O castelo Vaux le Vicomte está situado a 25 minutos de trem de Paris, um delicioso passeio para todos aqueles que querem conhecer os arredores da capital francesa.
Vaux le Vicomte foi o teatro de uma história trágica. Este castelo era a residência de Fouquet, ministro do jovem rei Louis XIV que tinha apenas 22 anos na época. Vaux era considerado o castelo mais bonito da França, situado entre duas residências reais Vincennes e Fontainebleau. Versailles não existia ainda.
A lenda conta que no dia 17 de agosto de 1661 Fouquet organiza uma monumental festa para o rei. O monarca, com ciúmes da riqueza e opulência do seu ministro, ordena a sua prisão perpétua e d’Artagnan, o chefe dos mosqueteiros, será a pessoa encarregada da execução da sentença.
Claro que a verdadeira história é mais complexa e outras variáveis explicam o ato de Louis XIV, o colapso financeiro do reino, intrigas, verbas desviadas por outros.
Vaux le Vicomte é hoje um castelo privado, inteiramente mobiliado e com uma administração dinâmica.
Até o dia 11 de outubro, nos sábados a noite, o castelo é iluminado com mais de 2.000 candelabros reproduzindo assim o ambiente das festas organizadas pelo infeliz Fouquet. Um bar à champagne e a difusão de música clássica nos jardins completam este anoitecer feérico.
Como ir de paris até vaux-le-vicomte:
- Por conta própria: pegue o trem comum linha R ou o trem RER D na Gare de Lyon até a cidade de Melun. Em seguida, pegue táxi ou Uber até o castelo, esse trajeto leva cerca de 10 minutos.
- De excursão incluindo também o castelo de Fontainebleau. Ida e volta de Paris em mini ônibus e ingressos incluídos. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.
- De carro alugado. A viagem dura cerca de 50 minutos, clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
58 Comentários
antonio novais
ola pessoal, tenho uma grande paixao por este lindo pais, faz parte da viagem de meus sonhos, ja estive em NY por diversas vezes, mais entendo que enquanto nao visitar a França, nao fico ainda mais feliz, tenho u roteiro pronto:Paris, Lisieux, Mont Saint Michel, e os castelos proximos de Paris.
Se alguem puder me enviar algumas dicas, sugestoes, postais, ficarei muito grato,
endereco para correspondencia:
caixa postal, 10-Timoteo-MG-CEP 35180 970-Brasil
Fatima Duarte
Oi Lina ,
Vc sabe se tem algum casteloHotel bacana perto de Paris ?Uns amigos querem dormir por 2 noites em um castelo . Obrigada.
Eu amei o Vaux le Vicomte….
conexaoparis
Ricardo
Tem trem a noite também.
A agencia Paris Vision faz esta visita noturna também. Esqueci de dizer isto no artigo.
conexaoparis
Cris
Eu já te respondi em outro artigo.
Mas repondo de novo. A temperatura máxima prevista é de 21 graus e chuviscos. Pense do trench e nas blusinhas de lã.
ricardo
Olha eu de novo Lina 😉
Se eu for a noite ao castelo tem algum trem para a volta?
Obrigado….
loris
esse é meu sonho de consumo mas tenho sempre ido á França quando ele está fechado. IMPERDÍVEL ESSE CASTELO.
Vívian Campanelli
Gente que lugar deslumbrante!!! Não conhecia…
Está na lista para a próxima ida!
Bjos Lina e parabéns pelo blog de novo!
Cris
Olá Maria Lina, primeiramente quero parabenizá-la pelo blog, estou indo para Paris no domingo (07/09) e consegui por aqui muitas dicas imperdíveis….!!! Mas uma questão ainda me preocupa: o tempo!!! Vc poderia me informar como está o clima aí esta semana? Estou arrumando as malas e muito indecisa se devo levar roupa de frio….
Marilia
Eu já havia escutado esta história antes mas me contaram como sendo no Castelo de Versailles.
Isso me confundiu muito na época, não sabia ao certo então se Versailles era o Castelo que o Rei tomou ou seria o chalé de caça do Rei.
Agora os pingos nos is estão certos, é o mesmo Rei, mas os castelos são diferentes.
Adriana Pessoa
Nossa, que lindo!
Quero conhecer um dia…