O 11° arrondissement de Paris é o atual quartier-fetiche de certa parcela da população parisiense. Casados e solteiros na faixa dos 30 anos, com estilo de vida cool e branché, sonham em morar ali. Tal demanda já se traduziu no aumento do preço dos aluguéis e dos imóveis que já vem empurrando quem pretende comprar seu primeiro apartamento para os 19° e 20° arrondissements. E assim segue a gentrificação da cidade.
O 11 não é nada turístico no sentido tradicional da palavra. Nenhum museu, nenhum parque interessante, nenhum monumento indispensável (OK, as importantes praças da République e da Bastille estão na divisa do 11 com outros arrondissements mas elas são locais de passagem). Ele também não é o bairro mais lindo ou bucólico da cidade, nem aquele com a arquitetura mais clássica. Óbvio que esses momentos existem aqui e ali na região, afinal de contas, estamos em Paris.
Mas então porque estamos dedicando um artigo inteiro ao 11° arrondissement de Paris?
Na verdade, o grande atrativo do quartier é a sua oferta variada de restaurantes de qualidade, seus bares animados e sua vida noturna jovem e boêmia. Grande parte dos novos e hypados restaurantes gastronômicos de chefes jovens e pouco conhecidos tem aberto na região. Eles coexistem com bistrôs antigos e tradicionais que ainda hoje atraem turistas e locais. O mais famoso desses novos restaurantes gastronômicos é o Septime, dono de uma estrela Michelin e preferido de Beyoncé. Apesar de toda fama e glória, sua decoração, ambience e staff são descontraídos e simples. Tradução perfeita do que o 11° arrondissement é hoje. Cool sem ser blasé, antenado sem ser esnobe.
Um bom jeito de dissecar o 11° arrondissement de Paris é falando de suas ruas mais interessantes:
- Rue de Charonne: seus primeiros quarteirões, a partir da rue du Faubourg Saint-Antoine são repletos de lojas bacanas como a April 77 (moda jovem de inspiração rock), Isabel Marant, COS (a prima rica e minimalista da H&M), entre outras. Vale a pena ir descobrindo. No meio delas fica o Chez Paul, bistrô francês tradicionalíssimo. Na sequência vão surgindo os cafés, destaque para o Pause. Mais pra frente ficam o já citado Septime e o Clamato, que adoramos (leia aqui). Para degustar um fondue a dica é o Le Chalet Savoyard (leia aqui).
- Nos arredores da rue de Charonne vale a pena conferir: o bar/casa de shows/boate Badaboum, especializada em black music, na rue des Taillandier, n°4; o bar inglês Bottle Shop e seu ótimo e farto brunch e a Kluger especializada em quiches e tortas (leia aqui) ambas na rue Trousseau; a casa de shows Café de la Danse na Passage Louis-Philippe n°5.
- Rue Oberkampf: a Fernanda Hinke, idealizadora dos passeios de bike do Conexão Paris falou recentemente sobre essa rua aqui. Acrescentamos o bar à vin gourmet Les Deux Amis, bem descontraído; o restaurante gastronômico Pierre Sang (leia aqui) e a hamburgueria Paris New York, o melhor hambúrguer da cidade.
- Rue Saint-Maur e Rue Jean-Pierre Timbaud: se cruzam e possuem muitos bares divertidos. Bom ficar pulando de um pro outro. Tudo simples, jovem e animado.
- Rue de la Roquette (perto da Bastille) e Rue de Lappe: animadíssimas e cheias de bares porém tudo muito adolescente, sem personalidade, genérico e, no caso da rue de Lappe, bem turístico. A fábrica/loja de chocolates do famoso chef Alain Ducasse fica na rue de la Roquette n°40. Essa vale a pena conferir, leia aqui.
- Rue Amelot: paralela ao boulevard Beaumarchais (que separa o 11° do Marais). Nessa rua ficam o Pop In e o Panic Room, dois bares famosinhos com pistinha de dança (rock no caso do Pop In e house/techno no caso do Panic Room). Mais pra frente fica o Cirque d’Hiver. Pertinho se encontra o restaurante Le Clown Bar.
- Rue du Faubourg Saint-Antoine: separa o 11° do 12° arrondissement. É uma rua meio feia e bem comercial, cheia de lojas variadas: Muji, Hema, Vans, Lee, Gap, Sephora, Lush, Habitat, Maison du Monde, Carhartt, Starbucks, etc.
- Boulevard Richard Lenoir: uma avenida larga com um grande canteiro central cheio de jardins, espaços para brincadeiras e jogos, feiras e mercados ao ar livre. Ele se transforma no Canal Saint Martin.
Outros locais interessantes no 11° arrondissement de Paris:
- Perchoir: rooftop bar descontraído e animado escondido numa ruazinha genérica do bairro, ideal para os dias quentes de sol; 14 rue Crespin du Gast.
