Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Andrea Bisaggio
Ola
Estou dando uma vasculhada no site para pegar dicas para minha próxima viagem. Não é que aconteceu isso em Londres?
Mesma coisa!! Não dei o dinheiro pois eu estav indo retirar! Tb fiquei com medo que fossem roubadas ou coisa parecida e que alguém pudesse me seguir.
Eliana
Qdo fui à Paris tb conhecemos um sujeito com a história das jaquetas e compramos sim por uma merreca 2 casacos de couro. Depois analisando a situação, temos certeza o blábláblá era o mesmo e a mercadoria com certeza é de procedência duvidosa!
Orlando
Vejam o comentário anterior da Janete, no que concordo :
A QUESTAO DA JAQUETA NÃO É UM GOLPE ( NO VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA). ISSO É MUITO ANTIGO, MEU SOGRO CONTA QUE ESTE MESMO EPISÓDIO, IDENTICO OCORREU NA SUA LUA DE MEL ( 50 ANOS ATRÁS!!).
ACONTECEU O MESMO COMIGO E MEU MARIDO E JÁ SABENDO QUE TRATAVA-SE DE UMA VENDA ( UM VERDADEIRO LEILÃO..RS) PAGAMOS BEM POUCO POR 4 CASACOS LINDÍSSIMOS E DE EXCELENTE QUALIDADE.
O HOMEM ABRIU A MALA DO CARRO E TINHAM VÁRIOS MODELOS.
SORTE DE QUEM OS ENCONTRA!!!
Golpe seria se voce fosse ludibriado por um valor exorbitante.
Estava eu, turista, perto do Arco do Triunfo, em 2010, quando fui chamado por um italiano, de terno e gravata,num carrão de tirar o folego, Falava várias linguas, inclusive um inglês fluente.Quando descobriu que eu era brasileiro, passou a falar espanhol. A mesma história das jaquetas, e blá-blá-blá, que precisava voltar para a Itália e tal, que as jaquetas valiam cada uma 1.000 euros. TERMINEI “comprando” 6 (SEIS), repito SEIS jaquetas por 200 euros , DE BOA QUALIDADE, INCLUSIVE DUAS MARRONS MUITO BONITAS. Uso duas e presenteei as 4 restantes a meus melhores amigos e familiares, que adoraram a qualidade. Não posso dizer que é um golpe, tenho receio apenas que sejam mercadorias desviadas de alguma griffe, contrabandeadas ou algo similar, quanto a isso tenho dúvidas, e dependendo da procedência, não as compraria. Mas não acho que cai em um golpe, comprei sim, muito barato, o que é estranho. Ao analisar a situação, até hoje não entendo direito a procedência da mercadoria.
ana cris
Pois é, e eu vivenciei uma tentativa desse golpe e tb do golpe do anel. Devo ter mó cara de turista! Mas como sempre leio as dicas de vcs e da Lina não caí em nenhum e ainda consegui tirar uma foto do cidadão bem de pertim! Vou guardar de lembrança.
Roberto Schmidt de Almeida
Esse golpe é muito velho, em 1982 eu e minha mulher, que já havia morado 6 anos em Paris, fomos abordados na Concorde também por dois italianos, com as mesmas jaquetas. Minha mulher conhecia o esquema e riu muito dos caras.
Mariana Pereira
Maria Lina,
Estive em Paris novamente agora em fevereiro e mais uma vez agradeço suas dicas únicas!! Como tivemos mais tempo para aproveitar a cidade (sete dias), eu e meu marido Adriano optamos por alguns roteiros alternativos em que pudemos conhecer a Paris dos parisienses… Acho que é por isso que o seu blog faz tanto sucesso!!!
Também, por causa de sua dica, não cai no golpe da jaqueta!! Lembrei-me na hora deste post quando um homem italiano nos abordou em uma carro, em frente ao Arco do Triunfo, aparentemente perdido querendo achar a “autopista”. Disse que era representante da Armani, ele estava muito bem vestido.
Conversa vai, conversa vem e, quando ele saca o cartão e tira do banco de trás a tal da jaqueta querendo nos dar de brinde… a ficha caiu na hora!! Disse para o Adriano em Português – “Isso é um golpe, li na internet”. O cara ouviu a palavra golpe e ficou meio nervoso, disse que não se tratava de golpe. Disse muito obrigada e fui embora.
Valeu Maria Lina!!!!!!!
Celio Duran
Ourtra coisa, ele estava numa rua no quarteirão da torre de “Montparnasse”.
abs
Celio Duran
Passei por esse golpe em 2001, exatamente como foi descrito, só que no meu caso foram duas jaquetas, uma que era realmente de couro e tinha como marca Valentino, a outra se desfez. Custou-me US$100 as duas.
Gabriel
Acabei de voltar do frio parisiense para os 40 graus de Porto Alegre e adivinhem o que aconteceu? isso mesmo: o pseudo italiano encontrou eu e minha namorada com mapas na mão (ou seja, estampado que eramos turistas) ao chegar próximo ao Arco do Triunfo para oferecer algumas jaquetas de presente. Como já tinha lido o blog antes da partir, recusei e nem dei conversa para ele.
Além disso, durante uma caminhada próxima à torre 4 pessoas em menos de meia hora encontraram anéis de ouro nos meus pés. Que coincidência !! rssssssss
Por fim, ao subir as escadas da Igreja em Montmartre tive que ser muito estúpido com aqueles cidadãos que insistem em colocar fitas nos nossos pulsos. Fiquem atentos, não vamos cair nesses golpes!!!
Lílian
Hoje!!! Dia 25/01, aconteceu esse golpe cmg!
Eu e meu namorado estamos em Paris e em um momento literalmente turistico em que estávamos perdidos pegamos um mapa para nos situar e sabermos chegar no Arco do Triunfo, não lembro o nome da rua mas era 1 quarteirão até o nosso destino, chegou um cara num carro comum com essa mesma lorota de jaqueta. Gente, eu fiquei branca!! Porque graças ao CP, ja tinha lido esse post antes de vir para cá, mas nunca pensei q ia chegar aqui e isso podia acontecer! Meu namorado ja estava todo empolgado com as jaquetas quando eu disse NÃO!!! e fomos embora! Fiquei pensando se ele podia nos seguir ou algo parecido, mas não… Acho que o interesse é mesmo só arrumar dinheiro fácil e a historia nao muda, é a mesma e ja esta bem conhecida a historia como a do anel. O conselho q dou é tentar demonstrar menos possivel que é turista, em todas as ocasiões. Abçs!!