Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
luiz
Estive em Paris agora em dezembro e um cara q tava num carro azul (um fit ou algo parecido) me chamou em ingles (eu tava andando pela calcada do Petit Palais). Achei que ele tava querendo alguma ajuda. Quando me aproximei do carro, ele me perguntou se eu era asiatico (por causa dos olhos), entao eu disse q era brasileiro. Entao de uma forma muito alegre ele perguntou pq eu nao havia dito antes q eu era brasileiro, pois gosta muito de brasileiros etc. Comecou a falar um portugues misturado com espanhol, dizendo que trabalhava com moda e tinha ido à Paris para um feira de moda, que tinha jaquetas de couro etc. Na mesma hora me lembrei do golpe da jaqueta de couro, pois ja havia lido na internet há muitos anos. Então, rapidamente eu disse q nao me interessava, ele ficou insistindo e nao liguei. Fui embora. Ao retornar da ponte Alexndre III para a Av, Champs Elysees, eis que vejo novamente o carinha passando com o carro, ele ate me viu, mas nao me chamou novamente…
Também fui abordado no golpe do anel na praça da concordia em dezembro. Quando eu virei por tras da roda-gigante, uma mulher veio em minha direcao, fez cara de surpresa e se abaixou na minha frente para apanhar um anel no chao, Mas como eu tb ja havia lido sobre esse golpe, continuei andando como se nao tivesse visto nada, mas ainda ouvi a mulher me chamando para falar sobre o anel…
Lígia
Este golpe está mesmo MUITO comum, acabo de saber de um amigo que por pouco não caiu ontem, dia 9/01, perto da Torre.
Valeria Aires
Lina
Estive em setembro em Paris e também fui abordada por esse golpe, igualzinho, achei logo que podia conter droga no casaco e logo me livrei do cara elegante que me abordou.
Quanto ao comentário mal educado de Sofia só tenho a te dizer que continue contribuindo com perfeição com esse blog que leio diariamente, mesmo já tendo retornado de Paris não consigo parar de visitar o blog, principalmente pela maneira carinhosa, educada, bem humorada, responsável, como você dar suas dicas de Paris.
Valéria Aires
Madá
EYMARD
Obrigada, Valeu mesmo! Já está anotado, imperdível. dei uma olhada na internet e vi que já passei na porta do hotel.
O MOO pertence ao grupo Tragaluz e já experimentei e adorei dois restaurantes desse grupo, o Negro-Rojo, maravilhoso e o CUINES SANTA CATERINA, que fica num mercado, o Santa Caterina, no estilo do Marche d’Alligre que a Lina já nos apresentou em Paris. Adorei os dois e não vejo a hora de ir ao MOO. Quem sabe um dia fico no hotel OMM ?
Eu vou no dia 30/01 via Paris, bien sur.
Vc sabe como eu acho as dicas do Marcello Brito ?
Denise Abreu
Oi Lina, tudo bem?
Tenho um vício se não diário, com certeza semanal, ler seu blog!
Suas dicas são ótimas, os frequentadores, gente da melhor qualidade, me ajuda a matar a saudade da Cidade dos sonhos. Obrigada, em breve pretendo testar as sugestões. Um grande abraço e um Feliz 2010.
Heraldo Reis
Pessoal,pelo visto esse golpe é velho,pq eu tbm qse cai nele em 1999,na minha primeira viagem a Europa,só que em Roma.O modus operandi foi identico,so que eu tbm tinha pouco dinheiro na carteira(nessa epoca nao existia ainda o euro)e acabei ficando com 2 jaquetas por 50 dolares e 50000 liras(que dava na epoca +- 50 reais).As jaquetas eram ate bonitinhas,de napa,eu ainda usei durante uns bons 4 ou 5 anos.Mas é tudo tão rápido,que o sujeito lhe envolve numa lábia,numa conversa bonita,muito alegre,diz que adora o Brasil,caipirinha,etc etc,que se vc não tiver cuidado,ele leva tudo o q vc tiver na carteira.
Eymard
Conexao Paris e seus muitas outras conexoes. Isso sim ‘e um blog!!!! Mada, que maravilha passar 15 dias em Barcelona. A Sueli ja respondeu parte. O Moo ‘e um restaurante que vale a pena! Muito especial para quem gosta de “invencoes” gastronomias (do tipo: ovo de ouro??….). Ficamos no Passeig da Gracia e, como disse a Claudia, acho o melhor lugar para ficar em BCN. Facil para fazer tudo. Marcello Brito havia de dado muitas dicas tambem. O meu repertorio aumentou. Vc vai quando? Nas nossas muitas conexoes vamos nos falando.
Lina: vc ‘e mesmo ousada!!! Lina e suas muitas conexoes….
Isabela
Nossa, quando fui com meu pais e amigos para a Itália em 1996 meu pai e o amigo dele caíram no golpe…rs
Um cara parou o carro e se disse perdido, veio pedir informações…disse que não era de Roma e tal, que era representante da Pierre Cardin.
Em agradecimento pela ajuda ele deu 2 jaquetas de “couro”, mas pediu uma ajuda para colocar gasolina.
Nós de longe olhávamos e achávamos muito estranho.
Minha mãe e a amiga dela ficaram morrendo de medo…achavam que poderia ter droga nos casacos e tal.
Claro que logo depois eles perceberam que tinha sido um golpe…
Sueli OVB
LINA, querida
Fico tão feliz quando você acata as sugestões e não fica braba com a gente!
Até acho que não seria muito complicado-não entendo absolutamente nada desse negócio de montar um blog, só pitaco mesmo- seria só acrescentar em CATEGORIAS o nome das outras cidades citadas. Quem se interessar procura. Não é mesmo? Teremos, com certeza, muita informação. Já estou adorando. Título novo para o blog em 2010.
Beijos
conexaoparis
Sueli OVB
Bagunçaram não, enriqueceram.
Topo a parada. Conexão Paris e outras Conexões.