O interior da França é maravilhoso e vale a pena conhecê-lo na primavera, no verão e no outono.
Já no inverno, a viagem pede uma organização mais detalhada e ficamos tributários da meteorologia e dos hotéis e restaurantes abertos nesta estação. Por isso, se quiser conhecer o interior da França no inverno sugerimos regiões organizadas para atrair o turista o ano todo.
Alguns exemplos dessas regiões:
- o Mont Saint Michel;
- um roteiro pela Alsácia que inclua Strasbourg e Colmar e seus mercados de Natal;
- a visita de cidade de Bordeaux e seus vinhedos;
- a visita de Beaune, Dijon e os vinhedos da Borgonha;
- conhecer os castelos do Vale do Loire;
- ou então desça em direção ao Mediterrâneo: Marseille, Nice, Cannes, Menton são cidades grandes com restaurantes e hotéis abertos o ano todo e com eventos que animam o inverno da Côte d’Azur.
Alsácia
De todas as opções citadas, a Alsácia é a mais típica, onde a presença do inverno é marcante. Ela é linda nas outras estações. Mas no inverno ela adquire um aspecto surreal.
O Mercado de Natal de Strasbourg é famoso e seu ambiente mágico. Sobretudo, no final do dia, quando as luzes das decorações e das vitrines brilham e que os cantos de Natal ressoam nas Igrejas.
Este Mercado é uma tradição de séculos, pois encontramos referências em manuscritos que datam de 1570.
O Mercado de Natal de Strasbourg ocupa várias ruas e praças do centro da cidade, sobretudo a praça Broglie e a praça da Catedral. Centenas de comerciantes oferecem produtos tradicionais, decorações típicas de Natal e delícias da culinária local.
Não deixe de consultar o programa cultural do evento, sempre rico e variado com concertos, corais e gospels que lotam a Catedral e as igrejas. Clique aqui para acessar o site oficial do Natal de Strasbourg.
Côte d’Azur
A Côte d’Azur é agradável no inverno. As temperaturas são mais amenas e as cidades funcionam normalmente. Nesta época temos a divertida e surpreendente Festa do Limão de Menton, que atrai multidões. Leia informações sobre este evento aqui. Ou então o Carnaval de Nice com seus desfiles de carros alegóricos. Leia mais aqui.
No inverno a bela mansão Villa Ephrussi de Rothschild, situada pertinho de Nice continua aberta e você pode visitá-la. Verifique somente os horários exatos clicando aqui.
Bordeaux
Bordeaux é também uma cidade grande e cosmopolita. Sua programação cultural no inverno é intensa. E vários produtores de vinho da região ficam abertos para visitas e degustações o ano todo. Clique aqui para ver a lista dos castelos e suas vinículas.
Se você tiver a informação correta, tenho certeza que vai adorar o inverno francês.
Como ir saindo de Paris:
- Avião: clique aqui e veja aqui as melhores ofertas de passagens aéreas.
- Trem: clique aqui para comprar sua passagem com antecedência e garantir os menores preços.
- Carro: clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
97 Comentários
Ana Maria Vanni
Já fui em Strasbourg,na feira de Natal, foi um passeio maravilhoso. Minha filha e eu,fomos de trem,passamos um fim de semana maravilhoso.
Denis
Olá, ja estive 3 vezes em paris apenas com minha esposa e nunca fomos no inverno.
Este ano estaremos indo dia 31 para passar a virada de ano, e retornaremos dia 15/01 porem iremos levar nossos filhos (9 e 12 anos).
Gostaria de saber de alguma sugestao.
Rodrigo Lavalle
Denis, sugestão de onde passar o réveillon?
Abraços.
João - DF
A nossa última ida à região da Alsácia foi em DEZ/2012: viagem maravilhosa. Recomendamos. Pensei que não iríamos aguentar o frio intenso, mas nada como um bom planejamento e uma boa roupa aprorpiada para a ocasião (em Paris – Uniqlo / Damart / Camper / Gal. Lafayette / Printemps / Decatlon). A partir de Heidelberg(Alemanha) pegamos um trem para Strasbourg (08/12/12). Um frio danado mas um céu azuzinho de dar gosto. Passamos 3 dias inteiros e aproveitamos cada minuto os pontos turísticos e as várias festas de Natal (Christkindelsmarik). Mesmo no frio fizemos o passeio de barco(Batorama – que é fechado). Sensacional. No quarto dia, alugamos um carro para fazer um bate e volta a Freiburg que fica entre o Reno e a floresta negra na Alemanha. Nevava “pra caramba” (-2C sensação de … a perder de vista – mas a viagem foi “tranquilha”). Na chegada a coisa estava crítica. Trânsito infernal e visibilidade quase zero. Pensávamos que o mudo iria acabar. Que nada. Deixamos o carro em um estacionamento coberto e fomos bater pernas. Aproveitamos o dia inteiro para passear, beber, comer e conhecer a cidade. Divino. Valeu cada centavo investido. No dia seguinte partimos para Colmar de carro e no caminho paramos em Riquewihr. Perigo à vista para marinheiro de primeira viagem: bom vinho e boa comida. Não canso de dizer: que lugar lindo. No final do dia pegamos o carro, já devidamente recuperado, e partimos para Colmar(3 dias inteiros). As feiras de Natal desta cidade são maravilhosas. Uma volta aos contos de Papai Noel. Cada feira de natal com um detalhe diferente, como fosse uma competição (Place de l’Ancienne Douane,The Koifhus – Former customs house, Place des Six Montagnes Noires, Place des Dominicains, Place Jeanne d’Arc). E dá-lhe vinho para aguentar o frio e as longaaas cami-nhadas. Em Colmar não deixe de visitar: Eglise Saint Matthieu, The fishmonger’s district (visitar o mercado), Canais ao longo da Quai de la Poissonnerie, Maison Pfister, Maison des Têtes,
Église Saint-Martin, Petit Venise, Église des Dominicains, Musée Unterlinden etc..). De Colmar pegamos um trem e fomos para Paris TGV). No dia 24/12/12 partimos para o Brasil. Jamais esqueceremos estes momentos. Mon dieu, magnifique.
