Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Luiz Vieira é um destes compositores brasileiros que muita gente não conhece, mas a maioria das pessoas com certeza já cantou pelo menos uma música dele alguma vez na vida.
Ele já foi regravado por gente como Caetano Veloso, Dolores Duran, Ivan Cury, Rita Lee e Zizi Possi e compôs, entre vários outros sucessos, Prelúdio para ninar gente grande, Na asa do vento e Menino de Braçanã.
Esta última foi o primeiro grande sucesso da carreira de Luiz Vieira e tem versões em diversas línguas e já foi gravada por um monte de gente no mundo inteiro. E foi exatamente por causa dela que, durante uma entrevista na casa de Luiz Vieira – quando eu trabalhava para o programa do Tárik de Souza no Canal Brasil -, um nome francês familiar foi mencionado.
Luiz contou com uma mistura de raiva e riso do dia que descobriu que um francês roubou descaradamente a sua música. Trata-se de Marcel Amont, ídolo (mediano) na década de 60. Vieira diz que ouvir desacreditado a música Des larmes de tendresse, plágio óbvio de Menino de Braçanã, e lembrou ainda que, naquela época, as músicas estrangeiras demoraram a chegar aos ouvidos brasileiros e, portanto, o plágio demorou a ser descoberto.
Ele chegou a levar o caso à justiça, mas, pelo que me lembro, a decisão não foi muito satisfatória para Luiz Vieira, que não queria dinheiro, e sim reconhecimento. Vejam abaixo a versão não-oficial de Marcel Amont para Menino de Braçanã.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Gerson
Eu “vivi” essa época. “parto de ternura, lágrima que é pura, paz de meu amor”. Ou então ” sinto o mundo bocejar…”. E Luiz canta muito bem também.
Flávia Carioca
Penélope,
não conhecia nem a música, nem os cantores do seu post e nem essa história do plágio, mas olha…esse francês cantando essa música tão cheia da brejeirice brasileira, ficou ridículo prá ele! Sem noção!
no entanto…ao ouvir a Nara Leão cantando a mesma música, simplesmente ela encarnou toda a brejeirice da música, na sua voz doce num misto de acordes brasileiríssimos e dissonantes. Simplesmente encantador como tudo da inesquecível Nara Leão.
e vamos combinar, os franceses são show de bola nas artes, na gastronomia, nos perfumes, etc, etc, mas na música…bem, Deus não dá asa a cobra, diz o ditado…
bjks,
Flávia
eymard
Depois do Marcello, agora estou esperando os comentários de Dodo.
Lourdes, Aparecida e Ilma: também ouvi muito essa musica. Um clássico — ” sou menino passarinho com vontade de voar”.
Rinaldo
Lina, oi!
Apesar de não ser o tema deste post. Uma pergunta: Em 05/2010 fiquei 7 noites em Paris no Hotel Aiglon e paguei 840 euros. Verificando hj o preço pelas 7 noites em 10/2012 é de 1.400 euros!! Os preços dos hoteis subiram em euros?
Abraço.
Rinaldo
Campo Grande – MS
conexaoparis
Rinaldo
Pesquisei no booking.com e achei no Aiglon 88 euros a diária; 7 noites: 616 euros para outubro 2012. Olhe:
http://www.booking.com/hotel/fr/aiglon-menton.html?sid=7dd5d95916db7ce0445e4a7d4c8a3d5a&aid=329746
Marcello Brito
Mas essa é uma tradição francesa desde o inicio do seculo xx.
Na primeira decada do sec xx, Paul Claudel, o irmão mais malvado da escultora camille, veio ser embaixador frances no Rio.
Com ele veio tambem seu companheiro o sensacional compositor surrealista do grupo dos seis, Darius Milhaud.
Darius caiu de amores pelas melodias de um musico que tocava piano em cinemas mudos no Rio. Nome: Ernesto Nazareth.
De volta a Paris Darius lança uma peça sinfonica de grande sucesso: le boeuf sur le toit.
E pasmem, nela podemos ouvir varias melodias surrupiadas de ernesto nazareth e outros.
Foi um escandalo. Mas que eu saiba apenas no Brasil e se nao me engano ficou por isso mesmo.
Darius voltaria a cargo alguns anos depois com outra peça: saudades do Brasil
Ilma Madureira
Boas lembranças!!! Suely e Aparecida eu cantava esta música para meu filho quando pequeno.
Saudade boa.
Concordando com Lourdes “….pena que tenha sido esquecido…”.
aparecida aragão marques tenorio
Ah, Penélope, que maravilha, que saudades. Suely, na sequencia é “VOCÊ É ISSO UMA NUVEM CALMA NO CEU DE MINH’ALMA. É TERNURA EM MIM”
Suely
Eu também me lembro desse programa que ele tinha na TV, era pequena na época mas lembro bem, um cantor e intérprete excelente, lembro da canção “Menino Passarinho” muito linda, e muitas outras maravilhosas.
Vejam essa letra de uma música dele : “Você é isso uma beleza imensa, toda a recompensa de um amor sem fim…”
A ele todo o nosso reconhecimento.
ORLANDO
Mas que “cara de pau” …
Lourdes Pacheco
Eu lembro do Luiz Vieira e de um programa que ele tinha na televisão, tipo auditório, ao vivo, onde cantava músicas lindas e apresentava artistas que hoje são nomes consagrados. Ele é ótimo, pena que tenha sido esquecido, pois ele merece todo o reconhecimento do mundo.