Já que queríamos decifrar o mundo do luxo em Paris, chegamos a conclusão de que seria necessário descobrir como é se hospedar em um dos hotéis de luxo da cidade.
Paris tem diversos hotéis de luxo, famosos e emblemáticos como o Plaza Athenée, o Meurice, o Ritz (fechado para reforma), o Royal Monceau, o Crillon, o Bristol…
Escolhemos o Meurice porque entendemos que, dos grandes hotéis de luxo, talvez seja um dos mais discretos e elegantes. Além disso, fica no primeiro arrondissement, nosso campo de pesquisa sobre o luxo em Paris. Passamos duas noites no hotel. Ficamos na suite deluxe, uma das mais simples, e pagamos 850 euros por noite.
Como foi? Bem, tive a sensação de estar me hospedando dentro de uma caixa de jóias. Tudo no hotel brilha e reluz.
No lobby, estão os dois restaurantes:
O Le Meurice é o restaurante gastronômico, comandado pelo chef Yannick Alléno. Aqui, temos a sensação de estarmos na palácio de Versailles. Apesar de ter sido todo reformado por Philippe Starck, o salão manteva intacta a alma francesa: lustres de cristal, grandes cortinas nas janelas que dão para os Jardins des Tuileries, lareira, painéis pintados nos tetos e paredes. O salão fica aberto para café da manhã. Ou seja, o dia já começa dourado. E – elistismo máximo – o restaurante fecha aos sábados e domingos para almoço e jantar.
Já o restaurante Dali é uma homenagem ao hóspede mais ilustre e um dos mais frequentes do hotel. Aqui talvez esteja a alma do hotel. Do café da manhã ao jantar, passando pelo chá da tarde, o salão não se esvazia hora alguma. Temos a sensação de que o tempo aqui é diferente, corre mais lento. Afinal, correr vai contra o luxo. E, em sua reforma, Philippe Starck conseguiu fazer deste ambiente opulente um espaço que te convida ao ócio.
Tem ainda o bar 288, mais intimista, mais sóbrio, sem tanto brilho. Mas igualmente luxuoso.
Em geral, os hóspedes do Le Meurice são discretos. Apesar de vermos mulheres chegando dependuradas em sacolas de marcas de luxo, há pouca ostentação. Aqui, não há quartos cor de rosa da Barbie como ocorre no Plaza Athenée.
Os quartos também são uma caixa de jóia. Decorados a la Louis XVI, banheiros todo em mármore e muito espaçosos. Muuuitos e excelente armários (ficamos na verdade bem impressionados com os armários! Todos com luz interna, gavetas que fecham macio etc.)
Pela manhã, seu jornal escolhido está na porta.
Tudo é pensado para você se sentir único, confortável, importante.
Bem, agora vamos às críticas: ao mesmo tempo que você é tratado como uma rainha basta respirar e você começa a pagar itens a mais. Ou seja, custa caro ser Maria Antonieta
Absurdo dos absurdos, o wifi é cobrado. E não é barato, 24 euros o dia. Como assim?!!
O café da manhã é por faixas: se seu pacote inclui café Continental, você não pode ir ao buffet. Ou então, você pula de faixa e o café é mais caro. Achei isso de uma deselegância extrema.
Tudo no quarto está à venda, o que me fez sentir como se eu estivesse dentro de uma vitrine de uma loja.
Foi uma experiência luxuosa? Sim, foi. Adoramos ficar dentro da caixa de jóias, adoramos o quarto, adoramos a calma do lugar, adoramos a delicadeza do serviço, adoramos a elegância e discrição dos hóspedes, adoramos estar diante dos Jardins des Tuileries, adoramos estar num hotel histórico, adoramos a revigorada dada pelo Philippe Starck.
Eu voltaria? Acho que não. Apesar de termos adorado tudo, os pontos negativos que descrevi acima nos incomodaram. Ficar em um quarto onde tudo está à venda soa falso para mim. E acho que o luxo máximo deve ter como base uma experiência verdadeira.
Enfim, aí estão algumas elucubrações sobre nossos dois dias num dos hotéis mais luxuosos de Paris.
