comte4.jpg

O castelo Vaux le Vicomte está situado a 25 minutos de trem de Paris, um delicioso passeio para todos aqueles que querem conhecer os arredores da capital francesa.

Vaux le Vicomte foi o teatro de uma história trágica. Este castelo era a residência de Fouquet, ministro do jovem rei Louis XIV que tinha apenas 22 anos na época. Vaux era considerado o castelo mais bonito da França, situado entre duas residências reais Vincennes e Fontainebleau. Versailles não existia ainda.

comte2.jpg

A lenda conta que no dia 17 de agosto de 1661 Fouquet organiza uma monumental festa para o rei. O monarca, com ciúmes da riqueza e opulência do seu ministro, ordena a sua prisão perpétua e  d’Artagnan, o chefe dos mosqueteiros, será a pessoa encarregada da execução da sentença.

comte3.jpg

Claro que a verdadeira história é mais complexa e outras variáveis explicam o ato de Louis XIV, o colapso financeiro do reino, intrigas, verbas desviadas por outros.

comte5.jpg

Vaux le Vicomte é hoje um castelo privado, inteiramente mobiliado e com uma administração dinâmica.

comte1.jpg

Até o dia 11 de outubro, nos sábados a noite, o castelo é iluminado com mais de 2.000 candelabros reproduzindo assim o ambiente das festas organizadas pelo infeliz Fouquet. Um bar à champagne e a difusão de música clássica nos jardins completam este anoitecer feérico.

Como ir de paris até vaux-le-vicomte:

  • Por conta própria: pegue o trem comum linha R ou o trem RER D na Gare de Lyon até a cidade de Melun. Em seguida, pegue táxi ou Uber até o castelo, esse trajeto leva cerca de 10 minutos.

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris