Há vários posts aqui no blog sobre restaurantes, lojas, hotéis, museus, praças e passeios no Marais. Mas percebemos que ainda não publicamos um post que apresente a região de forma completa. O que é o Marais? Por que amamos tanto essa região? Vamos lá:
Bem, o Marais está no centro de Paris e abarca dois bairros – o 3˚ e o 4˚ arrondissements. Em linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais. E o 3°, como Alto Marais (Haut Marais em francês).
A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região.
Nas ruas em volta da praça há uma grande concentração de “mansões”, conhecidas como hotels particuliers, construídas nos séculos 17 e 18. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, é um belo exemplo pois está instalado em dois lindos hotels particuliers.
No coração do 4° arrondissement se encontra uma parte da comunidade judaica parisiense. Entre as rues des Rosiers e des Écouffes, você vai encontrar sinagogas, livrarias, ótimas pâtisseries e padarias e o famoso l’As du Falafel, um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduíche da casa.
Aí encontramos também a região gay da cidade, com as bandeiras coloridas, bares, lojas e livrarias voltadas para esse público.
A Rue Vieille du Temple é a principal rua da região – liga o Marais ao Alto Marais e concentra ótimos restaurantes e cafés, dos mais tradicionais aos mais modernos, todos ótimos. Nosso prediletos são o Robert et Louise, o Glou (do mesmo proprietário do também excelente Jaja), a creperia Breizh Café, o tradicional Fer à Cheval (mesmo tendo um dos piores banheiros da cidade). Já a Rue des Francs Bourgeois (que cruza a Vieille du Temple) concentra lojas e mais lojas.
O Alto Marais
O Alto Marais é a parte menos turística da região e talvez por isso mais simpática, na nossa opinião. Aqui estão as galerias de arte e também o maravilhoso Museu Picasso. Na rue de Bretagne, você vai encontrar um comércio de bairro de encher a boca d’água – ótimas padarias, fromageries etc. E é nessa rua que está o delicioso Marché des Enfants Rouge, ponto de encontro dos parisienses para o almoço de sábado.
A região ao redor da Square du Temple também está a cada dia mais interessante, cheia de lojas e cafés. No Carreau du Temple sempre acontecem feiras e eventos interessantes como o Salão do Vintage o Festival de Food Trucks.
E, se você é louco por chocolates, não deixe de passar no Jacques Genin, um dos melhores chocolateiros de Paris.
A região ainda é um prato cheio para quem quer ir às compras – tanto o Marais quanto o Alto Marais são uma sucessão de ótimas lojas. Veja nosso circuito de lojas do Marais.
Você ainda não pode deixar de visitar o museu Centre Pompidou, mais conhecido pelos parisienses como Beaubourg, que fica no limite entre os arrondissements 4 e 2.
Em suma, além de ser uma região cheia de história e com um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos de Paris, o Marais é um bairro jovem, alegre, descontraído e diverso, que atrai pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades. Se você ainda não conhece, reserve um dia inteiro para essa região. Vale a pena. No nosso guia de Roteiros de Paris, nós temos um excelente roteiro do Marais. Consulte aqui.
Se quiser se hospedar aqui, a região tem alguns hotéis muito simpáticos como o Le Petit Moulin, o Émile, o Caron de Beaumarchais.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
161 Comentários
Camila Leonardi
Muito obrigada Lina pela resposta.
Abraços
Renata
Oi Lina,
Preciso da sua ajuda, o que fazer no domingo – principalmente a tarde em Paris?? Obrigado!!
Lina
Renata
Programa excelente para domingo: passear na ilha Saint Louis, depois atravessar a ponte em direção ao Marais e visitar a Place des Vosges, rue des Francs Bourgeois, rue des Rosier… Olhe no mapa.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Adoro o Marais, já me hospedei no 3º e 4º arrondissements e me sinto à vontade para perambular por ali em qualquer horário, está sempre muito movimentado e alegre. O Musée Carnavalet foi uma grata surpresa, vale muito a visita.
Lenna Ranghetti
Também não sou fã do Marché des Enfants Rouge! Tenho, também, a mesma impressão de falta de higiene, além de espaços muito apertados, sem se poder movimentar. Já a Place des Vosges e suas arcadas são nota mil.
Virginia Reis
Não só o Marché, né Lina? Tudo na vida é u um
contraponto . Eu adoro o Marché…
Lina
Virgínia
Tudo na vida. Mas algumas situações são mais consensuais que outras. O que é muito típico deixa de ser consensual.
Tatyana Mabel
Lina,
O Marais é um charme mesmo: próximo a tudo, bom comércio, restaurantes fantásticos, gente animada e burburinho em cada ruazinha. No final de semana, em frente ao Pompideau é bem animado e as ruas aos sábados total de gente de todas as tribos: andando, rindo, comendo, conversando, paquerando, flanando… Eu destacaria a Boulangerie Murciano, tipicamente judaica. Uma delícia! O Chez Marianne, para um patê com pães ou petiscos tb judaicos. Ambos na Rue des Rosiers.
Camila Leonardi
Olá Lina!
Ótimas dicas! Já tinha ouvido falar dessa região e com certeza incluirei no meu roteiro.
A propósito, vi em um site que inclusive foi indicação sua que na época que irei (julho) em escurece quase 22h. Neste caso, certamente aproveitarei para rodar mais pela cidade, mas não encontrei nenhum lugar que fale sobre ps horários dos transportes públicos. Até que horá é possível pegar metro, RER ou ônibus no verão?
Obrigada,
Abraços
Lina
Camila
O metro funciona até 24.30h durante a semana e um pouco mais nos fins de semana.
Marcos A Felipe
Lina
No Marais tem também o Le Coude Fou, com a melhor entrada da cidade: Chèvre Chaud; e que o CP sempre indica. No restaurant Le Marché, que fica no 2 Place du Marché Sainte-Catherine, também é uma boa opção do Marais. O descobrimos na última viagem e, em função de ter o serviço contínuo, é uma mão-na-roda para quem chega tarde à cidade ou termina o primeiro passeio do dia fora do horário habitual dos restaurantes. Adoramos andar por aquelas ruelas, no final de semana ficam lotadas e a cidade parece existir somente no Marais.
Abraço
Carmen Agnes
Excelente post! Adoro o Marais!
Vou sempre ao resto Rose Bakery, super simpático e com opções vegetarianas.
luciana
Fui no Marché des Enfants Rouge e sinceramente fiquei admirada com a falta de higiene dos restaurantes locais. Falta uma vigilância sanitária atuante no local! Amo Paris, mas essa foi uma das grandes (e não boas) surpresas do passeio.
Lina
Luciana
O Marché des Enfants Rouges tem a seguinte particularidade: ou adoramos ou detestamos.