O interior da França é maravilhoso e vale a pena conhecê-lo na primavera, no verão e no outono.
Já no inverno, a viagem pede uma organização mais detalhada e ficamos tributários da meteorologia e dos hotéis e restaurantes abertos nesta estação. Por isso, se quiser conhecer o interior da França no inverno sugerimos regiões organizadas para atrair o turista o ano todo.
Alguns exemplos dessas regiões:
- o Mont Saint Michel;
- um roteiro pela Alsácia que inclua Strasbourg e Colmar e seus mercados de Natal;
- a visita de cidade de Bordeaux e seus vinhedos;
- a visita de Beaune, Dijon e os vinhedos da Borgonha;
- conhecer os castelos do Vale do Loire;
- ou então desça em direção ao Mediterrâneo: Marseille, Nice, Cannes, Menton são cidades grandes com restaurantes e hotéis abertos o ano todo e com eventos que animam o inverno da Côte d’Azur.
Alsácia
De todas as opções citadas, a Alsácia é a mais típica, onde a presença do inverno é marcante. Ela é linda nas outras estações. Mas no inverno ela adquire um aspecto surreal.
O Mercado de Natal de Strasbourg é famoso e seu ambiente mágico. Sobretudo, no final do dia, quando as luzes das decorações e das vitrines brilham e que os cantos de Natal ressoam nas Igrejas.
Este Mercado é uma tradição de séculos, pois encontramos referências em manuscritos que datam de 1570.
O Mercado de Natal de Strasbourg ocupa várias ruas e praças do centro da cidade, sobretudo a praça Broglie e a praça da Catedral. Centenas de comerciantes oferecem produtos tradicionais, decorações típicas de Natal e delícias da culinária local.
Não deixe de consultar o programa cultural do evento, sempre rico e variado com concertos, corais e gospels que lotam a Catedral e as igrejas. Clique aqui para acessar o site oficial do Natal de Strasbourg.
Côte d’Azur
A Côte d’Azur é agradável no inverno. As temperaturas são mais amenas e as cidades funcionam normalmente. Nesta época temos a divertida e surpreendente Festa do Limão de Menton, que atrai multidões. Leia informações sobre este evento aqui. Ou então o Carnaval de Nice com seus desfiles de carros alegóricos. Leia mais aqui.
No inverno a bela mansão Villa Ephrussi de Rothschild, situada pertinho de Nice continua aberta e você pode visitá-la. Verifique somente os horários exatos clicando aqui.
Bordeaux
Bordeaux é também uma cidade grande e cosmopolita. Sua programação cultural no inverno é intensa. E vários produtores de vinho da região ficam abertos para visitas e degustações o ano todo. Clique aqui para ver a lista dos castelos e suas vinículas.
Se você tiver a informação correta, tenho certeza que vai adorar o inverno francês.
Como ir saindo de Paris:
- Avião: clique aqui e veja aqui as melhores ofertas de passagens aéreas.
- Trem: clique aqui para comprar sua passagem com antecedência e garantir os menores preços.
- Carro: clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
97 Comentários
Julia
Boa tarde, irei realizar uma viagem para frança e gostaria de saber alguma dica para uma viagem de Montpellier a Paris que poderia ser feita em dois dias…Pensei algo como lyon e dijon, fica muito corrido?
Rodrigo Lavalle
Julia, Dijon é bem menor que Lyon então seria mais fácil conhecer a cidade em 2 dias. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos cheios de dicas sobre essas cidades
Talita
Olá, tudo bem? Vou passar uns dias em Paris do dia 19/12/2017 a 27/12/2017, e nos primeiros dias queria alguma recomendação de passeios para relaxar no interior francês/arredores de Paris. O mais indicado seria a Alsacia e o mercado de natal de Strasbourg? Mais alguma ideia? Estarei grávida de 5 meses nessa época. Outra pergunta seria alguma dica para a noite de véspera de natal em Paris. Obrigada desde já! E parabéns pelo blog que há anos é minha fonte segura de informações da França!
Rodrigo Lavalle
Talita, a Alsácia é bem bucólica e calma mas não é arredores de Paris.
Clique aqui e leia nosso artigo de 2016 com dicas tradicionais de onde passar a véspera de Natal em Paris. Mais próximo da data publicaremos dicas atualizadas.
