Há vários posts aqui no blog sobre restaurantes, lojas, hotéis, museus, praças e passeios no Marais. Mas percebemos que ainda não publicamos um post que apresente a região de forma completa. O que é o Marais? Por que amamos tanto essa região? Vamos lá:
Bem, o Marais está no centro de Paris e abarca dois bairros – o 3˚ e o 4˚ arrondissements. Em linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais. E o 3°, como Alto Marais (Haut Marais em francês).
A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região.
Nas ruas em volta da praça há uma grande concentração de “mansões”, conhecidas como hotels particuliers, construídas nos séculos 17 e 18. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, é um belo exemplo pois está instalado em dois lindos hotels particuliers.
No coração do 4° arrondissement se encontra uma parte da comunidade judaica parisiense. Entre as rues des Rosiers e des Écouffes, você vai encontrar sinagogas, livrarias, ótimas pâtisseries e padarias e o famoso l’As du Falafel, um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduíche da casa.
Aí encontramos também a região gay da cidade, com as bandeiras coloridas, bares, lojas e livrarias voltadas para esse público.
A Rue Vieille du Temple é a principal rua da região – liga o Marais ao Alto Marais e concentra ótimos restaurantes e cafés, dos mais tradicionais aos mais modernos, todos ótimos. Nosso prediletos são o Robert et Louise, o Glou (do mesmo proprietário do também excelente Jaja), a creperia Breizh Café, o tradicional Fer à Cheval (mesmo tendo um dos piores banheiros da cidade). Já a Rue des Francs Bourgeois (que cruza a Vieille du Temple) concentra lojas e mais lojas.
O Alto Marais
O Alto Marais é a parte menos turística da região e talvez por isso mais simpática, na nossa opinião. Aqui estão as galerias de arte e também o maravilhoso Museu Picasso. Na rue de Bretagne, você vai encontrar um comércio de bairro de encher a boca d’água – ótimas padarias, fromageries etc. E é nessa rua que está o delicioso Marché des Enfants Rouge, ponto de encontro dos parisienses para o almoço de sábado.
A região ao redor da Square du Temple também está a cada dia mais interessante, cheia de lojas e cafés. No Carreau du Temple sempre acontecem feiras e eventos interessantes como o Salão do Vintage o Festival de Food Trucks.
E, se você é louco por chocolates, não deixe de passar no Jacques Genin, um dos melhores chocolateiros de Paris.
A região ainda é um prato cheio para quem quer ir às compras – tanto o Marais quanto o Alto Marais são uma sucessão de ótimas lojas. Veja nosso circuito de lojas do Marais.
Você ainda não pode deixar de visitar o museu Centre Pompidou, mais conhecido pelos parisienses como Beaubourg, que fica no limite entre os arrondissements 4 e 2.
Em suma, além de ser uma região cheia de história e com um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos de Paris, o Marais é um bairro jovem, alegre, descontraído e diverso, que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades. Se você ainda não conhece, reserve um dia inteiro para essa região. Vale a pena. No nosso guia de Roteiros de Paris, nós temos um excelente roteiro do Marais. Consulte aqui.
Se quiser se hospedar aqui, a região tem alguns hotéis muito simpáticos como o Le Petit Moulin, o Émile, o Caron de Beaumarchais.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
161 Comentários
Juliana
Clau, dá pra ir andando sim =)
clau
Lina , vc por acaso conhece esse endereco?
indicaria ? Adagio Access Paris Bastille
super barato um flat da accor 11 rue Moreau, vc acha perigoso ? sera que tem metros perto ? da pra ir mesmo andando ao marais ou e mentira do site ? rsss , desde ja gratissima!
Rodrigo Lavalle
Calu, fica perto da Place de la Bastille que tem ótimas linhas de metrô, como por exemplo, a linha 1 que te leva a todos os principais pontos turísticos da cidade. Dá pra ir andando ao Marais tranquilamente.
Abraços.
Leonara
Olá Lina,
Eu e meu esposo estaremos em Paris do dia 16/11/2013 a 21/11/2013 (comemoração de 2 anos de casados). Ficaremos hospedados no Hotel Emile, por indicação de vcs. Na sua opinião, tenho muitas coisas pra fazer perto do hotel a noite? Estará muito frio nesta época? Gostaria de dicas de restaurantes bons, que não sejam tão caros. Adorei seu blog… na verdade virou vício!
