Relato de uma visita guiada ao maravilhoso departamento de Antiguidades Egípcias do Louvre. Ponto alto da visita: a sala das múmias com todos os detalhes.
Por Renata Poletto
Como estudante de Artes, em Paris, mais uma vez decidi investir em meu tempo de forma objetiva unindo o conteúdo maravilhoso dos museus parisienses ao profissionalismo da guia conferencista Zildinha Figueiredo.
Fiz com a guia, no departamento de Antiquités Égyptiennes do museu Louvre, uma viagem ao Egito, civilização antiga com mais de 3.300 anos antes de Cristo e desenvolvida graças à existência do rio Nilo.
As obras abrigadas neste museu nos revelam curiosidades surpreendentes. Pude conhecer os detalhes da vida de um povo sistematicamente organizado, refinado, cheios de valores morais e espirituais.
Vi que a crença na vida após a morte é o que mais define a vida cotidiana dos egípcios e marca a forma de viver, de acreditar, de plantar, de colher, de se relacionar com o sol.
Descobri que hábitos que ainda hoje praticamos tiveram origem no Egito Antigo. Através dos objetos exibidos no Louvre, Zildinha me falou sobre a vaidade dos egípcios, das suas jóias e vestimentas, das maquiagens. Me alertou para a higiene desse povo que mantinha os corpos sem pelos, tanto as mulheres como os homens.
Um povo engenhoso, inteligente e organizado. Vi de perto as tradicionais e famosas invenções de seus linhos plissados, papéis feitos à base de papiros, utensílios e ferramentas de trabalho.
Através do passeio guiado pude, de fato, perceber a influência da antiguidade em nossas vidas atuais. Os egípcios nos deixaram legados como a contagem do tempo por períodos, o calendário, a contagem numérica, a escrita e também grandes desenvolvimentos na engenharia e arquitetura.
O Louvre possui até alimentos, grãos e sementes de plantas medicinais, cultivadas e consumidas pela civilização egípcia antiga.
Um dos pontos altos da visita são as belíssimas esculturas dos escribas, homens educados e letrados. Eles eram responsáveis por redigir textos, normas administrativas e religiosas. Muito do que podemos conhecer hoje, sobre o Egito, é graças as escrituras em hieróglifos e escrituras hieráticas encontradas nos túmulos.
Sem dúvida alguma, a visita da sala da múmias é inesquecível. O processo de mumificação era mais que uma simples técnica. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e o que desejassem para a próxima vida tinha que ser representado. Tudo que um faraó quisesse manter em sua vida subsequente era reproduzido em escrituras e pinturas e todo esse material era mantido dentro dos túmulos funerários. Amuletos e objetos pessoais eram também encontrados junto ao corpo mumificado.
No processo de mumificação as vísceras eram retiradas e guardadas em potes sagrados. Apenas o coração era mantido. Os egípcios acreditavam que este órgão comandava o corpo e deveria ser pesado no dia do julgamento final.
Vale lembrar mais uma vez que tudo que era feito no Antigo Egito, era em função da vida após a morte. Nada tinha intuito artístico ou preocupação em deixar um legado cultural para a posteridade.
Graças ao clima seco do Egito e aos túmulos funerários que funcionaram como abrigos, grande parte do material frágil a base de argila e barro foi conservado. Por isso que conhecemos, em detalhes, o que foi a civilização egípcia.
Saí do Louvre com a noção da grandiosidade e importância dessa cultura representada pelas pirâmides e pelas grandes esfinges e encantada com os detalhes desta civilização peculiar.
Informações práticas
Para saber mais sobre a visita guiada ao departamento egípcio do Louvre e fazer sua reserva, escreva para a Zildinha no email [email protected]
Clique aqui e veja as propostas de visitas guiadas aos museus e à Versailles da guia Zildinha Figueiredo.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Janete lima
Maravilhoso passeio adorei muito em breve estarei lá aliás foi como já estivesse lá bjos !!!!!
Rodrigo Lavalle
Janete, boa viagem!
Nara G de O . Maciel
Belo Vídeo , amei chegar até lá em pensamento.
Espero um dia ver ao vivo e a cores!
Grata! Parabéns pelo trabalho!
Rodrigo Lavalle
Nara, obrigado! Esperamos que você consiga ver ao vivo e a cores.
Francisco Wellington
Rodrigo
como sempre tenho pouco tempo em Paris , gostaria de conhecer pelo menos a Ala Egípcia do Museu por qual entrada é mais rápido de acessar esta ala ,pela Piramide mesmo ?!
Rodrigo Lavalle
Francisco, entre pela pirâmide, desça as escadas e em seguida se dirija à ala Sully, onde fica o departamento egípcio.
bruna
essa parte do museu, tem horario de funcionamente diferenciado? e de napoleao?
obrigada
Rodrigo Lavalle
Bruna, não, o museu fecha todo no mesmo horário. Verifique aqui: http://www.louvre.fr/en/hours-admission.
Abraços.
Mara
Que oportunidade maravilhosa fazer um passeio como ess guiado por quem entende do assunto!
Fernando
Fascinante! Passeio imperdível!!!
Mauricio Christovão
Belo post! O Egito atingiu um nível de civilização e tecnologia invejável para a época, levando até algumas pessoas a acreditarem em visitas de extraterrestres que teriam instruído os antigos egípcios. É uma forma de subestimar o engenho dos povos antigos, que eram muito mais capazes do que pensamos. A delicadeza e precisão das peças de joalheria egípcia de mais de três mil anos, que não fariam feio hoje em dia, foi um dos pontos altos da nossa visita ao Louvre.
Rhanna Maranhão
Nossa! Que passeio lindo, interessante, imperdível! 😀
Lucas Alvarenga
Realmente as obras do Egito no Louvre são belíssimas. Amei passear por lá… Foi uma das que mais me emocionou. Recomendo incluir na visita!