Se você também quiser experimentar o Meurice, recomendamos fazer as reservas pelo Booking, que oferece boas taxas e possibilidade de cancelamento grátis.
Hotel Le Meurice
228 rue de Rivoli | 75001 Paris
Tel.: 01 44 58 10 10
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Lina
Oi Lina, tudo bem? Você conhece ou conhece alguém que conheça o Hôtel De Bellevue – Gare du Nord? Sabe dizer de fica muito afastado de tudo ou se vale a pena ficar nele? Me pareceu interessante e com preço justo. Desde já agradeço a atenção! Bjos e Feliz 2013!
Lina
Lina
Não conheço este hotel. As estações ferroviárias são ben centrais. A região não é bonita. Mas se o preço estiver interessante, talvez valha a pena.
Jacqueline
O Marriot em Lisboa também cobra. Foi um choque. Fiquei sem internet e esmoreceu meu entusiasmo com os mármores, espelhos e veludos de seus salões.
Mauricio Christovão
O Hotel Meurice é realmente uma lindeza,como dizem no interior, mas cobrar por wifi é ser muito miserável, né não?!?
Jane Curiosa
Mariana Berutto:ERREI a mãozinha romana e condenei-lhe a um voto negativo.Desconsidere,por favor. Concordo totalmente com você. Sem wifi ? É a mooooorte!Acabaria pagando o que fosse …
Helio Jr
Otima a descrição sobre o Le Meurice! Nos últimos tempos tenho deixado de lado as comodidades da vida moderna durante as minhas viagens. Esse gesto é tão impossível de ser concretizado no meu dia-a-dia, que torna-se a minha grande ousadia de férias. Talvez por isso, não percebi indelicadezas como a cobrança da internet sem fio durante os dias em que permaneci no Le Meurice. Minha experiência foi mais parecida com a da leitora Mariana e minhas lembranças são singelas e especiais. Recomendo muitissimo o hotel, mas não retornaria. Acho que por Paris vale o planejamento e o esforço de se conhecer os demais hotéis- palácios da cidade!
Raoni
Olá Lina,
Tudo bem?
Estou indo para Paris pela terceira vez em Maio. Vou com minha namorada e reservamos uma suite com vista para a Torre no Hotel Shangri-la. Você possui referências sobre o hotel? Também vamos aproveitar para visitar o Vale du Loire e a Região de Champagne, você teria dicas para nos passar sobre essas regiões.
Muito Obrigado.
Lina
Raoni
O Shangri-la de Paris foi eleito um dos melhores hotéis de 2012. Ótima escolha. E o ponto é perfeito. Perto de tudo.
Temos muitas dicas sobre a região de Champagne. Muito fácil ir de trem tgv. Antes reserve as visitar das caves.
Mas pode também contratar carro com chofer. Se preferir.
Leia este artigo:
https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/
E depois este:
https://www.conexaoparis.com.br/2011/09/08/dica-para-degustar-champagnes-em-reims/
Para contratar carro com chofer veja aqui:
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/carros-com-matorista-brasileiro/
Para o Vale do Loire também temos dicas.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/01/18/sugestao-de-roteiro-e-hospedagem-no-vale-do-loire/
Rosa Paula
O luxo já não é o mesmo, mesmo em Paris!
Tania Baiao
Lembra uma frase de um amigo muito próximo:
“Eu adoro o rococó trágico na decoração”.
fatima
Bom eu sou da era “guia da folha de são paulo” (aliás fazia ótimas viagens à Paris com ela), mas, os tempos são outros (infelizmente em muitos aspectos) e há dois anos sou “conexãomaniac” e tenho q\ficar conectada (mesmo em Paris) ao conexão pra saber o que está rolando, (ano passado levei um bolo no Palais de Tokyo que estava fechado – não havia entrado na pagina da web …., Internet é necessária mesmo na mais linda cidade do mundo ). Mariana, parabéns, graças a você me vi lá dentro (e não só lá de fora como “voyeur”, merci. Fátima.
Cesar Barroso
Repensando bem, essa lista de preços com ítens como esse patinete por 2.000 euros é de uma falta de classe sem limites; inimaginável num hotel dessa categoria. Sorry…