Vieux Lyon é o bairro mais bonito da cidade de Lyon.
Trata-se de conjunto formado por becos e ruelas medievais com arquitetura renascentista e cores italianas.
O circuito se articula em torno da Catedral Saint Jean e da rua do mesmo nome.
A ruela Saint Jean é interessantíssima e seus segredos devem ser descobertos com calma. Esta restreita rua é cheia de passagens secretas chamadas traboules: são corredores que nos levam de uma rua à outra passando pelo interior dos imóveis. As traboules são privadas, mas quase todas elas estão abertas ao público.
Percorram as ruelas Saint Jean, rue du Boeuf, rue des Trois Maries. O prazer deste circuito é procurar as traboules, empurrar portas e descobrir tesouros da arquitetura passada. Um exemplo, no número 54 da rue Saint Jean se encontra uma passagem até a rue du Boeuf. Dizem que esta é a traboule mais longa de Lyon.
O passo seguinte é subir a colina Fourvière, em direção à Basílica de Fourvière.
Existem várias escadas e nós pegamos a Montée du Garillan, que começa na rue Saint Jean esquina com rue Gadagne.
A vista que temos da cidade é surpreendente. Não fomos até a Basílica, ficou para uma próxima vez.
Mas nos aconselharam, na próxima vez, subir pela Montée de Chazeaux que se incia na rue do Boeuf. São 228 degraus que nous revelam a cidade inteira. No final da Montée, a subida até a Basílica se faz por uma segunda Montée, chamada Saint Barthélemy, logo à esquerda. E, no final desta, por uma caminhada de 30 minutos dentro de um jardim chamado Rosaire. Para os corajosos.
Lyon possui um evento extraordinário e não poderia deixar de citá-lo, a famosa Fête des Lumières. Já marquei no meu calendário um retorno à cidade na próxima festa, do dia 6 até 9 de dezembro 2013.
A tradicional festa das luzes em Lyon. Foto de Nikki Britz no Flickr
Leia também:
- Lyon, um das cidades mais bonitas da França, onde descrevemos nosso primeiro dia em Lyon com passeio de City Tour para visualizar a cidade e visita da Presq’île.
- Lyon: dicas de hotéis e restaurantes
Como ir de Paris até Lyon?
Existem diversas opções de transporte:
- Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos dirários entre Paris – Orly e Lyon.
Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
Tereza Gomes
Muito obrigada. Na volta darei noticias!
Tereza Gomes
Prezados,
estou indo à Lyon em maio. Me orientem quanto a melhor localização para hospedagem. Estamos indo em dois casais.
Obrigada,
Tereza.
Rodrigo Lavalle
Tereza, a Presqu’île é o bairro ideal para se hospedar. Leia esse artigo completo sobre Lyon com dicas do que fazer e de hotéis.
Madá
Conheci Lyon em 1980!!! Estive algUmas vezes mais recentemente e gostei da localização do Mercure na rue Stella e da relação preço conforto. Acabei ficando lá várias vezes. Dali se vai a pé a Vieux Lyon e caminhadas na beira do rio. Adorei visitar os salões da prefeitura
Kariny
Ainda não conheço, registro a ótima dica para a próxima ida.
HUGO CARVALHO
Gosto muito de Lyon. Vez em quando ficamos por lá ao invés de Paris. Além de ser uma cidade gostosa, a localização é ótima para servir de base para visitar (de trem) cidades da Borgonha (como Beaune) e da Provence, como Avigon, Aix-en-Provence…
jorge fortunato
O Vieux Lyon é o meu lugar em Lyon. Andar sem rumo por suas ruas é um programa e tanto. E existe um clima de mistério com as traboules e miraboules – também há essa denominação – que dá um charme especial ao passeio.
Juliana
Quando visitamos a cidade, comemos bem no bairro. Como estávamos em clima de “turistar”, sentamos duas noites em restaurantes na rue Saint Jean para degustar um menu entrada+prato+sobremesa, sem medo de ser feliz. Tivemos uma grata surpresa com o serviço, de uma forma geral, todos muito sorridentes e simpáticos (exceto em um pub na rua onde tomamos uma cerveja e o moço foi apenas “educado”).