por Rodrigo Lavalle
Inaugurou-se na última quarta-feira, dia 10 de abril, o grande evento em homenagem ao Brasil promovido pela loja de departamentos Le Bon Marché. Intitulado ‘le Brésil rive gauche’, esse evento ocupa uma grande área do térreo e vários outros pontos nos demais andares e nas vitrines da loja. Até as sacolas do grande magasin fazem referência ao tema que se desdobra em pop-up stores de marcas e produtos brasileiros, mostras de arte e gastronomia.
Dentre os setores representados no evento, a moda foi a que menos se deu bem. A maioria das roupas aposta no exagero de cores e estampas e no tropicalismo de frutas, flores e pássaros e em Copacabana, claro! Pelo menos o ‘piriguetismo’ ficou de fora. Ufa! Reinaldo e Pedro Lourenço conseguiram escapar desse clichê e apresentam a sua moda de sempre: chique e levemente conceitual.
Outra presença marcante é a da designer Cláudia Savelli e suas bijus feitas com vários tipos de corda.
O setor beleza está bem sortido com os produtos da Granado e da Phebo. Tudo bem apresentado, lindo e com cheiros ‘exóticos’ que estavam deslumbrando os franceses quando eu estava por lá.
O que eu mais gostei e achei significativo foi o setor de design e produtos para a casa. Adoro os utensílios de ferro esmaltado bem típicos/tradicionais/vernaculares e a super pop jarra em formato de abacaxi. Além disso, em uma abordagem mais contemporânea, temos as incríveis cadeiras feitas a partir de pranchas de skate do Studio Zanini.
E as fruteiras montadas com vários tipos de utensílios de plástico colorido do Studio Jahara. Essas últimas são o exemplo perfeito da apropriação de objetos populares do dia-a-dia transformado-os em algo mais sofisticado e interessante.
Voltando à moda, eu não sei qual o critério usado para se fazer a curadoria das marcas participantes. Eu senti falta de alguns estilistas com trabalhos mais autorais e que, de uma certa maneira, têm ‘cara’ de Brasil. Estilistas como Ronaldo Fraga e Lino Villaventura são importantes no universo da moda brasileira. Ronaldo Fraga, apesar de fortemente influenciado pela Comme des Garçons, sempre apresenta nas suas coleções temas vinculados à história e ao povo brasileiro. Lino Villaventura usa tecidos e técnicas bem nordestinos em suas roupas. Até mesmo a marca Neon, mais alternativa e conceitual, aposta no ‘tropicalismo’ porém de uma forma fresca e pessoal.
Mas independente disso ou daquilo é sempre bom ver o nome e a cultura do Brasil sendo divulgados pelo mundo. Especialmente por um local tão sofisticado e tipicamente francês como o Le Bon Marché.
le Brésil rive gauche – de 10 de abril à 22 de junho
Le Bon Marché
24 rue de Sèvres – 75007 Paris
metrô linhas 10 e 12 – estação Sèvres-Babylone
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26 Comentários
Regina Vasconcelos
Gostei muito, fui la hoje, e estava bem concorrido numa loja que nunca bejo muito cheia, bom gosto imperamdo, valeu!
Isa Santos Tavares
Estive na sexta passada na expo e concordo com tudo o que foi dito aqui. achei muito interessantes as peças do atelier Jahara (que eu não conhecia daqui do Brasil), mas achei as roupas tb caricatas, exceto osklen pelo menos uns vestidos brancos que estavam lá seguiam a mesma linha do que vejo nas lojas da osklen mesmo. na hora em que fui (3 da tarde) tinha muita gente comprando!!
Albino
Os ítens masculinos do Alê não foram feitos com exclusividade pro evento. O que foi, foi escolhido dentro de uma coleção já pronta que estava à venda na loja. Vi o dia que a equipe do Magazine passou na loja….