Assista ao nosso vídeo sobre o Canal Saint Martin, com todo seu ar bucólico e cool. No artigo detalhamos um roteiro a pé por suas margens com dicas do que fazer e onde ir.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O canal Saint Martin
O canal Saint Martin é um dos trechos do curso d’água que liga o Parc de la Villette – à nordeste da capital – ao Sena, na altura da Bastille. Ele atravessa o 10º e o 11º distritos de Paris.
Nosso vídeo mostra as margens do canal quando ele passa pelo 10° arrondissement e também sua continuação, a Bassin de la Villette.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
Maurício Christovão, nosso amigo pitaqueiro, já contou como é percorrer esse curso d’água – da Bastilha ao Parc de la Villette – de barco (clique aqui para ler). Um programa para casais apaixonados e para aqueles turistas curiosos, que já exploraram a parte mais turística de Paris.
Hoje propomos que você faça uma parte desse trajeto a pé. A ideia é conhecer um pouco mais esses bairros menos turísticos de Paris mas que são cheios de boas atrações, de programas interessantes e de atitude! Uma parte da cidade que até mesmo os parisienses estão descobrindo.
Sairemos do Parc de la Villette, margeando o Canal Ourcq e a Bassin de la Villette, até chegar ao Canal Saint Martin. Sem paradas o percurso levaria cerca de 35 minutos mas é lógico que iremos fazer vários pitstops estratégicos para reabastecer.
As melhores épocas para visitar o Canal Saint Martin é a primavera e o verão, com dias ensolarados, quando as ruas e os parques da região ficam cheios de gente bonita e interessante.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O roteiro
Pegue a linha 5 do metrô parisiense e desça na porta do Parc de la Villette (estação Porte de Pantin). O La Villette além de ser um local delicioso, com todas as atrações de um parque, tem também atrações culturais e educativas. Ele é super indicado para as crianças!
Você pode ver uma exposição relacionada ao universo da música na Filarmônica de Paris (ou apenas admirar a arquitetura extravagante do prédio) ou uma exposição científica na Cité des Sciences et de l’Industrie.
Na Geode, um cinema 360° cujo prédio é uma esfera espelhada, é possível assistir filmes sobre ciências e história. Você pode também só flanar e relaxar. Para saber mais sobre o parque e suas atrações, clique aqui e leia nosso artigo.
O La Villette é cortado pela Canal Ourcq que, mais lá na frente, vai “virar” o Canal Saint Martin. Vá andando pelas margens do Ourcq (no sentido Paris) até chegar a rue Crimée e sua ponte móvel. Ótimo local para fotos com a perspectiva dos canais.
[Se você quiser fugir do nosso roteiro, pode virar à esquerda na rue de Crimée e subir até o Parc Buttes Chaumont, o mais inusitado de Paris (leia sobre ele aqui). Um dia só de parques parisienses não é nada mal!]
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Bassin de la Villette
Continuando, ao atravessar a ponte da rue de Crimée, o Canal Ourcq vira a Bassin de la Villette. Logo de cara vemos dois grandes prédios. À direita, o albergue St Christopher e, à esquerda, a Paname Brewing, bar que faz sua própria cerveja e possui mesas ao ar livre além de um grande espaço interno.
Assim como no Sena, às margens da Bassin as pessoas fazem piquenique, jogam bocha (pétanque?) ou simplesmente aproveitam o sol. No verão tem até piscina!
Ao longo dela e de suas duas ruas laterais (quai de la Seine e quai de la Loire) existem vários cafés e bares simpáticos: o Pavillon des Canaux (café que serve pratos salgados rápidos, doces, bolos), o Bar Ourcq (empresta espreguiçadeiras), o Bastringue (boa comida francesa típica e farta), o 25°Est (com mesinhas na beirada da água) etc.
Quem quiser um programa cultural, há também dois cinemas MK2, um de cada lado do canal. A comunicação entre eles é feita de barquinho!
Por falar em barco, você pode alugar um na Marin d’Eau Douce, clique aqui para mais informações.
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Canal Saint Martin
Agora chegamos em Jaurès, deixamos para trás o 19° arrondissement e entramos no 10°, onde o Canal Saint Martin propriamente dito começa.
[Para os amantes da arquitetura outro desvio possível do nosso roteiro é pegar à esquerda no boulevard de la Villette e andar cerca de 3 quarteirões até a sede do Partido Comunista Francês, obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Na mesma praça, a Colonel Fabien, fica o albergue design Generator, um dos melhores hostels de Paris.
