Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Thiago Lourenço
Caramba, não imaginava que esse golpe era tão famoso. Eu e minha esposa fomos abordados em Paris, de uma maneira muito parecida. O italiano, inclusive, improvisava bem no português e tinha histórias sobre parentes vivendo no Brasil etc… . Sorte que não caímos e, agora que sei que é golpe recorrente, vou alertar meus amigos!
Maurício
Eu só não caí nesse golpe porque não tinha dinheiro na carteira. Estava mochilando na Europa aos 17 anos. Foi em Roma, em 1995! Os golpes são muitos. Sugiro um post só sobre golpes. Outra vez, em Barcelona, colocaram droga num uísque que pedi num bar cuja reputação não era muito boa e quando saí fui assaltado em plenas Ramblas. Nem senti levarem minha carteira (no bolso da frente) por um cara que me pediu uma simples informação. No outro dia, passei muito mal e fui parar no hospital. Fiquemos atentos!
Oscar
Olá. Tentaram nos aplicar esse golpe das jaquetas na Rue de Bassano, perto da LV, onde nos hospedamos em novembro. O interessante é que foi na saída do hotel, logo cedo. Imagino que nesse horário todos estejam de bolsos cheios e mãos vazias antes das compras do dia. O cara estava num carro com placas de Paris e foi muito insistente, mas ficou falando sozinho. Havia outro comparsa em outro carro perto, pois ficaram conversando depois do fora que demos neles.
O motorista que nos levou ao CDG contou que alguns passageiros dele cairam no golpe, inclusive quase entrando no carro para irem a um “depósito” onde estariam as mercadorias…Perigo total.
Evandro Higa
Nossa! Caí nesse golpe há mais de 20 anos e continua exatamente do mesmo jeito! Já está virando folclore parisiense! E as nossas reações enquanto vítimas continuam as mesmas. É hilário demais! Abraços!
Guilherme de Sa
Cai no mesmo golpe e foi identico e no mesmissimo lugar.
Eu e minha noiva fomos a Paris em Julho do ano passado, nas comemoracoes da queda da Bastilha, e andando com ela na Rue Kleber, um sujeito Italiano passou a mesma conversa, do mesmo jeito. Levei 4 jaquetas (2 de couro e 2 de napa) por 50 Euros.
Foi tudo muito rapido, quando percebi o rolo que havia me metido, andamos a passos largos em direcao ao Hotel Victor Hugo, na Rue Copernic e deixamos os casacos no quarto.
Claro que o coracao saltou pela boca quando ouvimos sirenes no caminho,rs!
Os casacos viraram 4 belos presentes, pois nao sou chegado nesse tipo de roupa. Mas apesar da pechincha que havia conseguido, ficou no ar a sensacao de coisa errada. Ou que havaiamos caido num golpe ou que passamos um golpe no pobre senhor Italiano, que depois de pegar o dinheiro saiu com cara de decepcionado.
Ah, o cartao do golpista eh o mesmo do amigo ai de cima!…
Mada
Claudia Oiticica,
Valeu pelas sugestoes, muito obrigada, vou experimentar.
Se a Lina criar o post coloco minhas fotos e impressoes aqui no CP-BCN.
Eunice
O golpe do anel já tentaram me aplicar defronte ao Louvre. Deixei a cigana falando sozinha… Depois, diante do L’Orangerie, assisti a mesma cena dois dias seguidos… Como são cansativas aquelas golpistas! Não dão folga! Cabe a nós nos esquivarmos.
A da jaqueta, não conhecia. Mas foi bom ler os comentários, para ficar esperta na próxima vez. Porque sempre há uma próxima vez em Paris…
Marina
Pessoal, é golpe sim e ele é internacional! Meu irmão foi vitima uma vez em plena Avenida Ricardo Jafet em São Paulo (que de chique não tem nada). E como disseram acima, seja com a jaqueta ou o anel, golpe é golpe! Desconfiem sempre de alguém que oferece o que quer que seja, infelizmente todo cuidado é pouco e pra mim o melhor ditado de todos: quando a esmola é muita o Santo desconfia. Não existem barganhas, pechinchas ou milagres em todo lugar!
Cláudia Oiticica
Madá,
a minha cunhada ficou hospedada no OMM em novembro passado e adorou o hotel e a tarifa que ela conseguiu na internet.
Muito bom também é o restaurante Arola (2 estrelas Michelin) que fica no Hotel Arts de Barcelona.Beijos.
luiz
ah, o cara da jaqueta q tava no carro era italiano (pelo menos foi o q me disse)