Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Carlos Eduardo
Incrível como o golpe se repete na mesma localização. Estava na Av. Kleber quando fui abordado pelo cara. Depois de ter me livrado de todos os golpes e batedores de carteira, acabei caindo no conto do cara e paguei 40 euros por um casaco de couro, que nas lojas custavam mais. Depois que saí, fiquei a pensar no que tinha ocorrido e caiu a ficha vendo que era um golpe e que seguramente os casacos deveriam ser roubados. Ao menos ele me ajudou muito na hora do frio.
Guilherme
Essa etiqueta “Made in Italy” provavelmente foi feita na China
Flavia Tourinho
Meu pai hoje botou o italiano da Kleber para correr
Flavia Tourinho
Meu pai hoje o italiano da Kleber para correr
Gerson
Já em 1984, minha primeira viagem à Paris, aconteceu igual ao relatado acima,pelo Eduardo. Jaqueta de couro, italiano, falta de combustível.
Eu ensinei a rota pedida por êles e disse que não me interessava. No dia seguinte, por incrivel que pareça, encontrei-os de novo. Com a maior cara de pau tentaram dialogar de novo. Agradeci e segui meu passeio…
Vera Morgado
aconteceu comigo e com o namorado em Roma, um senhor com um mapa. Fez uma pergunta e respondemos que não falávamos italiano. Perguntou de onde éramos, dissemos ser brasileiros, então ele disse que era representante do Giorgio Armani, que sua esposa era Baiana, enfim trouxemos uma jaqueta de Napa é uma bolsa por 30,00 euros. Caímos no golpe em Roma na praça da Republuca,a caminho do Metrô na estação Termini
Antoine
Nossa, a mesma história aconteceu comigo e como sou super bolado com estas coisas, permi meu dia.
É exatamente assim. Ele me abordou, de dentro de um carro, perguntando de onde eu era e que queria me dar um presente. Fiquei com a pulga atrás da orelha na mesma hora. Pegou três pacotoes com casacos e os jogou nos meus braços. Depois disse que era tudo de grife e perguntou se eu poderia ajudá-lo com algum dinheiro para o combustível do carro e, como eu realmente não tinha nada, joguei os casacos de volta pra dentro do carro, sobre o banco do passageiro. Depois fiquei com um pressentimento de que poderia estar sendo seguido e acabei deixando de ir ver o memorial àDiana princesa de Gales perto da passagem subterrânea junto à Place de l’Alma. Fiquei muito aborrecido. Parando pra pensar agora, acho se eu tivesse dinheiro, talvez tivesse caído no golpe daquele larapio. É tudo muito rápido e o infeliz tem muita malícia e sagacidade.
Meu passeio foi imensamente prejudicado por causa dele.
CLAUDIA WOJCIK
Na década de 90, quando meu marido e eu estivemos em Paris, já existia este golpe dos casacos, obviamente vimos, que era um golpe, pois a história dele estava estranha e saímos sem dar atenção para o homem.
Camila
Fomos abordados ontem por esse homem na rua Kleber em Paris. Meu marido deu 100 euros e ficou com duas jaquetas e ficou na dúvida de como eles ganham com o golpe: tudo falsificado? Tudo roubado?
Rodrigo Lavalle
Camila, tudo roubado.
Abraços.
Emanuel Messias Lemos Lima
Fui abordado por um senhor semelhante ao descrito pelo leitor Eduardo perto do Hotel des Invalides.Estava em um carro estacionado. Me veio com essa mesma conversa. Não dei atenção e sai dali.