Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Mauricio Christovão
Já dizia Jorge Benjor:”Para acabar com a malandragem, só prendendo todos os otários”
JBG
Olá! Caí neste post após uma rápida pesquisa pelos termos “golpe português vendendo roupas”.
Hoje, ao chegar em casa para o almoço, fui abordado por um sr. supostamente português querendo me vender jaquetas supostamente caras e de marcas famosas.
Ele dizia ter vindo para uma feira e, como algumas peças haviam sobrado, estava disposto a vendê-las barato para não ter que pagar impostos durante o retorno à sua cidade (Lisboa).
Apresentou passaporte, cédula de identidade, documentos do carro supostamente alugado em SP, alguns outros cartões e seu suposto filho, que supostamente estava de férias e por isso o acompanhava.
Isso aconteceu em uma pequena cidade do interior do PR, distante aproximadamente 450 KM de São Paulo/SP.
Agora algumas palavras a mais, se me permitem:
1) Ao contrário do que li em pelo menos 1 comentário aqui, isso não acontece apenas com pessoas que querem se aproveitar de outras. Isso acontece, também, com pessoas boas e honestas, mas ingênuas. Então é bom que não se julgue o todo pela parte. Essa consideração foi em resposta ao comentário do sr. LUIGI;
2) Quem não é ingênuo e aceita comprar esse tipo de mercadoria imaginando estar fazendo um grande negócio não deveria ir adiante sem antes questionar sua procedência e implicações. Ainda que possa ser considerada absurda por alguns, a possibilidade de que tais golpes sirvam para financiar práticas mais danosas como tráfico de armas, drogas e afins existe e deve ser lembrada;
3) Vi em outro blog o comentário de um suposto golpista desses dizendo que não estava roubando nada e que, pelo contrário, estava apenas “garantindo o pão”. “Garantir o pão” honestamente é uma coisa. Mas “garantir o pão” explorando a boa fé alheia através de mentiras e de atitudes falsas muito bem premeditadas, é outra, reprovável.
Finalmente, antes de dizer que quem os encontra é sortudo e que isso só seria golpe se o valor de venda fosse exorbitante, pense que “o negócio da China” pode ser parte da explicação para muitas das notícias sobre violência que vemos por aí. Subestimar o efeito dessas ações é, no mínimo, imprudente.
Vamos fechar com a sabedoria popular. “Quando a esmola é grande, o santo desconfia.”
Abraço.
sergio ribeiro
Moro no interior de SP e hj, apareceu uma pessoa com sotaque português e me disse q morava em Lisboa, me mostrou seu passaporte e tudo. Me disse q estava voltando de uma feira em São Paulo e q sobraram algumas jaquetas, e se eu não me interessava nelas. Abriu o porta-malas do carro e me trouxe 4 jaquetas Giorgio Armani Reportage, disse q cada uma valia r$ 1.500,00, mas me faria um preço camarada, pois não queria voltar com elas para Portugal. Depois de muita conversa, me deixou as 4 jaquetas por r$ 1.000,00. Desconfiei de roubo ou algum outro golpe e não comprei as jaquetas.
conexaoparis
Sergio
Então o golpe chegou no Brasil!
Alefs
O fato aconteceu agora em 2011
Alefs
Ola,
Pessoal fui abordado tambem em Paris por esse falso Italiano, disse que tinha vindo de um desfile de moda e que não tinha dinheiro para volta para Italia, achei muito suspeito.Ele insistiu e pediu ajuda para gasolina.Isto aumentou minhas suspeita de golpe.Falei que tinha pouco dinheiro e que voltaria na manhã seguinte para o Brasil.Arrependo de não ter fotografado para colocar na internete.
Alefs
dr. marques
ola td bom eu tabem comprei umas jaquetas a um portugues , comprei 10 jaquetas a 450reais cada uma pura cazo gostei mt das jaquetas e vendi 5jaquetas a 600reias da 1 se eu visse um portugues a vender isso de novo ja nao comprava 10 comprava 1000 … por favor gente obram os olhos vcs fazem de vitimas??? para que?
luigi.
vcs me desculpem mas essas coisas so acontecem a kem ta kerendo se aproveitar da situaçao dos outros;voces compraram pq pensavam q estavam se aproveitando.se vcs achassem q a mercadoria nao valia vc nao compravam.depois nao teem vergonha de vir para a net se fazerem de vitimas?
calon
fui abordado por um portugues; comprei 10 jaquetas dele , no qual fiquei muito satisfeito paguei 1500 reais,pessoal vamos ser sinceros ,onde nos compramos jaquetas italianas ao preço de 150 reais. nos aki no brasil gostamos de julgar pessoas sem ter certeza de nada.
Levi Guimarães
hahahahahahahahhahaha
Nossa é verdade isso!! Acabei de voltar de la e nessa mesma rua aconteceu comigo!!!
de mané dei 30 euros pro cara e fiquei com uma jaqueta mo porcaria!! hahaahahahaha
O cara ainda falou que conhecia um jogador brasileiro q jogava na Itália, falou eu gosto do PATO!! So nao percebi q o pato era eu!!! hahahahahahahahhaah
abraço!!!
carlos gomes imbustero calon
oi comprei 120 jaquetas desses portugueses em sao paulo
ja ganhei uma grana boa ele me fez nas 120 jaquetas me vendeu a 200 reais cada uma
ja vendi 100 essas jaquetas sao tao boas de qualidade que vendi cada
uma a 450 reais se vcs axarem os portugueses comprem as jaquetas todas que vale a pena
se nao comprarem me pasem o numero dele que eu compro