Rodrigo Lavalle
João, obrigado pelo seu depoimento. Vai ajudar os leitores a terem uma noção.
Abraços.
Paulo
Vou voltar a França dia 16/12 até 29/12 e vou ficar 4 dias em Paris e depois pegarei um TGV até Orange onde tenho familia, de lá vou esquiar em Montpellier estou extremamente ansioso para ter este primeiro contato com a neve!!
luisa
Vou para frança dia 6 de dezembro para passar o mês por la. Estou ansiosa pela fetê des lumières de Lyon. E queria muito ir a Annecy, alguém sabe se lá tem movimento nessa época? e quais bate-volta saindo de Lyon seriam legais?!
Queria também uma dica de natal e ano novo. Não achei nada interressante além de ir passear na Champs-Élysées
Rodrigo Lavalle
Luisa, passear na Champs Élysées não é interessante. O réveillon em Paris não é muito interessante. Ainda vamos publicar artigos com dicas do que fazer nessa época. Nesse meio tempo leia os 5 primeiros artigos desse link: https://www.conexaoparis.com.br/?s=reveillon.
Nesses artigos nós falamos sobre Lyon: https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/28/lyon-dicas-de-hoteis-e-restaurantes/, https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/21/o-bairro-mais-atraente-de-lyon-le-vieux-lyon/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/14/parislyon-dias-cidades-bonitas-franca/.
Abraços.
Andrea
Olá! Chego dia em Paris dia 26/12, ficando até 4/1. Gostaria de fazer um bate-volta até Versailles e outro local onde consiga ter neve (levo minhas filhas). Qual seria o “mais certo” de nevar nesse período? Obrigada e parabéns pelo blog.
Rodrigo Lavalle
Andrea, ir à Versailles é muito simples e sempre é um programa bate-volta, o trajeto dura em torno de 45 minutos. Você pega o trem RER C5 em Paris e desce na estação ‘Versailles – Rive Gauche’.
Não sei te informar quanto a neve pois ela é uma inconstante.
Abraços.
Jeannie
E os alpes franceses?
Estarei em Lyon em frvereiro, o que vc scha de Chamonix, etc?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Jeannie, Chamonix é uma boa opção.
Cristiane Uchaki Xavier
Estou muito ansiosa!! Estamos indo para Paris no natal agora em dezembro, vamos dia 13 e retornamos dia 29, vou ficar em um ap do pessoal da La Parisienne no Marais, já adquiri o roteiro para 4 dias e vou passar 2 dias em Strasbourg, e estamos finalizando o restante do roteiro. Tenho apenas uma dúvida, nesta época seria mais adequado para um dia de passeio o Mont Saint Michel ou Reims, aceito alguma outra dica de passeio bate e volta de Paris.
Estou planejando toda viagem através do Conexão, muito obrigada e parabéns!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, o Mont Saint Michel será um passeio bem mais impactante que ir à Reims. Com relação a ser inverno, as duas cidades recebem turistas o ano todo. Porém ir e voltar no mesmo dia ao Mont Saint Michel é cansativo e nós não recomendamos.
Leia esse artigo com dicas de passeios rápidos próximo à Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris/.
Abraços.
Deborah
Viajo muito no inverno então ja estive nos dois locais citados acima! Passei o Carnaval de 2012 em Nice e toda aquela região funciona muito bem nesta época sem problemas e como não sou de ir a praia mesmo nao fez a menor diferença e a paisagem linda de mar Mediterrânea à frente e montanhas com neve atras é maravilhosa! Estive na Alsacia e Lorena em Janeiro de 2010 e como ja dito os pequenos vilarejos como a encantadora Riquewihr parecem cidadezinhas fantasma, absolutamente tudo fechado mas as maiores tb sem problema e recomendo o museu do automóvel em Mulhouse que é maravilhoso! Saudades dessas viagens…
Paulo
Já conhecíamos Strasbourg, mas como fomos passar o Natal de 2013 com nossa filha que estava morando na França, resolvemos conhecer o o mercado de Natal de lá, a cidade que já é bonita, fica muito mais encantadora quando as luzes se acendem e todo aquele cenário natalino ganha cores. A gente tem a sensação de estar vivendo aqueles antigos sonhos de criança que permeavam nossas mentes quando assistíamos os desenhos e filmes da tv com temas natalinos. E não fica só na decoração não, temos a oportunidade de provar e beber do que a alsácia tem de melhor para oferecer, confesso que só faltou a neve para tornar tudo mais mágico ainda.