Camila
Olá Rodrigo, parabéns pelo site! Estarei na França entre 01/11/17 e 20/11/2017. Estou com dificuldades de montar um roteiro, pois ainda não se iniciou os mercados de Natal e nem as estações de esqui. Teria dicas de onde posso visitar nesse período?
Rodrigo Lavalle
Camila, não sei se você ficará algum tempo em Paris mas algumas dicas são:
– Bordeaux, o ideal serial ficar pelo menos uma noite. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos com dicas do que fazer em Bordeaux.
– Degustação de vinho na Borgonha ou de champanhe em Reims, aproveite e conhece a catedral, uma das mais bonitas da França. Oferecemos passeios de um dia com sommelier-guia brasileiro. Veja aqui.
– Se tiver sol, um passeio por Trouville, Deauville, Honfleur. De carro. Clique aqui e leia nossos artigos sobre a Normandia.
thiago cardoso
Boa tarde, eu e minha esposa estaremos viajando entre 28/12 a 07/01, alguma sugestão de roteiro, tipo rota do vinho? Onde sugere passar a virada do ano? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Thiago, essa época não é muito propícia para fazer rota de vinhos. Um passeio pela Alsácia ou o circuito dos castelo do Vale do Loire seria mais interessante. Vocês ficarão em Paris ou a ideia é somente fazer o interior da França?
Patrícia
Olá! Gostaria de saber se o ônibus opera normalmente em caso de neve ou se o trem é a melhor opção. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Patrícia, havendo a opção trem e ônibus, o trem é sempre a melhor. A rede de ônibus no interior da França não é bem desenvolvida. Clique aqui e leia nosso artigo sobre a empresa de ônibus Ouibus e seus trajetos pelo interior da França.
Livia
Olá! Vi as dicas de Strasbourg na época de Natal. Em janeiro também é interessante ou vale mais a pena visitar o Sul da França?
Rodrigo Lavalle
Lívia, o inverno não é a melhor época para visitar o sul da França, a região é melhor desfrutada nos meses mais quentes do ano.
Jardel Peres
Olá, Rodrigo.
Em março, quais regiões/cidades da França dá para aproveitar bem e quais evitar, por conta do frio/inverno?
Chegarei em Barcelona dia 05/mar e ficarei pela Europa até dia 30/mar, e pensei em fazer um roteiro pela Cataluña, entrando pelo sul da França, terminando em Paris.
Pensei em ficar uns 5 dias em Barcelona e uns 7 em Paris, porém fiquei receoso em viajar pela Costa Brava da Cataluña e pelo interior da França por ainda ser inverno, apesar de que já está em seu último mês. Já cogitei alterar o roteiro para somente Barcelona, Paris e Normandia ou Alsácia ou outra região, mas ainda estou um pouco perdido.
Alcides Caldas
Olá, Rodrigo
Chegarei em Paris no dia 09 de janeiro e pretendo ir de carro alugado até Montpellier. Esse é um trajeto livre de neve? Tem alguma recomendação?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Alcides, pode ser que em alguns trechos haja neve mas isso depende muito de como será o inverno. Mesmo em locais que habitualmente já estariam cobertos de neve – por exemplo a cidade de Chamonix nos Alpes Franceses – ainda não estão. Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/28/conselhos-de-como-dirigir-na-neve e https://www.conexaoparis.com.br/2012/02/14/vai-dirigir-no-inverno-alugue-carro-com-pneus-para-neve.
Ana Novaes
Boa noite Rodrigo. Gostaria de umas dicas. Estarei eu e meu esposo em Paris nos dias 30/12/2016 até o dia 05/01/2017 queremos conhecer i Vale do Loire e também Bruges o que vc nos indica grata Ana Novaes
Rodrigo Lavalle
Ana, na nossa agência online Minha Viagem Paris temos passeios de um dia à Bruges, ao Vale do Loire e a vários outros locais próximos a Paris. Veja aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-arredores-paris/bruges-privativo.html e http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-arredores-paris/vale-do-loire-privativo.html.
Ricardo
Olá Rodrigo, parabéns pela página!
Ano que vem, chegarei em Bourgogne em junho e voltarei em janeiro. Pegarei o verão e o inverno lá. Preciso comprar roupas que suporte o inverno de lá. Com relação a custo, seria melhor eu comprar lá ou levar do Brasil? O que acha?
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Ricardo, comprar roupas de inverno aqui é mais apropriado e barato. Nas lojas de fast fashion tipo H&m e na Uniqlo você encontra peças baratas.