O bar do Hotel Meurice, o 228, é considerado um dos melhores bares de Paris (ele está na lista dos melhores bares do guia Conexão Paris 2).
Lendo os jornais hoje de manhã, me surgiu a idéia deste artigo. Escrever um post sobre um programa para o final da tarde, um aperitivo mais prolongado.
Tome posse de uma poltrona confortável do 228, peça uma coupe de champagne ou uma taça de vinho. Deixe o tempo passar lentamente.
Quando bater a necessidade de comer algo, peça um club sanduíche. Esta escolha acabou de ganhar o honrado primeiro lugar em um concurso realizado pelo Figaroscope dos melhores clubs de Paris.
Como será um sanduíche preparado pelo grande chefe três estrelas Yannick Alléno?
O hotel Meurice vende uns trinta clubs por dia. Eles são feitos com tomates frescos, mas não qualquer tomate, o que se chama coeur de boeuf – ou “coração de boi” – um tomate tão doce que realizamos que se trata de uma fruta e não um legume. Sem casca, claro, e temperado com azeites especiais. Em seguida o peito de frango é de frango caipira assado lentamente em churrasqueira vertical. O pão de forma é comprado no Harry’s ( para falar a verdade, nestas alturas meu conhecimento da gastronomia deixa a desejar). A alface é somente o coração da alface, bem crocante e verde claro. A maionese é feita na hora com mostarda savora. O bacon é o ibérico, o mais saboroso de todos. São três camadas de pão torradinho, bem dourado e duas de recheio. O sanduíche vem acompanhado por fritas maison, preparadas com batatas que se chamam Mona Lisa.
Esta a receita clássica. Porque você pode pedir um club de salmão defumado ou um vegetariano (todos custam €25).
A partir das 19.00h a sensação de bem estar será perfeita. Você estará na companhia de três músicos – um piano, uma guitarra e uma bateria – e este final de tarde pode se prolongar até altas horas da noite.
228 – 228 rue de Rivoli 75001 Paris – aberto das 12.00h às 2.00 da manhã. Serve almoços rápidos, chas da tarde, aperitivos e jantares leves. A partir das 19.00h, todos os dias, música ao vivo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
72 Comentários
Beth
Sonia s
A Dorothy Parker fazia ponto no Algonquin porque o único lápis do New Yorker estva ocupado!
Vc conhece a piada?
Risos.
Beth
LuciaC
Jaguar é uma grande figura, uma das melhores aqui do pedaço…
Quando lançou seu 1o. livro ele escreveu uma dedicatória ótima para Dodô: “Meu 1o. amigo quando cheguei de Caratinga!” Só que ele é carioca, o Ziraldo é que nasceu em Caratinga…
Bjs.
Sonia S
Dodô,
O Jaguar é sempre muito bom!
Lucia C,
O bar do Algonkin ainda é lindo. E todo aquele pessoal se reunia por lá: Lilian Helmann, Dashiel Hamet, Edmundo Wilson e tantos outros.
Doroty Parker também era sábia.
Helena,
Pois é, ando meio sumida. Tenho passado por aqui, mas sem tempo para dar pitacos.
Não conheço esse livro do Sebastião Nery. Para falar a verdade, nunca li um livro dele. Trata-se de bom jornalista, mas há muito não o leio.
E…aos poucos, vão voltando os livros.
Bjs.
Helena Bäuerlein
Oi Sonia,
Vc sumiu, menina !
Lembrei muito de vc . Ganhei outro livro, A Nuvem , do jornalista político Sebastião Nery. É MUUUUUITO bom. Ele tem 77 anos e, segundo ele , ele espremeu sua vida nessa obra. Ele fala de sua viagem a Paris de um jeito delicioso.
Bjk.
conexaoparis
Helena
Depois você me conta quem te deu?
LuciaC
Beth & Dodo,
dizem que Jaguar, figura fácil aqui pelas redondezas, quando perguntado por que ele bebia, respondeu:
“Porque é líquido, se fosse sólido eu comia.”
Sonia S
a longevidade da Queen Mother era atribuida “a ou as” dose de gin diárias.
Mas tem-se que ter cuidado para não exagerar.
Doroty Parker (no Oak Room)
declarou e aconselhou nesta quadrinha:
“I love to drink martinis.
Two at the very most.
Three I’m under the table. (que devia ser a redonda)
Four I’m under my host.”
(e já ficava pelo Algonquin aos cuidados da Matilde da época)
Agora não lembro se era Matilde ou Matilda o nome da gatinha.
oops! lá se foi a luz! Estou na bateria que não é da Mocidade, mas do laptop.
Vou ter que desligar.
XXX
conexaoparis
LuciaC
Continue assim. Nunca mude nem um vírgula.
LuciaC
Espaçoso ele, não é não, Beth?
Deixa estar, finge que não vê que ele desiste e vaza. (o vaza é para não embandeirar a idade)
Mas sabe que ele esta certo?
Tomada de decisão é que é coisa séria, mais difícil que a de Constantinopla ou de qualquer outro tipo com três pinos.
Nessa do auê teve neguinho que perdeu a cabeça.
Pede um shaken not stirred para mim, pode ser de Tanqueray com uma gotinha-inha de Noilly Prat e um twist de limão.
Tin-tin.
É isso aí.
Adorei Beth e Dodo!
Dodô
Sonia S,
O Jaguar fez um cartoon antológico sobre o tema. Casal em mesa de bar, com jeito de quem está terminando tudo. Baloon sainda da boca dele:
– Querida, você está chorando no meu dry martini.
Em tempo: Brilhante a sua resposta Porter/ Bach.
Sonia S
Olá, meninose meninas,
Eu adoro dry martini.
Sobre revelar idade, certa vez, disse a um amigo meu que eu adorava Cole Porter.
Resposta: Cuidado, isso revela a idade.
Respondi-lhe dizendo que assim não poderia dizer que gosto de Bach.
Luiz Bunuel que era um grande apreciador de dry martini, no seu livro Meu Último Suspiro, diz sobre esse drink: “…..Os autênticos afccionados que apreciam seu dry martini bem seco, chegavam a dizer que bastava deixar uma raio de sol atravessar uma garrafa de Noilly Prat antes do tocar o copo de gim. Um bom dry martini, diziam nos Estados Unidos, deve ser como a concepção da Virgem Maria.”
É assim que eu gosto, bem seco, pode ser no Bar do Ritz, No Plaza Athénée, do Le Meurice, ou feito por mim.
Um abraço a todos,
Beth
LuciaC
Vc já viu marido mais manipulador do que o MEU?
Já foi respondendo sua colocação como se fosse eu…
Risos e beijos
Dodô
LuciaC,
Coincidência, ainda que em outro contexto. Hoje eu também me lembrei do João Ubaldo, mas a propósito de preferências gastronômicas. É genial, em “Viva o povo brasileiro”, a descrição que ele faz de um repasto antropofágico dos índios da Bahia, com direito á comparação entre a carne rosada e suculenta dos invasores holandeses e as pelancas ressecadas dos jesuítas ibéricos.
Sobre tomadas – quando criança fui vizinho de uma família francesa.
E ficava muito intrigado com a festa que eles faziam no dia 14 de julho para comemorar a tomada da Bastilha.Eu não conseguia entender todo aquele auê por causa de um simple tomada.
Abs.