Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Sueli OVB
CLAUDINHA OITICICA
Faltou um monte de ???????????????????????????? no fim da sua frase. É de questionar mesmo! Mas será que tem resposta?
Luiza
Alguém me contou uma estoria semelhante!!!!
Então é verdade mesmo. Bom, mas parece q esse golpe não é soh aqui em Paris nao…
Mas bom muito bom vc ter postado isso Lina, pelo menos ficamos ligados
bjs
lu
http://www.oguiadeparis.blogspot.com
Patrícia Yamamoto
Fico horrorizada com esses golpes, mas o que mais me deixa horrorizada é a falta de delicadeza das pessoas. Se não gostou de uma indicação tente comentar educadamente. A Lina só dá as opções ela não é dona dos estabelecimentos. O seu comentário foi extremamente indelicado!!! A Lina não merece ser tratada assim!!!!!
Cláudia Oiticica
Sofia, menos…
Se o programa foi ruim, que culpa tem a Lina que sempre nos apresenta o que Paris tem de melhor.
Vanessa Fernandes
Cara Sofia,
Compreendo a sua frustação. Também estaria borrecida, mas resolveria a questão com o responsável (o bar). Depois relatava aqui a experiência.
Não compreendo a sua indignação com a Maria Lina que só tem boas intenções nos POSTS…
Sueli OVB
Uau! Estou de cara com a cidadã SOFIA. Uma coisa é crítica, que devem ser feitas e sempre para construir. Outra coisa é crucificar uma indicação, que, diga-se de passagem, é totalmente isenta.
Acho que ela entrou aqui uma única vez, pegou o bonde andando e calçou umas ferraduras para se dirigir à Lina.
ADRIANA e ANÍBAL já disseram tudo. Não percamos mais tempo com tanta deselegância!
LINA, você não merece essa grosseria. Não perca seu tempo respondendo a essa provocação. Nem Deus é unanimidade. E nós, seus frequentadores fiéis, entendemos muitíssimo bem a situação.
Muitos lugares no reveillon não devem ter funcionado a contento. Pobre Sofia!
Aníbal
O golpe da jaqueta, do cordão ou do anel sempre existiu no mundo todo. Mas é importante sempre lembrar, porque quando estamos viajando queremos relaxar e esquecemos de ficar atentos.
Entrementes, chocado fiquei com o depoimento da moça que foi a um local sugerido pelo blog. Ela foi triste no comentário, a articulista não merece as palavras que ela usou. As dicas veiculadas são todas cheias de boas intenções e nunca podem ser responsáveis pelo humor das pessoas que em determinado dia está alterado. Se ela foi mal atendida, também foi extremamente deselegante com Maria Lina. Foi infeliz!
Adriana Pessoa
Sofia,
estou assustada!
Frequento este blog desde sua criação, e até hoje agradeço a minha amiga que me presenteou com sua indicação.
Não conheço pessoalmente a Maria Lina, dona deste espaço, o que espero acontecer em breve.
Mas sou completamente encantada e agradecida a ela. Uma pessoa educadíssima, finíssima, que cuida de todos nós, leitores, com um carinho tão especial, que doa seu tempo só para proporcionar a nós, horas especiais nos aparoximando desta cidade amada por todos nós.
Nunca vi um leitor falar com ela neste tom, desta forma tão agressiva.
Não precisa.
Se vc frequenta este blog, já deve ter lido os agradecimentos que são dirigidos a ela, todos os dias. Eu mesma já usufrui de suas ótimas e decentes dicas de como usufruir de Paris da melhor forma possível.
Não gostou da indicação? Isso acontece mesmo, já indiquei programas para amigos meus, que amei, e eles nem tanto…
E mais, a Lina não modera comentários, pois este blog é um espaço para troca de experiências, não de ofensas.
Essa parte fica por sua conta
Liberdade, educação e delicadeza, assim como Paris, são clássicos.
Nunca saem de moda.
Sofia
Foi péssima a sua dica do http://www.flutebar.com, uma porcaria….minúsculo, quente,garçonete portuguesa mal humorada, não tinha DJ coisa nenhuma, e o open bar ficou até ás 2:00 da manhã apenas.
Todos os “coitados” dos brasileiros que tb . se encontraram lá não gostaram e não recomendam ….foi infeliz sua dica.
Da próxima coloca uma dica decente.
Marcela
Esses golpes só continuam sendo aplicados pq existem pessoas que aceitam serem enganados. Seja por pura ganância ou ingenuidade. Claro que todo mundo adora uma pechincha, mas ninguém oferece jantar de graça. Depois ficam aí, sofrendo as consequências….