Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Sueli OVB
CLAUDINHA OITICICA
Menina, esse bar passou batido por nós. NUNCA vi qualquer movimetaçaõ, nem me liguei. Saíamos todas as noites e não percebi qualquer movimentação. Lá embaixo estava tudo sempre tranquilo.
Somos mortais demais, para essas paradas.
Olhando pelo google maps, o Bar fica no número 4 e o hotel no número 3. Eles são independentes e o bar de tão seleto, nem dá para notar.
Não somos muito chegados a esse tipo de coisa. Talvez se estivessemos em turma…
Mais uma que aprendi. Mas o Beauchamps, pelo que vi, é melhor que ele.
Caro, também. Estou procurando hotel para final de setembro/outubro. Tá meio complicado.
Cláudia Oiticica
Sueli,
o Mathis Bar é o do hotel que você ficou mesmo.O dono de lá é dessas pessoas que tem vários “amigos” famosos. Já li sobre ele em várias revistas tipo Vogue, inclusive nas francesas.Não sei se tem alguma porta de entrada especial, mas ele é bem badalado, inclusive já li que as pessoas “comuns” são barradas na porta. Estava crente que você tinha conhecido para dar as suas impressões.bjs.
Sueli OVB
LUCIA
Carinho seu, para comigo…
O pior é que eu acho que a Sofia é tão incidental que ela postou esse comentário e sequer retornará aqui. Nós é que estamos desopilando o fígado. E nos divertindo muito, é claro!
CLAUDINHA
Acho que não foi nesse hotel que você está descrevendo aí que fiquei, não. Você deve estar confundindo as coisas… Ou então eu sou MUITO lesada mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Deve haver um outro Mathis, não?
Beijos, queridas
Cláudia Oiticica
Sueli,
o hotel é o Beauchamps, mas fica bem pertinho do Mathis, só que do outro lado da rua. Já li em várias fontes que o bar do Hotel Mathis é frequentado por várias celebridades(people, como dizem os franceses). Me lembro que a Sofia Coppola já o indicou em alguma matéria. bjs.
Lucia
E voce Sueli,
sempre delicada, respeitosa e atenciosa.
Aqui so’ aceitamos pessoas da mesma “enfermaria” que a nossa.
Se Sofia queria aparecer distinguiu-se pelo gauche.
Tans pis pour elle.
Marcos Pivetta
Aqui em São Paulo também aplicam o golpe da jaqueta. É nos moldes do que foi descrito por alguém alguns comentários antes do meu. Um italiano muito bem vestido, que se diz funcionário da Armani e que ficou sem dinheiro, tenta empurrar jaquetas e ternos a “preços camaradas”. Diz que preciso vender as peças de roupa para conseguir dinheiro para volta à Itália.
Fui abordado dessa forma há cerca de um ano saindo do estacionamento de um supermercado no Alto de Pinheiros. O italiano tem um lábia infernal. É duro se livrar do homem, que é mais insistente do que cobrador de dívida.
Olho vivo nessa gente. Agora sei que o golpe é internacional.
Sueli OVB
LUCIA
Você SEMPRE afiadíssima.
Perfeito!
Raquel
SOFIA,
a internet é um campo livre pra ir e vir, mas isso não te dá o direito de ser cruel, especialmente quando não há motivo!
Apenas reforço o que vários leitores já confirmaram: de longe, este é o MELHOR site sobre Paris que se pode encontrar no Brasil e a Lina faz esse trabalho com muita dedicação.
Estive em Paris pela 1ª vez na semana passada e posso dizer que as dicas do blog fizeram toda a diferença e tenho certeza que também contribuiram pra você!
Sueli OVB
REGINA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. O golpe da panela. Já caí nele. Foi hilário, pois assim que cheguei em casa fui fritar um ovo na “maravilha” e ela dissolveu, literalmente. KKKKKKKKKKKKKKKKKk . Como a coisa foi muito imediata e o cidadão estava bem perto de minha casa, voltei lá com o “monte-de-panelas-quase-de-graça” que ele havia me empurrado por uma bagatela e, com uma cara bem emburrada pedi o meu dinheiro de volta. O cidadão não contou até três, devolveu o meu dinheiro e eu disse a ele que sumisse dali, caso contrário ele ia vender/doar panela na prisão.
Na semana seguinte minha filha caiu no mesmo golpe. Veio me contar toda feliz o monte de panelas baratas que havia comprado. Ela não deu a mesma sorte que eu. Depois fiquei sabendo de outras amigas que cairam. Eles são malandros demais, não te deixam nem respirar, quanto mais pensar.
CLAUDINHA OITICICA
Por acaso esse hotel é o Mathis Elysée Matignon? Eu fiquei lá e gostei muito, exatamente quando ele estava sendo reformado. A localização é incrível e só não gostava do café da manhã, que só tomei no primeiro dia. Meu marido detestou o elevador. Mas quem está aí para elevador?
A única coisa meio sinistra eram uns barulhos à noite. Gente correndo e gritando e um dia chegamos da rua e o quarto não havia sido arrumado. Perturbei o concierge no meio da noite e o fiz pegar roupa de cama limpa para mim. Mas isso é lá motivo para abominar um lugar? Só não fui para lá agora da última vez pois estava muito caro.
Beijos, meninas
Lucia
…sao as “escolhas de Sofia”.
Nao gostou, nao gostou…acontece.
Fazer-se de vitima e colocar a culpa da escolha no outro e’ patologia.