O livro mais influente do mundo sobre o vinho é do Robert Parker? Não. Parker está perdendo seu lugar para um fenômeno que se chama Les Gouttes de Dieu , As Gotas de Deus.
O fenômeno é um manga japonês e os autores se chamam Sho Okimoto (ilustração)e Tadashi Agi. Ele foi considerado o “melhor livro do mundo sobre o vinho em 2009” pelo Gourmand World Cookbook Awards. A revista anglo-americana Decanter o citou como um dos livros mais influentes dos últimos vinte anos. Ele começou a ser publicado no Japão em 2004, possui atualmente 22 números, foi em seguida publicado na Coréia, na Taiwan e em Hong Kong. As edições Glénat o publicaram na França em 2008 e, em 18 meses, venderam 350 000 exemplares.
O mundo do vinho francês não tomou conhecimento deste objeto estranho. Mas quando o desconhecido Château Mon-Pérat, citado por Les Gouttes de Dieu, viu seu millésime 2001 vender, em pouco tempo, 20 000 garrafas, os especialistas se enclinaram diante desta bande dessinée.
Tadashi Agi, aliás Yuko e Shin Kibayashi, dois irmãos, os verdadeiros autores do manga e dois grandes conhecedores de vinho, criaram uma história dentro da tradição de contos japoneses. Tudo se passa em torno do princípio da transmissão. Um degustador famoso morre e seu filho, para receber a herança paterna, deve provar que ele é o melhor. Segue um texto leve e onírico onde o filho procura dominar os segredos dos melhores vinhos. Na sua busca ele é acompanhado por um mendigo alcoólatra, uma estagiária-sommelière e um amigo louco por vinhos italianos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
augusto
Lina,
Tudo bem, fica para uma próxima.
Vou checar os blogs que você comentou.
Obrigado
conexaoparis
Augusto
Participei da tiragem do Rodrigo e acho que não foi você o feliz ganhador.
Gosto muito de 20 minutes e Rue 89.
Abraços
conexaoparis
Carol
O tempó está imprevisível. Mas não deixe de ir a Amsterdam. Consulte sempre um site de meteorologia. É só ficar atenta.
Você pode ir com a Cityrama, ir sozinha, ou com um guia. Dou todas estas sugestões no blog.
Se for com um guia contate-os agora. Eles estão na categoria Taxis chofer brasileiro.
Carol
Oi Lina,
Parabéns por esse site tão completo. Estou “sugando” todas as informações à três meses!
Estamos chegando a Paris dia 8 de fevereiro e no dia 16 vamos pegar um trem para amsterdam, passar uma noite e voltar no dia seguinte. Com esse frio, você acha que essa viagem será possível? Aqui no Brasil os noticiários estão dizendo que as ferrovias estão interditadas! Ficamos preocupados com a possibilidade de perdermos a viagem.
Além de conhecer Amsterdam, temos vontade de conhecer o Mont Saint-Michel. Você acha que é melhor comprarmos a excursão (que você indicou, http://www.pariscityrama.com) quando chegarmos em Paris ou préviamente aqui no Brasil?
bjs
carol
Cláudia Oiticica
Não deixa de ser curioso esse livro de dois japoneses ter se tornado esse fenômeno todo e logo na França. Quando criatividade e talento andam juntos o sucesso fica mais fácil.O preço de cada livrinho também é bom; oito euros.
augusto
Lina,
Li no aquelapassagem.com.br que você vai participar do sorteio das passagens do Rodrigo. Tomara que você me traga sorte….
Quando fui a Paris fiquei espantado com a quantidade e a qualidade dos títulos de quadrinhos. Para quem gosta é um deleite.
Uma pergunta: em francês ou inglês quais os blogs sobre Paris e a França que você acompanha?
Parabéns pela diversidade de assuntos que você aborda.
Abraços
Olívia Vidal
Me sinto culpada toda vez que o assuntoé vinho. Explico.
Simplesmente não consigo gostar da bebida tão elegante. Já estive no meio de degustações eleganteeeerrimas, provei dos melhores, mas meu paladar não soube apreciar.
Uma coisa que me causa certa frustração…
eidia
Taí um assunto que não me interessa, mas que ja passei a informações pra amigos fanáticos por vinho. Boa dica, Lina.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Monica Lamonato
Lina
Na nossa viagem estavamos preocupados com a escolha dos vinhos, eu adoro mas não entendo nada e meu marido é um apreciador de cervejas e tb não entende nada de vinho.Perguntamos ao meu irmão que entende muiiitoooo de vinho como deveriamos escolher, e ele nos orientou a não se preocupar, pois na frança e na italia, seria dificil escolher vinhos ruins, qualquer escolha seria boa.Realmente ele tem razão não erramos nenhuma vez, exceto em duas em que achamos que tinhamos pedido vinho tinto e acabou vindo branco, mas foi erro de comunicação, mas foi até engraçado.Mesmo assim o branco estava ótimo.
É claro que muitas vezes degustei o vinho sozinha, pois ele não deixou de apreciar sua cervejinha, e adorou a francesinha.
Bom dia ,beijos
Monica