. Estas regiões são tranquilas mas não tão charmosas quanto a da rue de Poitou.
Abraços.
Artur Ramalho
Rodrigo muitíssimo obrigado pela resposta e pelas informações! Jogamos o nome da rua no google maps e a impressão não foi das melhores,vamos dar uma mais uma olhada,você indicaria qual bairro? Adorei a dica do guia, já vou olhar aqui e ver como fazer para comprar. Valeu mesmo!
Rodrigo Lavalle
Artur, procure no Marais mesmo ou em Saint Germain.
Abraços.
Artur
Olá Lina! Estou indo para Paris em agosto do ano que vem, seu blog está ajudando muito, ótimas dicas, estamos navegando e curtindo muito! Como é a nossa primeira vez em Paris, tenho algumas dúvidas quanto a hospedagem e região, recebi a indicação a um apartamento em Marais, até agora só li elogios ao bairro, mas gostaria de saber se a rua e a localização desse apartamento em específico são boas, você poderia me ajudar? O apartamento é o seguinte (https://www.airbnb.com.br/rooms/65946). Obrigado! Ps:não sei se posso postar um link de hospedagem aqui 😡
Rodrigo Lavalle
Artur, a rua em si é bem charmosa, estreita e cheia de cafés, lojas e galerias. A região fica em uma parte menos charmosa do Marais. Mas isso não faz dela ruim ou desaconselhável.
Como será a sua primeira vez em Paris, recomendo o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Nele são apresentados 5 roteiros passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Abraços.
Decio
Rodrigo, tudo bem? Estou indo a Paris no início de janeiro e vi em um dos seus posts sobre um hostel no marais e questionei o mesmo sobre disponibilidade (ainda sem resposta). A minha dúvida é: marais fica perto da torre para ir a pé? Como é a 1ª vez em paris, queria uma região mais perto da torre. Desde já agradeço a ajuda.
Rodrigo Lavalle
Décio, fica longe da Torre e não dá para ir a pé (na estação Saint Paul pegue a linha 1 do metrô, sentido La Défense, troque pela linha 9, sentido Pont de Sèvres, na estação Franklin D. Roosevelt e desça na estação Troadéro). Acho mais importante e prático para o seu dia a dia como turista ficar nesse albergue no Marais do que na região perto da Torre Eiffel.
Abraços.
Rafael Drumond
Fala, Rodrigo! Sua dicas estão sendo muito úteis!!
Obrigado! Estou indo mês que vem e aluguei um apto na Rue Saint-Antoine, próximo à Rue de Birague. O que pode me dizer do local? É tranquilo de noite/madrugada? Tem alguma dica por ali? Valeu! Abraços
Rodrigo Lavalle
Rafael, localização ótima, bem no Marais. Região segura, charmosa, cheia de comércios e restaurantes. Vocês estão a um quarteirão da Place des Vosges (https://www.conexaoparis.com.br/2013/06/22/a-place-des-vosges-em-paris-1/).
Abraços.
PRISCILA DE JESUS GOMES
Ola! Vou alugar um apartamento nesse endereço, Rue de Franche Comté, Paris, Ilha de França – 75003, França – Marais
É uma boa rua? tranquilo a noite?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Priscila, é tranquilo a noite. A região, o Marais, é uma delícia. Cheia de lojas, restaurantes, galerias de arte e gente interessante.
Abraços.