Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Luiz Vieira é um destes compositores brasileiros que muita gente não conhece, mas a maioria das pessoas com certeza já cantou pelo menos uma música dele alguma vez na vida.
Ele já foi regravado por gente como Caetano Veloso, Dolores Duran, Ivan Cury, Rita Lee e Zizi Possi e compôs, entre vários outros sucessos, Prelúdio para ninar gente grande, Na asa do vento e Menino de Braçanã.
Esta última foi o primeiro grande sucesso da carreira de Luiz Vieira e tem versões em diversas línguas e já foi gravada por um monte de gente no mundo inteiro. E foi exatamente por causa dela que, durante uma entrevista na casa de Luiz Vieira – quando eu trabalhava para o programa do Tárik de Souza no Canal Brasil -, um nome francês familiar foi mencionado.
Luiz contou com uma mistura de raiva e riso do dia que descobriu que um francês roubou descaradamente a sua música. Trata-se de Marcel Amont, ídolo (mediano) na década de 60. Vieira diz que ouvir desacreditado a música Des larmes de tendresse, plágio óbvio de Menino de Braçanã, e lembrou ainda que, naquela época, as músicas estrangeiras demoraram a chegar aos ouvidos brasileiros e, portanto, o plágio demorou a ser descoberto.
Ele chegou a levar o caso à justiça, mas, pelo que me lembro, a decisão não foi muito satisfatória para Luiz Vieira, que não queria dinheiro, e sim reconhecimento. Vejam abaixo a versão não-oficial de Marcel Amont para Menino de Braçanã.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Clarice Ferté
Podem roubar o que quiserem do Luiz Vieira, mas sua HONRA e DIGNIDADE, são inabaláveis…tomem isto como exemplo.
Apiki WordPress
teste
mberutto
teste
Suely
Cham , o leitor francês que adora o Brasil.
Acompanho seus comentários aqui no CP e seu português melhorou sensivelmente, está perfeito.
Conheci vários franceses que amam o Brasil, fico muito feliz e lisonjeada.
Suas férias vão ser embaixo de muito calor, a meteorologia promete sol nesse carnaval.
Boa viagem!
LuciaC
Bem Vindo, Cham – O Leitor Francês!
Aquele que se abastece de alegria só em pensar em meu país!
Que delícia de sentimento!
Para você desejo tudo de melhor que aqui existe.
Que seja sempre recebido por braços e corações abertos.
Aproveite bem suas férias brasileiras!
Obrigada pelo respeito, obrigada pelo carinho!
Faça uma ótima viagem!
Cham - o leitor francês.
Jacqueline
Concordo com você. Que nunca o Brasil acabe sério demais.
Aprendi o português por amor da lingua e paixão pelo seu pais. Depois varias estadias como simples turista, eu quis me aproximar da gente, me virar sozinho e compreender como este pais funcionava. Falar a lingua era necessário.
Vou sair de ferias dia 17 para o Brasil, de novo, Pensando nisso já me traz alegria, 15 dias de felicidade, visitando novos lugares e compartilhando bons momentos com meus amigos brasileiros.
Abraços.
Jacqueline
Cham
Pela parte que me toca, não me importo nem um pouquinho se a frase foi dita por um francês ou por um brasileiro. Acho que o Brasl não é um país sério mesmo. É jovem ainda, tem poucos séculos e muito para fazer. Tem um povo que adora samba, praia e futebol e que leva a vida com bom humor, rindo de suas próprias deficiências. Tem muita coisa errada e outro tanto de acertos. Tem amizade, riso, música. Tem crimes, quadrilhas, falcatruas. Enfim, o bom e o mau, o bem e o mal. Seriedade? Espero que nunca a tenhamos. Responsabilidade, sim. Honestidade. Integridade. Mas seriedade me parece tão sombrio. Então, que não seja o Brasil um país sério.
Outra questão: você é francês realmente? Onde aprendeu português tão bem? Nooossaaa! É perfeito.
Rinaldo Garcia
Lina, oi!
Esse link leva ao Hotel Aiglon na cidade de Menton – no mar mediterraneo -30 minutos de Nice. O preço é de 616 euros para 7 dias. Mas o Aiglon de Paris é 1.400 euros (duplo).
Estou vendo o citadines do Marais e o Hotel Familia na Rua Ecole. Vc os conhece?
Obrigado, por enquanto.
Abraço
Rinaldo – Campo Grande-MS
conexaoparis
Rinaldo
Te enviei link para Menton? Estava distraida, muito distraida…
Eu conhjeço o Hotel Família na rue des Ecoles. Tem artigo no blog sobre ele:
https://www.conexaoparis.com.br/2008/09/05/hotel-familia-em-paris-depoimento-de-leitores-do-blog/
Suely
Cham
O “Planeta dos Macacos” era um programa de humor da rede globo dos idos dos anos 80,sendo inclusive Jo Soares um dos seus redatores.
Foi muito bom o seu esclarecimento e viva a amizade franco-brasileira, sempre que estive na França me deparei com franceses educados e gentis como você.
Abraços
Cham - o leitor francês.
Jacqueline
Tinha entendido o segundo grau do seu post. Nunca assisti o “Planeta dos macacos”, Eu somente queria trazer alguns esclarecimentos sobre esta frase cuja paternidade me chatea um pouquinho pois nunca foi um julgamento do povo francês sobre o povo brasileiro, o que a maioria dos brasileiros ainda acreditam.
Fico divertido pelo jeito habitual dos brasileiro de sempre criticar o andamento do seu pais ( o que compartilhamos com vcs kk), e esta frase tem sobretudo valor de autocrítica, mas no final, estamos ambos com muito orgulho do que somos, pois temos cultaras ricas e fortes.
Viva a amizade franco-brasileira e o respeito e bom humor mútuo.
Gosto da vivacidade dos pitaqueiros deste blog e sei que podemos contar com a inteligência de todos.
Um abraço.