Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
mario abreu
Já me abordaram em roma duas vezes com esta história. Na primeira eu dei 40,00 euros e fiquei com dois casacos de couro legítimo muito bons e um larápio p da vida pois segui pela contramão e ele não pode ir atrás. Na segunda contei que já havia contribuido com esta mesma história e mandei passear. O segredo é que tudo é mercadoria roubada. Isto é receptação.
Daniela
Uma senhora portuguesa me abordou em Brasília com a mesma conversa. É a globalização dos golpes!
jefesson
Ontem, 30 de 2014 , pleno feriado em minha regiao, estado de Alagoas, mesmos golpitas estiveram aqui, com mesmas caracteristicas sitadas acima, dos homens, um meio gordinho e outro magrinho , vendendo Jaquetas de couro.
Makoto
Ontem, havia um casal aqui na minha cidade (Mauá – SP). Ofereceram jaquetas supostamente de couro, para a minha família. Marca Awada Italy Style. Minha família não comprou.
Era um senhor e sua suposta esposa. Comunicavam-se sempre falando ‘Patrício’, e identificaram-se como Portugueses.
Enfim, não sei se é uma quadrilha ou como funciona, mas, têm duas pessoas aqui pela região do Grande ABC, próximo à Mauá – SP
Aline
Hoje, 27/9/14, eu e meu marido estávamos andando pela Avenue D’iena próximo ao Arco do Triunfo quando um carro (chique) parou na esquina e um homem se dizendo italiano com um mapa na mão pediu ajuda. Quando meu marido disse que não falava francês, ele perguntou de onde a gente era e, ao responder que éramos brasileiros, o italiano todo simpático, apertou nossa mão e começou a falar num misto de italiano e espanhol que ele era representante de moda, que havia saído de um evento na Galerie Lafayette, que estava indo para o aeroporto, blá blá blá… Super simpático e sorridente, falou de futebol e de sua esposa (tudo isso em questão de minuto). Finalizou perguntando se meu marido gostava de roupas finas, Armani… Aí meu marido disse que não. Ele insistiu dizendo que era presente. Falamos que não e saímos andando.
Esse golpe eu não conhecia!
Analiza Sena
Olá estive em Paris agora em julho/14 e agradeço muito as dicas desse site. Me hospedei perto da Av. Kleber, gostei muito da localização mas também fui abordada exatamente como li aqui. Não cai no golpe porque já tinha lido aqui! Paris é uma cidade maravilhosa mas agora temos que ter mais cuidado com todos os tipos de golpe!
Maurício Christovão
Pronto!!! Importamos o golpe da jaqueta!!! Diretamente de Paris para Atibaia…
Hamilton
Cai neste golpe em 2010, coincidentemente eu estava prestes a fazer uma viagem para Itália, sou brasileiro e tenho cidadania Portuguesa, moro em Atibaia.. O cara tocou a campainha de casa, ele aparenta ter uns 35 a 40 anos, é bem vestido estava com um carro prata de bom modelo e marca ao qual não lembro, magro com um bom sotaque Português, disse-me ter um Amigao de anos que mora no mesmo bairro onde eu moro e o estava visitando… precisava retornar para Portugal pois havia participado de um evento em SP, e tinha que desfazer do que sobrou pois não podia levar de volta por conta de custos!!
Resultado?? Fiquei com uma Jaqueta de couro, duas bolsas da Momblank, sendo uma de rodinhas feita com retalhos de couro e uma de mão tipo executiva e mais um outro produto que não me lembro mais o que era.
O FDP.. Me levou R$1.500,00 e ainda me tungou uma garrafa de vinho do Porto que viu em meu bar, me deixou um tel de contato de Portugal, dizendo que qdo eu por lá estivesse, ligasse para ele, nem sei mais onde está este número!
O 171 do cara é forte, ele é profissional,
Passado esse tempo, nesta semana julho 2014, um amigo meu que mora em Guarulhos veio me dizer que um Português com as mesma característica tinha passado em sua casa oferecendo as mesmas mercadorias Jaquetas, canetas da Momblank e bolsa de retalhos em couro, era sobra de uma feira e tinha que retornar para terra dele tendo que desfazer de tudo pelo preço de custo, meu amigo ficou de pensar o Portuga ia ligar de volta para ele
No dia seguinte!
João
Caí ontem nessa aí em Contagem-MG. Mesma história de um portuga que precisa voltar para portugal com a esposa. Jaquetas de couro e mala montblanc com rodinha e teste do foguinho. Disse que faria tudo por 3 mil reais e eu disse que não tinha dinheiro. No fim das contas foram 4 jaquetas por 700 conto. 😛 Alguém quer comprar?
Fernanda
Meu marido acabou de cair nessa, to boba! Ele está aqui na vila Mariana