Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Cláudia Oiticica
Sueli,
faltou mesmo.As indicações da Lina são sempre cem por cento e a gente tem mais é que agradecer toda a dedicação dela e isso é o que sempre acontece por aqui, felizmente.
Algum tempo atrás fiquei num hotel na Rue de Ponthieu e o quarto era super espaçoso, tinha acabado de ser reformado, tudo lindo, moderno,confortável, inclusive tinha dois banheiros, o que achei o máximo. Indiquei esse hotel para algumas pessoas que gostaram muito,pelos quartos, pelo preço que pagaram e pela excelente localização. Mas, uma vez, indiquei para outras que pegaram quartos antigos que ainda não tinham sido renovados(eu sabia disso e tinha falado que pedissem os novos) e quando voltaram, escutei vários comentários com aquela pontinha de ironia.
regina
Hiiii!!!!!! Golpes existem no mundo inteiro. Aqui no Brasil, da loteria, de pulseiras de ouro e até de panelas…Portanto, cuidado.
regina
SOFIA
Que comentário infeliz!!!!!!!!!
Roberta
Não conhecia o golpe das jaquetas – obrigada pela informação! – mas vi alguém tentando o do anel com uma senhora na Opera… lastimável.
Em outras cidades da Europa há golpes semelhantes, como o dos botões de rosas – os golpistas saem distribuindo flores e depois querem não 1 nem 2, mas 3, 4, 5 euros por cada uma.
Olívia Vidal
Sueli, adorei sua pesquisa no site. Eu tb vi a mesma coisa e o mesmo coment. Provavelmente, Sofia não é uma leitora tão fiel quanto nós e perdeu esse detalhe. Uma pena.
Sofia, pra você eu tenho uma pergunta. Qual seu número?
Deve ser um Mangalarga ou Andaluz ou um Árabe ou até mesmo um Holsteiner, ótimos cavalos de corrida! Quero seu número pra apostar em vc!
jorge fortunato
Olá pessoas,
Gente eu passei pelo mesmo episódio nas proximidades do Ópera. Fui abordado pelo tal sujeito, bem vestido e quando soube que era brasileiro começou a misturar italiano com espanhol. A história é a mesma. Mas eu não quis ficar com a jaqueta. Pensei que poderia ser um golpe bem brabo, do tipo: ter algo escondido dentro delas, e uma abordagem logo em seguida ou sei lá coisa pior. Na hora pensei em histórias de gangsters e mafiosos. Vejo que o cara está ficando conhecido. Acredito que deve ter um estoque de jaquetas.
Vanessa Fernandes
Sueli Ovb
hahahahahaha
Você não dá ponta sem nó.
Sueli OVB
Como eu não me conformo com coisa feita pela metade, fui até o post onde a Lina dá a dica do Flutebar. Dica essa sem qualquer exaltação ao lugar, sequer opinião própria. Simplesmente uma indicação, com o devido site do lugar, para que os interessados procurassem informação.
No post há um comentário da ANA FLÁVIA que diz: “PESSOAL, RECEBI UM MAIL DO FLUTE E A FESTA LÁ SERÁ DE 22H ÀS 01H”. Essa moça foi atrás de informação e não apareceu por aqui reclamando que o open bar só funcionou até às 02hs. Pelo visto funcionou até demais, não é mesmo?
Juliana
Sofia, tenho pena de ti, que de todas as coisas maravilhosas que a Lina traz para os amantes de Paris e de viajar, e todas as contribuições do pessoal que vem aqui, tu só conseguiu tirar uma experiência não tão boa em um bar.
Lina, tuas dicas são sempre ótimas.
Pessoal, as contribuições são sempre bárbaras!!
Não vamos deixar de dar dicas, nem de participar por receio de más experiências. Nós somos grandes responsáveis pelo sucesso das nossas experiências.
Wander
vi o golpe do anel do lado do Louvre : a cigana jogou o anel na nossa frente, minha mulher quase pisou nele e eu quase chutei o dito cujo. Mas já sabiamos pelo CP deste golpe e nem ligamos , continuamos nosso caminho e não olhamos para traz, a cigana resmungando sei lá o que.
Solidario com os comentarios acima, este blog é de gente de bem e de paz, educação nos coments é a praxe, se o lugar indicado não correspondeu cite e comente com calma e educação pra que todos saibam e a Maria Lina tenha um feedback.