Poucos turistas estrangeiros – e mesmo franceses – sabem que o Grand Trianon é considerado o mais elegante e refinado castelo de todo o domínio de Versailles. Poucos sabem também que o Grand Trianon foi residência oficial dos presidentes da República Francesa até pouco tempo atrás.
Trata-se de um palácio original, diferente de todos os outros e influenciado pela arquitetura italiana. Ele é horizontal, policromático pois coberto por mármores branco, rosa, verde e com um teto plano escondido por uma grade.
O Trianon é ao mesmo tempo um palácio simples e majestoso, suas proporções elegantes nos dão uma impressão de intimidade e de imponência. Ele foi construído por Louis 14 que após 25 anos de reinado, cansado de Versailles e da corte, desejou um espaço privado onde ele pudesse se isolar. A ordem dada ao arquiteto Mansart foi de construir de um palácio alegre, colorido e perto dos jardins.
Querendo aproveitar da natureza, o rei imaginou esta varanda, um espaço inusitado que forneceu ao Trianon sua originalidade e um contato direto com a vegetação.
Mesmo querendo construir um refúgio privado e íntimo, Louis 14 acabou criando um espaço imponente com 22 colunas de seis metros de altura. Cada uma delas pesa 10 toneladas e podemos imaginar a dificuldade do transporte destes objetos.
Após Louis 14, o Trianon continuou sendo residência real durante alguns anos. Maria Antonieta, quanto a ela, preferia o Petit Trianon. Napoleão Bonaparte, após uma reforma, aí viveu com sua esposa Marie Louise. No século 19 ele foi transformado em museu.
Em 1961, o presidente Charles de Gaulle tornou, de novo, o Trianon residência oficial dos dirigentes franceses. Após longos anos de reforma, o palácio se transformou em residência para os convidados estrangeiros do Estado francês. Ao mesmo tempo, De Gaulle criou para ele e sua esposa um apartemento privado com um quarto, sala, sofás, canapés verdes e uma mesa onde ele jogava paciência.
Vários chefs de estado foram acolhidos no Trianon e Boris Eltsine foi o último dignitário a dormir no antigo palácio de Louis 14.
Recentemente, François Hollande recebeu o presidente da República Popular da China para um jantar privado no Trianon. A presença deste convidado nesta pérola do patrimônio do Estado simbolizou a importância que o govêrno francês deu à visita oficial chinesa.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris nós temos passeios privativos à Versailles em carro com motorista brasileiro, clique aqui para saber mais.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Eleni
Que bom, se é assim eu fico tranquila. Super obrigada. Eleni
Eleni
Oi Rodrigo. Vamos para Versailles no dia 10 de novembro agora e consultando o site da RATP (na opção plan-interactif) a linha RER C5, que vai da estação St Michel Notre Dame (perto de onde estaremos hospedaodos) a Versailles River Gouche, estará em manutenção. É isso mesmo? Fiquei preocupada…
Rodrigo Lavalle
Eleni, pelo que eu li no mesmo mapa, a interrupção é somente nos dias 5 e 6 de novembro.
Paula
Rodrigo, vamos ficar 4 dias em Paris agora em outubro. Gostaria de saber se valeria a pena, em um desses dias ir até Versailles. Tenho dúvida também sobre como chego ate lá se for interessante ir. Estaremos hospedados no Quartier Latin. Poderia nos ajudar?
Rodrigo Lavalle
Paula, eu iria à Versailles. O castelo e sua visita fazem parte integrante de uma viagem à Paris. Onde exatamente no Quartier Latin você ficará hospedada?
Sugiro a você o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez pois ajuda a organizar e otimizar o tempo. Nele são apresentados cinco circuitos passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias-158.html.