Espero seu retorno.
Abços
Rodrigo Lavalle
Leonora, você terá muita coisa para fazer perto do hotel à noite, a região possui muitos bares e restaurantes. Indicamos dois: Robert et Louise (https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/16/robert-et-louise-tradicional-restaurante-de-carne-assadas-no-marais-em-paris/) e Jaja (https://www.conexaoparis.com.br/2012/08/22/jaja-o-restaurante-onde-a-gente-volta-sempre/).
Estará frio sim, leia esse artigo com dicas de como se vestir no inverno: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/.
Abraços.
Denise
Lina! Parabéns pelo blog, estamos em Paris e curtindo muito com suas dicas. Ficamos pela segunda vez no Marais e definitivamente sou apaixonada pelo bairro… Meu marido simplesmente ama a Place du marche saint Carherine! Bjo grande!!
Marcelle
Lina, chego em Paris dia 14/10/13 e ficarei hospedada em um apto na rue Michel le Comte. Vc conhece? Tem algum perigo andar por lá a noite? Tem uma boa localização? E o frio nesa data? Agradeço.
Rodrigo Lavalle
Marcelle, acho que já te respondi essa pergunta eu outro post. A região é ótima, não tem perigo, super bem localizada na região do Marais. Vai estar fazendo máximas de 18°C.
Abraços.
Beatriz
Olá Lina, parabéns pelo seu trabalho de divulgacao, acompanho seu blog há tempos e tem me ajudado muito com as dicas. Estou indo a Paris final de setembro e queria saber se a regiao proxima ao Pompidou é tranquila para sair e chegar a noite. Estarei sozina e aluguei um studio proximo ao Beaubourg. Bj
Mariana Berutto
Oi Beatriz, se o apartamento for perto do lado do Les Halles, é bom ficara atenta e não andar sozinha por ruas e lugares vazios à noite. Se for da lado do Marais, é bem mais tranquilo. Mas, como em toda grande cidade, fique atenta sobretudo à noite. Nós andamos à noite sem problemas, mas sempre devemos estar atentas.
Rossana
Lina, estamos indo a Paris em janeiro e pensamos em alugar um apartamento na Rue des Ecouffes, bem pertinho da Rue des Rosiers, mas temos uma dúvida: será que tem muito barulho à noite (dos bares etc)
Mariana Berutto
Rossana, a rue des Ecouffes é uma rua muito tranquila! E geralmente os apartamentos tem vidros duplos. Mas não posso garantir que não haverá barulho, acho que vc deveria perguntar à pessoa que está alugando o apto. para você.
Cleide Garcia
Li em alguns blogs de turismo que o Museo Picasso reabriria neste verão, você saberia informar se ele reabriu? Abraços.
Lina
Cleide
Informação errada. Ele abrirá somente no final do ano.
http://www.musee-picasso.fr/
Maryane Magalhaes
Olá Lina, passarei 4 noites em paris no mês de Setembro e estou muito na dúvida onde ficar. Somos 4 pessoas. Ficamos em dúvida entre esses lugares: 1)Bridgestreet Le Marais -Rue Etienne Marcel, 02. Opera – Bourse, 75002 Paris. 2) Bridgestreet Champs-Elysées -Rue de Berri, 08. Champs-Elysees – Madeleine, 75008 Paris. 3) Adagio Paris Tour Eiffel Smart Deal
14 rue du Théâtre, 15. Eiffel Tower – Porte de Versailles. Qual você indicaria? Levando em consideração bons lugares(custoxbenefício) para se alimentar, padarias e facilidade no transporte. Agradeço desde já!! Beijo!
Lina
Maryane,
levando em conta os critérios que você citou eu ficaria no Bridgestreet Le Marais. Não escolheria o Adagio Paris Tour Eiffel de jeito nenhum.
Abraços.
Adilson
Lina, vou a Paris por volta do dia 20 de Maio de 2014. Li em algum lugar na internet que essa epoca tem muita polen das flores no ar e quem tem problemas respiratorios pode ter alguma crise alergica. Voce confirma isso? Eh verdade?
Obrigado
Lina
Adilson
Maio é primavera e em todos os lugares encontrará polen. Mas as pessoas alérgicas – aqui também tem, claro – sobrevivem sem problemas. Deve ter tratamento preventivo.