por Rodrigo Lavalle
O Carreau du Temple, localizado no Alto Marais próximo à Place de la République, é um antigo mercado coberto típico da arquitetura em metal parisiense do final do século 19. Em outras encarnações ele já foi um mercado em madeira (após a Revolução Francesa) e um espaço fortificado dos Cavaleiros Templários (na Idade Média). A atual versão do prédio foi inaugurada em março passado após 4 anos de trabalhos de reforma, adaptação e construção.
O arquiteto encarregado pelo projeto foi o francês Jean-François Milou. Sua idéia central foi utilizar o carvalho nas intervenções contemporâneas a fim de tornar o ambiente mais quente e acolhedor, contrabalançando assim o domínio da estrutura de ferro, dos fechamentos em vidro e do teto alto.
A função do novo espaço é multidisciplinar servindo às artes, esportes, comércio e educação. Cursos e eventos esportivos, shows, concertos, desfiles de moda, artes circenses, peças de teatro e feiras acontecerão no local que está aberto às escolas, associações, criadores e habitantes da região mas também aos turistas. Fiquem ligados na programação de eventos que pode ser consultada aqui. Até agosto estará acontecendo o espetáculo circense Aranéide; no fim de setembro é a vez de um evento de street food.
Independente dos dias de eventos, o espaço possui também um café/restaurante, Les Jules (sobre o qual a Lina escreveu aqui), aberto todos dias das 08:30 a meia noite em serviço contínuo. Perfeito para um almoço tardio.
Em meio à crescente coolerização do Alto Marais, com a inauguração de cada vez mais lojas, bares e empreendimentos comerciais (o projeto La Jeune Rue, sobre o qual falei aqui, é um deles), é saudável para o quartier e seus moradores a inserção de um prédio público cujo objetivo seja o convívio e a interação entre as pessoas através das artes e dos esportes.
Carreau du Temple – 4 rue Eugène Spuller, 75003. Segunda a sábado das 09:30 às 21:00. Metrô linha 3, estação Temple ou linhas 3, 5, 8, 9 e 11, estação République.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
Ana Laura
Viajo com minha mãe, uma amiga e meu filho de 9 anos. Ele poderia entrar em uma apresentação no Carreau? não encontrei se há limite de idade.
Rodrigo Lavalle
Ana, pode sim.
Abraços.
Suzane scherer
Olá ! Já estive em Paris e passarei 3 dias nos próximo dias 27-28-29 setembro . Vou ficar no Marais. Gostaria de dicas de eventos que valem a pena! Obrigado
Rodrigo Lavalle
Suzane, no dia 27/09 estará acontecendo o festival de street food citado no artigo cima. Pesquise por mais. Pesquise nesse site: http://goo.gl/8gtr2m.
Nesse artigo nós sugerimos algumas ótimas exposições que já estão em cartaz ou entrarão em cartaz em breve: https://www.conexaoparis.com.br/2015/09/16/exposicoes-em-paris-ate-o-comeco-de-2016/.
Abraços.
Christiane Lucci
Olá! Ficaremos hospedados num apartamento na Rue Pas de la Mule, no Marais. Sugere algum mercado bom e próximo para fazermos compras e abastecer o apto.? E aliás, qual é o supermercado de sua preferência?
Rodrigo Lavalle
Christiane, o melhor supermercado para o dia a dia é o Monoprix.
Na região do Marais, na rue de Bretagne, existe o Marché des Enfants Rouge: https://www.conexaoparis.com.br/2009/11/23/um-segredo-parisiense-o-mercado-les-enfants-rouges/.
EDUARDO JOAO DI PIETRO
POR FAVOR, ESTAREI EM PARIS E GOSTARIA DE SABER QUAL CIDADE ESCOLHO PRA PASSAR 2 NOITES: AIX EN PROVENCE OU SAINT PAUL DE VENCE ?????
VOU DE TGV.
OBRIGADO.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, Aix en Provence, você chega direto de TGV a partir de Paris. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/.
Abraços.
Tatiana Ximenes
Rodrigo, bom dia! Amei a idéia do restaurante. Será perfeito para minha chegada em Paris. Mas será que mesmo sem nenhum evento, posso entrar para conhecer o espaço?
Rodrigo Lavalle
Tatiana, o espaço só é acessível quando tem algum evento.
Abraços.