Recebi este email do leitor Eduardo.
Estávamos, eu e minha esposa, caminhando pela avenida Kléber no dia 16/12/2009 quando fomos abordados por um senhor bem vestido, que estava em uma camionete com um mapa na mão. Ele me perguntou, em Inglês, de onde eu era e explicou que era italiano e estava perdido em Paris. Disse a ele que era brasileiro e, nesse momento, ele começou a falar um Italiano misturado com espanhol. Explicou que estava vindo de um evento de moda em Paris, que era representante de uma empresa de couro e disse que queria me dar um presente. Pegou 3 jaquetas embalada em sacos plásticos individuais, colocou em uma sacola maior e me entregou afirmando que era presente. Recusei desconfiando tratar-se de um golpe. Nesse instante fui questionado pela minha esposa. Expliquei que o Italiano queria me dar as jaquetas de presente mas que eu nâo aceitaria. Sem perceber que tratava-se de um golpe minha esposa me disse para aceitar o tal presente. Pois bem, nesse momento ele começou com uma lorota que tinha gasto todo o seu dinheiro na noite de Paris, necessitava voltar para a Itália, porém não tinha dinheiro para a gasolina. Falei para ele que tinha muito pouco dinheiro na carteira e que queria devolver-lhe as jaquetas. Ele perguntou quanto eu tinha. Disse que possuia 50 euros (na verdade eram 150). Ele pediu para que eu lhe desse os 50 frisando que as jaquetas custavam por volta de 3000 euros. Pegou o dinheiro e saiu meio indignado.
Comecei a ficar com medo pois desconfiei do golpe e achei que alguém pudesse me seguir para reaver as jaquetas. Voltei ao hotel por caminhos alternativos para tentar despistar algum suposto seguidor. Deixei as jaquetas no hotel e fui fazer um turismo em outra área naquele dia.
Em relação as jaquetas, uma realmente era de couro (bem bonita por sinal) e duas de napa. A três peças com etiquetas de made in Italy. Acredito que essas pessoas utilizam este golpe para extorquir quantias maiores em dinheiro dos turistas. No meu caso saiu barato.
Fui a internet procurar sobre este golpe e achei postado dois artigos similares no site Conexão Paris.
Estou enviando logo abaixo o cartão que o italiano me deu. Nesse endereço, em Milão, funciona uma loja da Adidas. Pouco provável que seja do tal Italiano.
Um abraço
Eduardo
MODA UOMO-DONNE
Carmine de Rosa
Rappresentante PRET A PORTER
Milano Paris London Madrid
Milano- Cso Buenos Aires, 88 -tel./Fax 02 28 56 843
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Juliana
Mas, que barbaridade! Este pessoal não desiste, mesmo.
Sempre vai ter alguém que vai cair, por isto que nunca acaba…
Este golpe da jaqueta não conhecia, vou ficar atenta para este e outros parecidos.
Mas, o golpe do anel é bem conhecido em Paris, conseguimos ver em diversos lugares acontecendo, e ainda assim as pessoas caem.
Eu acho que é a magia da cidade que desconcentra a gente.
Sueli OVB
ADRIANA PESSOA
Espero que o sonho tenha sido uma maravilha! De preferência em Paris, descobrindo toda sorte de novidades.
Nossas energias aqui são realmente muito boas e moramos no coração uns dos outros.
Beijos
Cláudia Oiticica
Esse golpe realmente é antigo, mas quase que um amigo nosso caiu. O homem era bem vestido e veio com a mesma conversa. Tem até um filme com o Guillaume Canet (Je règle mon pas sur le pas de mon père), onde o pai golpista faz isso.
Tatiana Oliveira
Gente esse golpe existe, e já faz bastante tempo mesmo, muito estranho, moro em Franca/SP, no ano de 1995, dois caras falando em espanhol, super elegantes, me ofereceram 04 jaquetas maravilhosas de couro por R$ 500,00, diziam ser representantes também.
Desconfiei e não aceitei.
Alexandre
Esse golpe é antigo. Aqui no Brasil, um homem se diz representante da Armani e que estava num evento de moda. Como ficou sem dinheiro (foi assaltado ou os cartões foram bloqueados), quer “vender” as jaquetas por preço de banana para poder voltar para casa.
Outro dia estava conversando com uma pessoa que tinha voltado de Paris e ela disse que, sem perceber, recebeu moedas de 1 real no lugar de euro.
Adriana Pessoa
Off post:
Sueli OVB: acredita que sonhei com você?
Olha o que este blog faz…aproxima as pessoas até em sonho!! RS RS
eidia
Não acredito que estão aplicando esse golpe até hoje. Desde a primeira vez que fui a Paris em 1.980 já existia. Várias pessoas já cairam, inclusive gente famosa. Amigos meus e parei de falar sobre, porque pensei que todos já soubessem. Acho que eles pararam por um tempo, esperaram as pessoas se esquecerem e agora estão voltando. O Eduardo ainda deu sorte que uma jaqueta era de couro. Normalmente são de plástico e muito horrorosas.
E pelo amor de Deus. De graça!!!! Nos dias de hoje!!!! Fiquem espertos.
bjos
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Vanessa Fernandes
Infelizmente existem vários golpes para enganar os turistas distraidos em qualquer cidade.
Eu própria presenciei o tal “golpe do anel” em frente do Musée de Orsay.
Adriana Pessoa
Este golpe das jaquetas de couro também existe aqui…certa vez, fui abordada em uma situação idêntica, igualzinha a esta. Só que o golpista me disse que estava me presenteando com as jaquetas pq tinha participado de uma feira e não queria voltar com aquelas mercadorias que tinham sobrado…blábláblá…blábláblá… Eu somente escutei sua história, desconfiei mineiramente…e dei no pé!
Em Paris, fui também abordada inúmeras vezes (e vi outras pessoas também) com aquele ´”Golpe do Anel”. Como já tinha lido o alerta aqui no blog, não dei papo algum…
Esses aproveitadores estão em todos os lugares. Incrível!!
Sueli OVB
Nessas situações todo o cuidado é pouco. Ninguém anda por aí dando nada de graça.