Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Leonardo
Nossa..esse golpe deve ser muito velho.
Isso deve fazer uns 20 anos, eu era criança e me lembro do meu tio falando que comprou uma jaqueta super barata e tal, até o teatrinho do fogo o vendedor fez pra ele..rsrs
Emerson
Olá esses sacanas estão fazendo essa mesma sacanagem aqui no Brasil. Moro no interior de São paulo. o cara com um papinho de Português. com a mesma historia de feira de moda e tal. queria 1800 reais em 3 jaquetas de couro e algumas camisas George Armany. falei que não tinha e tal. ai foi abaixando. sei que fiquei com 8 peças por 950 reais no final da historia. As jaquetas são perfeitas e de couro mesmo, “passei fogo para testar rsrsrsrs” e as camisa tem uma acabamento excelente.
Se são originais não sei mas valeu a pena os produtos são lindos
Sabrine
Hoje aconteceu isso comigo e meu marido na Av, Kleber, exatamente como vocês disseram. Eu conhecia o golpe, fui deixando rolar. Quando ele me entregou a sacola e pediu dinheiro pra gasolina, meu marido falou: da as moedas pra ele! Kkkkkkk as moedas totalizavam uns 5 euros. Peguei uma nota de 20 na carteira e ele pediu 100… Então nós agradecemos e nos despedimos.
Marcia
Idem!!! Jaquetas no Coliseo-2009 pelo visto o golpe é antigo e ainda continua funcionando pois estarei voltando à Europa só que dessa vez mais esperta! Caímos no golpe das jaquetas por um suposto italiano, bem vestido, simpático dirigindo um carro vermelho, quase perto do Coliseo e dizia estar perdido porque vinha de um evento de modas. Inclusive ele tinha cartão( falso) e um mostruário em fotos num álbum….enfim demos ajuda a ele, enrolando inglês com espanhol e italiano e depois que a nossa ficha caiu (risos) percebemos que quando eu falava com meu marido ele entendia o nosso português….rsrs mas isso só percebemos quando ficamos mais ou menos uns 40 minutos sentados no chão refletindo sobre o tremendo golpe que caímos! Damos risada hoje, mas perdemos 150 euros! Isso porque fui insistente dizendo que eu não tinha mais dinheiro! Só pra voltar pro Hotel. E lá foi o golpista encher o tanque do carro com nossos euros! Kkkk agora estou caçando informações para estudar outros golpes e ficar mais atenta e prevenida. Mesmo assim sempre haverá golpes novos por ai. É que quando viajamos ficamos vislumbrados, relaxados, ficamos mais “bons” sentimos falta dos entes queridos e quando encontramos pessoas simpáticas, amáveis ficamos mais sensíveis. Toda essa atmosfera e áurea que o turista fica é um prato cheio para os golpistas!
afonso
E isso foi próximo ao parque do Ibirapuera. E de frente ao prédio do exército. Um soldado veio ver o que estava acontecendo. O estelionatário quis despistar o soldado dizendo que só estava pedindo uma informação. Que cara de pau esses estelionatários. … Dizendo que estava passando / vendendo roupa de marca… roupa de coro…
afonso
Aconteceu isso hoje, comigo. Dois senhores (um se dizia italiano mas que falava espanhol). Ele insistiu e queria saber quanto eu poderia sacar do limite. ficou muito bravo quando não cedi. Fico furioso com gente pilantra.
Rui
Hoje 04 Fev. 2014 estávamos minha esposa e eu no Arco do Triunfo e decidir ir para torre Eiffel e pegamos a avenida D’ Iéna e logo na segunda quadra um homem bem vestido de terno estacionava um Ford C-max prata e me chamou de dentro do carro e mostrando o mapa de París nos disse em francês que estava de ajuda.
Eu respondi em inglês que não falava francês e ele em ingês perguntou de onde eu era. Eu respondi que do Brasil. Imediatamente ele começou a falar em portunhol e com a mesma história disse que queria nos dar um presente. Abriu um catálogo da Armany e na hora eu lembrei desse golpe. Agradeci o presente e ele continuou a insistir, agradeci mais uma vez e fomos embora. Ele manobrou o carro e foi tentar certamente achar outra pessoa.
Fico com muita raiva dessas pessoas que levantam cedo, colocam um bom terno, entra em um bom carro e sai na rua para dar golpes.
Alef Ribeiro
Pessoal, estou a ponto de comprar 10 jaquetas de couro marca LAROSS por 1.800,00 reais cada uma por 180, o ruim é que é o mesmo papo portugues e tal, veio de uma palestra vende cada por 800, tinha sim uma bolsa com rodinha MONT BLANK igual a que comentaram por ae, me ajudem estou com uma lojinha pra mim e é meu começo, não posso começar já levando um tropeço! MORO EM AGUAS LINDAS DE GOIÁS, MUITO PRÓXIMO DE BRASILIA, 24 KM. O CARRO DO PORTUGUES ( dizendo ele que é potugues) É UM FOZ PRATA DE CURITIBA e ele estava com a mulher e um filho de 8 ano. me respondam logo por favor
boi
Pois é aconteceu exatamente a mesma coisa comigo ontem, na região da Av. Paulista. Os mesmos diálogos, roupas de couro, e queria 1100 reais pelas quatro peças, que confesso que não sei identificar se são de verdade.
No caso ele estava em um fox prata AWQ-1393, não sei se isso ajuda em alguma coisa.
LAERCIO
que coisa hoje eu saia da telhanorte, e apareceu essa italiano,com quatro jaquetas disse q participou de um evento e que sabraram algumas dessas jaquetas e que ele não estava vendedo e sim dando de presente,eram trez masculinas e uma feminina, e eram de couro mesmo pois eu examinei, e conheço bem pois tenho jaquetas de auro uma delas inclusive era de camurça, foi quando veio a conversa que ele tinha que pagar o aluguel do carro e faltavam 900 reais, eu disse amigão ñ tenho essa grana e nem fico bem dentro de uma roupa dessa, eu sou pião,ele ñ entendeu ou se fez de desentendido,enfim disse a ele que tinha 300 reais e que teria que ir em um caixa eletrônico,foi quando ele disse ali no assai tem caixa eletrônico,pensei pra quem ñ conhece nada aqui ele esta muito bem informado,disse até logo entrei no carro e fui embora,o q imaginei foi isso deve ser roubado,mas o italiano fala bem se veste bem e com aquele jeitinho de velhinho leva qq um na labia.ha ele esta em são paulo.