Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Luiz Vieira é um destes compositores brasileiros que muita gente não conhece, mas a maioria das pessoas com certeza já cantou pelo menos uma música dele alguma vez na vida.
Ele já foi regravado por gente como Caetano Veloso, Dolores Duran, Ivan Cury, Rita Lee e Zizi Possi e compôs, entre vários outros sucessos, Prelúdio para ninar gente grande, Na asa do vento e Menino de Braçanã.
Esta última foi o primeiro grande sucesso da carreira de Luiz Vieira e tem versões em diversas línguas e já foi gravada por um monte de gente no mundo inteiro. E foi exatamente por causa dela que, durante uma entrevista na casa de Luiz Vieira – quando eu trabalhava para o programa do Tárik de Souza no Canal Brasil -, um nome francês familiar foi mencionado.
Luiz contou com uma mistura de raiva e riso do dia que descobriu que um francês roubou descaradamente a sua música. Trata-se de Marcel Amont, ídolo (mediano) na década de 60. Vieira diz que ouvir desacreditado a música Des larmes de tendresse, plágio óbvio de Menino de Braçanã, e lembrou ainda que, naquela época, as músicas estrangeiras demoraram a chegar aos ouvidos brasileiros e, portanto, o plágio demorou a ser descoberto.
Ele chegou a levar o caso à justiça, mas, pelo que me lembro, a decisão não foi muito satisfatória para Luiz Vieira, que não queria dinheiro, e sim reconhecimento. Vejam abaixo a versão não-oficial de Marcel Amont para Menino de Braçanã.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Jacqueline
Cham
Foi por causa dessa polêmica sobre a autoria da frase que preferi citar o Planeta dos Macacos que a usava como um bordão. Aliás, eles geralmente só repetiam: “De Gaulle tinha razão!”. Eu adorava aquele humor inteligente, de entrelinhas, que deixava a conclusão ao telespectador. Pena que agora a liberdade de dizer tudo está sendo confundida com grosseria, baixaria e absoluta falta de inteligência, tipo Casseta e Planeta.
Desculpe ter saído do assunto do post, mas com esta turma tão agradável é fácil o assunto ir enveredando por diferentes caminhos.
Cham - o leitor francês.
Jacqueline, Tatyana…. e tantos outros.
Redde Caesari quae sunt Caesaris, et quae sunt Dei Deo. (devolver a César o que é de César)
Tenho varios amigos brasileiros que sempre falam-me desta presumida frase do general De Gaulle: “O Brasil não é um pais serio”, após ter pesquisado um pouco sobre este assunto, os fatos são que nunca Charles de Gaulle falou assim. Esta frase foi pronunciada pelo embaixador do Brasil em França, pois é!
As lendas ainda que erradas são difíceis de corrigir e todo o povo brasileiro está com um preconceito que os franceses são desprezadores.
Leiam um dos númerosos relatos referentes a este caso:
“………..No seu programa, Jô Soares estava entrevistando, em português, um cidadão francês, e a horas tantas perguntou o que ele achava da frase “Le Brésil n’est pas un pays serieux”, supostamente pronunciada pelo general Charles De Gaulle, então presidente da França. Essa frase, esclareceu o francês, jamais foi dita por De Gaulle…
Em verdade, na época, da boca de um diplomata brasileiro, em lamentável brincadeira sem graça alguma, saiu essa deplorável frase que vem sendo propalada até hoje, ás pampas, por brasileiros que cultivam o mau vezo de falar mal do seu país.
O fato é que há algumas dezenas de anos atrás, pescadores nordestinos denunciaram às autoridades que avistaram inúmeros navios pesqueiros franceses invadindo águas territoriais brasileiras onde estavam dizimando nossas lagostas, em época de reprodução, utilizando métodos de pesca predatória. De imediato o governo brasileiro enviou um navio de guerra da nossa marinha para, em operação bem sucedida, expulsar os invasores.
O episódio passou a ser comentado jocosamente nos meios de comunicação como “A Guerra da Lagosta” que, felizmente, tal e qual a Batalha de Itararé na Revolução Constitucionalista de 1932, dos paulistas, não ocorreu e, conseqüentemente, não deixou mortos nem feridos… Mas o assunto não se esgotou porque na França, em razão da queixa dos lagosteiros, travou-se estéril e interminável discussão sobre si a lagosta deveria ser considerada, ou não, um bem patrimonial do Brasil porque não devia ser considerada peixe, mas sim um ser, na verdade um crustáceo, que caminhava, – e não nadava, – no fundo do mar.
Reza a lenda que De Gaulle não gostou do desfecho da aventura dos seus pescadores mas nada pode fazer uma vez que as águas territoriais de todos os paises estão protegidas por leis internacionais. Daí surgiu a lenda de que ele, desgostoso, teria pronunciado aquela frase que, inexplicavelmente, circula até hoje como verdade inconteste, na boca de maus brasileiros!”
Fonte: http://www.pitoresco.com/historia/republ311a.htm
Tatyana Mabel
Penélope,
Adoro seus textos. Eles trazem informações preciosas e nos permitem a incursão a um universo que sempre interessa aos brasileiros, mesmo os não especialistas. O cruzamento entre música francesa, história francesa/brasileira e Brasil tem sido ótimo! Parabéns! Ouvi centanas de vezes a interpretação de Elis em francês dos “Mascarados” do Chico… Por alguma razão (talvez pela informação do roubo…rs… não me agradou a versão em francês de “Menino de Braçanã”…rs)…
Como há respostas que ficam na garganta…rs… adorei o comentário de Jacqueline…rs…
Suely
Geraldo
Que bom saber que o Luis Vieira tem um programa na Radio Carioca.Já O Ivon Cury faleceu faz tempo, era cantor e ator, participou de muitos filmes e programas na televisão.
geraldo gomes
O Luiz Vieira continua na ativa, com programa na Radio Carioca do RJ de segunda a sexta, no horário das 06:00 hs as 08:00 hs. Excelente programa por sinal, havendo um quadro chamada “Gente que Brilha” onde é apresentado artistas de outrora com um breve histórico e canções marcantes.
Jacqueline
Parodiando Planeta dos Macacos: “A França não é um país sério”.(brincadeirinha)
Penélope
Gerson, pensei um e escrevi o outro! Obrigada pela correção.
Eu adoro o Ivon Cury desde criança, porque ele dublou o meu personagem favorito em “A Bela e a Fera”, o francês Lumière:
http://www.youtube.com/watch?v=IMISaPWdBwY&feature=related
Cury está na minha lista para futuros posts.
eymard
Gerson, claro, Ivon Cury! Me lembro muito bem dele. Almoço com as estrelas: Airton e Lolita Rodrigues.
Gerson
Eymard.
Eu também estou esperando pelas “pinceladas” do Dodo, e da ” meninada” que “curtiu” aquela época.
Gerson
Penélope.
Parabéns, continue nos levando de volta ao passado, porém,permita-me uma pequena correção. Dos cantores destacados o Ivan seria Ivon o famoso “carecão” que nos encantou
com muitas canções. Era irmão de Jorge Cury locutor esportivo da
Rádio Nacional. Bons tempos…