Continuando agora pelas margens do Canal Saint Martin, temos, à direita, o bar e casa de shows alternativos Point Éphémère. Você vai ver também muitos bares e restaurantes mas guarde sua fome para mais tarde.
Logo mais à frente fica o Jardin Villemin (ótimo para piquenique se você estiver vindo na primavera/verão). Atrás dele se encontra a Maison d’Architecture onde, às vezes, há exposições sobre o tema, consulte o site antes de ir.
Uma loja interessante e divertida (objetos para casa e roupas) é a Antoine & Lili, muito fofa e extravagante para alguns, ela tem o seu público cativo. Uma pérola é a livraria Artazart dedicada ao design gráfico, à moda, fotografia e arquitetura.
Ande mais um quarteirão e você chegará ao epicentro da região e da turma bobo (os burgueses boêmios), o Chez Prune, misto de bar e brasserie. Tome só um vinho.
Ao longo do Canal, nas suas duas margens, você vai encontrar uma série de bares, cafés e restaurantes interessantes frequentados por gente interessante entre eles o Hotel du Nord e o pub irlandês The Cork & Cavan.
O entorno
Agora que você chegou no THE PLACE explore as ruas ao redor. De um lado a rue Bichat, a rue Granges aux Belles e a rue Marie et Louise, cheias de cafés e restaurantes.
Do outro lado ficam as comerciais rue de Marseille e Beaurepaire, cheias de lojas bacanas; a rue de Lancry (almoce no Verre Volé se você procura comida francesa de raiz); a rue des Vinaigriers (almoce no Sol Semilla se você for vegetariano); a rue Lucien Sampaix (almoce no Hollybelly ou tome um suco no Bob’s Juice Bar se você for hipster); a rue Yves Toudic (padaria Du Pain et Des Idées).
Obviamente que as duas ruas que margeam o canal também são interessantes e merecem ser exploradas.
Mas o mais importante do Canal Saint Martin é comprar uma garrafa de rosé, sentar às suas margens com os amigos e aproveitar o momento. Como um bom parisiense.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças
Leia também
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
João Guilherme Viana Correa
O Canal é um dos passeios favoritos quando vou a Paris. Cheio de locais gostosos para se comprar, tomar café ou fazer Refeicao . É tranquilo, principalmente aos domingos quando fecham às ruas para os carros . Suas pontes são um lugar de para se olhar tranquilamente a vida por ali!
Raquel Fett
O post está ótimo, super completo! Quem tiver sorte como nós, e as temperaturas estiverem bem baixas em Paris, pode vê-lo congelado. Último janeiro ele ficou quase uma semana congelado. Espetacular! http://www.meusdestinosimperdiveis.com.br
Barbara
Olá Rodrigo e Lina, tudo bem? Adoro o blog e todas as dicas!! Devo estar em Paris em julho e gostaria de fazer um passeio no domingo que inclua Montmartre, Canal de Saint Martin e Cemitério Pere Lachaise. Qual seria a ordem mais lógica? Pensei em começar em Montmartre e terminar no cemitério… acha que funciona? Muito Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Barbara, esses 3 locais não estão em uma trajetória retilínea, quer dizer, alguma volta você terá que dar.
marcy
Como sempre os videos são muito agradáveis; que passeio bonito.
Rodrigo Lavalle
Marcy, obrigado!
Dirce Cunha
Quero fazer essa viagem e esse percurso… já percorri longo trecho a pé…. achei lindo mesmo..
kariny
Vídeo maravilhoso! Adorei, estou saudosa.
Maria das Graças
Ótimo passeio para um dia de sol e temperatura agradável. Ainda não consegui fazer todo o percurso.
Gustavo Moreira
Olá, equipe do Conexão Paris! Vocês acham que vale a pena assistir à Ópera Carmen na Opéra Bastille, em junho próximo? Nunca vi uma ópera antes, mas gostaria de apreciar uma vez. Vale a pena pagar os 90 euros do ingresso? Abraços
Rodrigo Lavalle
Gustavo, se for possível assista a uma opéra na Opéra Garnier, o prédio é belíssimo e a experiência de assistir a um espetáculo nela é maravilhosa. Clique aqui e aqui para ler nossos artigos sobre a Garnier.
Caso não seja possível, vale a pena ir à Opéra Bastille. Apesar do prédio não ser muito bonito, a acústica do local é perfeita.
Dillemba
Ótimo post! Como os de Montmartre, dá ideias de qual direção tomar e o que há de mais interessante para se ver. Tendo um roteiro para servir de base pode-se incluir ou encurtar algum percurso. Quero ver é ter pernas para tudo isso.
MonicaSA
Sensacional a idéia de fazer um roteiro com vídeo. Bravo!