Há vários posts aqui no blog sobre restaurantes, lojas, hotéis, museus, praças e passeios no Marais. Mas percebemos que ainda não publicamos um post que apresente a região de forma completa. O que é o Marais? Por que amamos tanto essa região? Vamos lá:
Bem, o Marais está no centro de Paris e abarca dois bairros – o 3˚ e o 4˚ arrondissements. Em linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais. E o 3°, como Alto Marais (Haut Marais em francês).
A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região.
Nas ruas em volta da praça há uma grande concentração de “mansões”, conhecidas como hotels particuliers, construídas nos séculos 17 e 18. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, é um belo exemplo pois está instalado em dois lindos hotels particuliers.
No coração do 4° arrondissement se encontra uma parte da comunidade judaica parisiense. Entre as rues des Rosiers e des Écouffes, você vai encontrar sinagogas, livrarias, ótimas pâtisseries e padarias e o famoso l’As du Falafel, um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduíche da casa.
Aí encontramos também a região gay da cidade, com as bandeiras coloridas, bares, lojas e livrarias voltadas para esse público.
A Rue Vieille du Temple é a principal rua da região – liga o Marais ao Alto Marais e concentra ótimos restaurantes e cafés, dos mais tradicionais aos mais modernos, todos ótimos. Nosso prediletos são o Robert et Louise, o Glou (do mesmo proprietário do também excelente Jaja), a creperia Breizh Café, o tradicional Fer à Cheval (mesmo tendo um dos piores banheiros da cidade). Já a Rue des Francs Bourgeois (que cruza a Vieille du Temple) concentra lojas e mais lojas.
O Alto Marais
O Alto Marais é a parte menos turística da região e talvez por isso mais simpática, na nossa opinião. Aqui estão as galerias de arte e também o maravilhoso Museu Picasso. Na rue de Bretagne, você vai encontrar um comércio de bairro de encher a boca d’água – ótimas padarias, fromageries etc. E é nessa rua que está o delicioso Marché des Enfants Rouge, ponto de encontro dos parisienses para o almoço de sábado.
A região ao redor da Square du Temple também está a cada dia mais interessante, cheia de lojas e cafés. No Carreau du Temple sempre acontecem feiras e eventos interessantes como o Salão do Vintage o Festival de Food Trucks.
E, se você é louco por chocolates, não deixe de passar no Jacques Genin, um dos melhores chocolateiros de Paris.
A região ainda é um prato cheio para quem quer ir às compras – tanto o Marais quanto o Alto Marais são uma sucessão de ótimas lojas. Veja nosso circuito de lojas do Marais.
Você ainda não pode deixar de visitar o museu Centre Pompidou, mais conhecido pelos parisienses como Beaubourg, que fica no limite entre os arrondissements 4 e 2.
Em suma, além de ser uma região cheia de história e com um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos de Paris, o Marais é um bairro jovem, alegre, descontraído e diverso, que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades. Se você ainda não conhece, reserve um dia inteiro para essa região. Vale a pena. No nosso guia de Roteiros de Paris, nós temos um excelente roteiro do Marais. Consulte aqui.
Se quiser se hospedar aqui, a região tem alguns hotéis muito simpáticos como o Le Petit Moulin, o Émile, o Caron de Beaumarchais.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
161 Comentários
Katia Matos
Oi Lina!!!
Cheguei ontem ( domingo ) de Paris. Sábado para aproveitar o dia, fiz o check-out do hotel, guardei as malas e me mandei para o marais. Fui direto para a As du Falafel e estava fechada assim como várias lojas ao entorno!!!! voltei para o Brasil com aquela vontade de comer falafel!!!
Não sabia deste detalhe que justamente no sábado algumas lojas fecham!!!!
Lina
Kátia
Sábado é o dia de repouso da comunidade judia.
Como o domingo para os católicos.
Estão fechadas somente as lojas judias.
Mariana Isabel
Não deu tempo de ir no Marais, eu ia no domingo que teve aquela manifestação ridícula e parou as linhas de ônibus que eu ia usar! bem, ficou pra próxima!!!
Cezar Rego
Olha que artigo maravilhoso do Zeca Carmargo falando do Pompidou: http://g1.globo.com/platb/zecacamargo/2007/01/29/%C2%93/
Pollyanna
Lina, que ótimo post! Irei pela primeira vez a Paris no fim de setembro, e escolhi justamente esta região para me hospedar, mais especificamente o Hotel Georgette. Você conhece? Fica na Rue du Grenier Saint-Lazare…
Lina
Pollyanna
Não conheço este hotel. Se gostar dele, diga para a gente.
Regina Vasconcelos
Adorable, meu segundo bairro preferido em Paris!
Regina Vasconcelos
Adoro a Place e o Quartier!
Myrian Nogueira
Oi Lina,
Adoro o conexão Paris!
Acabei de chegar de Paris e segui varias de suas dicas:lugares,restaurantes e passeios.
Fiquei num hotel ótimo – mayet – bem localizado, limpo, novo e com bom preço. Recomendo!
Mas tbem tive um contratempo bastante desagradavel: tive minha carteira furtada dentro do metro, na estação Franklim Roosevelt. Levaram dinheiro,cartões e documentos. Foi mto chato….
Perdi mto tempo com policia e consulado…
Paris esta um pouco perigosa, não? Mtos imigrantes, crise econômica…Paris continua linda,mas foi uma pena passar por essa situação…
Um abraço,
Myrian
Lina
Myrian
Paris está com muito batedores de carteira e de bolsas. Temos que ter cuidado nos pontos turísticos e no metro. Mas não temos assaltos com armas. Ainda bem.
Boia Paulista
Oi, Lina. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Lina
Boia Paulista
Obrigada.
Curioso sobre o paradeiro da Jane
Alguém sabe o paradeiro da “Jane Curiosa”?
Ela era o máximo neste blog, e anda sumida.
Jane, go back!!!
Lina
Curioso sobre o paradeiro da Jane
Jane, go back!!
Beth Lima
Gostei muito do post.
Desta vez, vamos explorar mais essa região que conhecemos superficialmente.
Obrigada pelas dicas!