O interior da França é maravilhoso e vale a pena conhecê-lo na primavera, no verão e no outono.
Já no inverno, a viagem pede uma organização mais detalhada e ficamos tributários da meteorologia e dos hotéis e restaurantes abertos nesta estação. Por isso, se quiser conhecer o interior da França no inverno sugerimos regiões organizadas para atrair o turista o ano todo.
Alguns exemplos dessas regiões:
- o Mont Saint Michel;
- um roteiro pela Alsácia que inclua Strasbourg e Colmar e seus mercados de Natal;
- a visita de cidade de Bordeaux e seus vinhedos;
- a visita de Beaune, Dijon e os vinhedos da Borgonha;
- conhecer os castelos do Vale do Loire;
- ou então desça em direção ao Mediterrâneo: Marseille, Nice, Cannes, Menton são cidades grandes com restaurantes e hotéis abertos o ano todo e com eventos que animam o inverno da Côte d’Azur.
Alsácia
De todas as opções citadas, a Alsácia é a mais típica, onde a presença do inverno é marcante. Ela é linda nas outras estações. Mas no inverno ela adquire um aspecto surreal.
O Mercado de Natal de Strasbourg é famoso e seu ambiente mágico. Sobretudo, no final do dia, quando as luzes das decorações e das vitrines brilham e que os cantos de Natal ressoam nas Igrejas.
Este Mercado é uma tradição de séculos, pois encontramos referências em manuscritos que datam de 1570.
O Mercado de Natal de Strasbourg ocupa várias ruas e praças do centro da cidade, sobretudo a praça Broglie e a praça da Catedral. Centenas de comerciantes oferecem produtos tradicionais, decorações típicas de Natal e delícias da culinária local.
Não deixe de consultar o programa cultural do evento, sempre rico e variado com concertos, corais e gospels que lotam a Catedral e as igrejas. Clique aqui para acessar o site oficial do Natal de Strasbourg.
Côte d’Azur
A Côte d’Azur é agradável no inverno. As temperaturas são mais amenas e as cidades funcionam normalmente. Nesta época temos a divertida e surpreendente Festa do Limão de Menton, que atrai multidões. Leia informações sobre este evento aqui. Ou então o Carnaval de Nice com seus desfiles de carros alegóricos. Leia mais aqui.
No inverno a bela mansão Villa Ephrussi de Rothschild, situada pertinho de Nice continua aberta e você pode visitá-la. Verifique somente os horários exatos clicando aqui.
Bordeaux
Bordeaux é também uma cidade grande e cosmopolita. Sua programação cultural no inverno é intensa. E vários produtores de vinho da região ficam abertos para visitas e degustações o ano todo. Clique aqui para ver a lista dos castelos e suas vinículas.
Se você tiver a informação correta, tenho certeza que vai adorar o inverno francês.
Como ir saindo de Paris:
- Avião: clique aqui e veja aqui as melhores ofertas de passagens aéreas.
- Trem: clique aqui para comprar sua passagem com antecedência e garantir os menores preços.
- Carro: clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
97 Comentários
Thaís Tucci
OI Rodrigo, estarei em Strasbourg na primeira quinzena de novembro… tenho lido que chove bastante… sabe se é verdade? Estive lá em julho e já choveu muito rs ne possivelll
Rodrigo Lavalle
Thaís, nunca estive em Strasbourg em novembro. Sugiro que você pesquise em sites de previsão do tempo como o AccuWeather. Eles são as fontes mais confiáveis.
regina prestes
Ola Rodrigo! Planejando um tour com a família entre os dias 25/12 e 07/1 pela Normandia, sem mta definição acerca das cidades, indo de carro desde Paris. Fiquei receosa por ser inverno . Penso em ir ate Bruges, isso faz algum sentido? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Regina, faz algum sentido. Ir para Bruges saindo da Normandia não é fora de mão. Leia nossos artigos sobre a Normandia e sobre bruges:
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regiao-oeste/normandia/
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/bruges/
Renata
Boa tarde,
estou pensando em visitar o sul da França no início de janeiro…com a família…será que poderia me indicar uma cidade estratégica e com hotéis bem baratos. Utilizaremos carro para deslocamentos e pretendemos ir de Nice a Lourdes.
Grata.
Renata
Rodrigo Lavalle
Renata, você pretende visitar a Provence ou a Côte d’Azur ou ambas?
Sofia Rossi
Ola Rodrigo, dia 08 de março pretendo sair de Paris e conhecer outra região da França. Temos 04 dias livres, pois dia 11/03 tenho compromisso em Toulosse. Estou em duvida entre 02 roteiros: Chamonix ou Sul da Franca? O que vc sugere? Depois do fds em Toulosse terei mais 03 dias livres, antes de retornar a Paris para embarque ao Brasil.
Rodrigo Lavalle
Sofia, apesar de ser inverno, eu acho o sul da França mais proveitoso, variado com mais opções. Leia nossos artigos sobre essa região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regiao-sul/cote-dazur-regiao-sul.
Abraços.
Fernanda
Bom dia, você recomendaria uma viagem pela França em fevereiro exclusivamente usando transporte ferroviário? Eu iria sozinha.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, não é a época mais alegre do ano mas, se você só tem essa data, não há porque não fazer a viagem. Como dissemos no artigo acima, opte pela sul da França, Côte d’Azur ou pela região de Bordeaux. Leia os nossos artigos sobre essas regiões: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regiao-sul/cote-dazur-regiao-sul/ e https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/bordeaux.
Abraços.
Leiliane Rezende
Bom dia … Eu estou planejando uma viagem pelo norte da França durante a semana do Natal e do Ano Novo … Eu queria saber se tem como a partir de Rennes ou de Pontorson encontrar transporte público para ir ao Monte Saint-Michel no dia 24 de Dezembro … Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Leiliane, existe um ônibus especial que sai da estação de trens de Rennes e vai até o Mont Saint Michel. Veja mais informações no site oficial: http://goo.gl/Y1Ds7Z.
Abraços.
Claudia Maria
Obrigada Rodrigo!
Claudia Maria
Olá Rodrigo!
Para um bate e volta no começo de dezembro você acha que preciso comprar a passagem de trem com antecedência? Ou posso deixar para comprar ai num dia com tempo “bom” por exemplo?
Rodrigo Lavalle
Claudia, para as cidades do interior próximas a Paris você pode deixar para comprar as passagens na hora.
Abraços.
Raquel
Boa Tarde, vou à França em 20 de Jan e ficarei ate 06 de fev. Fiz um roteiro e gostaria de informação se é perigoso fazer de carro ou é melhor trem. O roteiro é: Paris – Lourdes (sendo esse de avião), Lourdes-Bordeaux-Lyon-Strasburgo-Colmar-Paris. Agradeço,Raquel
Rodrigo Lavalle
Raquel, o importante é verificar a possibilidade de neve e usar pneus adequados no carro. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/28/conselhos-de-como-dirigir-na-neve/. Eu acho o trem mais prático, principalmente nesses trajetos entre grandes cidades.
Abraços.
Esther Fonseca
Rodrigo, irei à França no final de dezembro e inicio de janeiro (12 dias). Estou pensando visitar Paris, Reims, Beaune e Roanne. Você acha furada ir em alguma dessas cidades, já que é inverno? Há alguma cidade ou vilarejo que tenha a essência francesa imperdivel para curtir no inverno?
Desde já, obrigada.
Rodrigo Lavalle
Esther, se você for a Reims visitar as caves de champanhe, verifique quais estarão abertas nesse período. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios/.
A região da Alsácia é a mais imperdível nessa época do ano. Leia os artigos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/alsacia/.
Abraços.