- La Fine Mousse Restaurant: bar de cervejas artesanais; 4 bis avenue Jean Aicard.
- Servan: neo-bistrô jovem e simpático (leia aqui); 32 rue Saint-Maur.
- Au Passage: restaurante cujo foco é em pequenos pratos elaborados e surpreendentes, foi lá que experimentamos pela primeira vez coração de pato e alho dos ursos; um dos nossos restaurantes preferidos; 1 bis passage Saint-Sébastien.
- Le Chateaubriand: restaurante gastronômico venerado por todos, os americanos fazem fila na porta; 129 avenue Parmentier.
- Le Chardenoux: bistrô do chef estrelado Cyril Lignac (leia aqui) que também possui uma excelente confeitaria/padaria no 11°; 1 rue Jules Vallès e 24 rue Paul Bert.
- East Side Burger: a primeira hamburgueria 100% vegetariana de Paris, pequenininha; 60 boulevard Voltaire.
- Café de l’Industrie: bistrozão com pratos típicos da culinária francesa onde se pode comer a qualquer hora do dia, leia aqui; 16 rue Saint-Sabin.
- Paul Bert e Astier: bistrôs franceses tradicionais, leia aqui e aqui; 18, rue Paul Bert e 44, rue Jean-Pierre Timbaud.
Leia também:
- Hotéis no 11° arrondissement
- O 2˚ arrondissement (bairro) de Paris
- O 13˚ arrondissement de Paris (em vídeo)
- O 19° arrondissement de Paris
- O 20° arrondissement de Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Magda Carvalho
Boa tarde, Rodrigo, excelente trabalho. Irei em janeiro com meu marido e nossas quatro crianças, com idades de 8 a 14 anos. Como a família é grande, estamos em busca de um hotel econômico, mas bem localizado ou de fácil acesso ao metrô. Qual você indicaria? Tb pensamos em alugar apartamento. Indica algum site? Airbnb? Muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Magda, veja nossas dicas de hotéis bons e baratos em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-dormir/hoteis-bom-e-barato-paris/. Elas não ficam em regiões centrais mas, com o metrô, o deslocamento fica fácil.
Para aluguel de apartamento nós indicamos a empresa “À la Parisienne”: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/08/apartamento-para-alugar-em-paris. Eles têm vários tipos de apartamentos em diferentes regiões de Paris.
teresa
Qual a melhor zona residencial para viver com 4 filhos?
obrigada
Rodrigo Lavalle
Teresa, a melhor zona residencial de Paris é o 7° arrondissement mas é também a mais cara. Algumas regiões do 12° e do 15° também são muito boas. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2008/06/16/caracteristicas-dos-bairros-de-paris.
Abraços.
Luiz wagner ventura
amigo. A conexão paris tem telefone para contacto?
Rodrigo Lavalle
Luiz, não. Envie um email para [email protected].
Abraços.
MonicaSA
Este é o grande diferencial de Paris. Há um arrondissement para cada faixa etária. Cada vez que você conhece mais a cidade, vai descobrindo onde é o seu cantinho. O meu é o 7 arrondissement.
Pilar
Amo o 11eme!!! Morei em Paris em 2012/2013, estava com 21 anos na época, aluguei um apartamento na Rue de la Roquette e fiquei muito feliz com a minha escolha! Pude viver uma vida de bairro em Paris, sem muitos turistas ao redor, cercada de gente jovem e bem pertinho do Marais, que eu acho um dos bairros mais agradáveis da cidade! Sem dúvida o 11eme é uma ótima opção para saídas noturnas para os jovens que querem uma night agitada mas sem muitas frescuras. Recomendo a todos os meus amigos que pedem sugestões de Paris rs
Mari Campos
Por essas e outras, tô AMANDO essa minha temporada aqui no 11o.! <3
Marli Rosetti
Ola!
Sou apaixonada por Paris!
Sempre acompanho o seu blog, mas confesso que por falta de tempo estou um pouco afastada dele.
Bem, lendo seu poste de hoje gostaria de sugerir postagens sobre os arromdissement ( um a um). Não sei se já possui essa postagem pois como falei estou um pouco afastada do blog.
Seria interessante fazer uma sequência do primeiro até o último , com dicas de passeios , hotéis, restaurantes ou simplesmente fotos de ruas para passear e apreciar a beleza natural que nos faz tão bem!
Esse poste de hoje foi super bacana, por isso tive a ideia de sugeri um intensivo para nós que amamos Paris , mostrando por ordem cronológica do primeiro até o último arromdissement as belezas existentes !
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Marli, nós já temos artigos específicos sobre alguns arrondissements de Paris:
-1°: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/1o-arrondissement-por-bairro-passear/
-2°: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/02-arrondissement/
-13°: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/13o-arrondissement/
-20°: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/27/o-20-arrondissement-de-paris/
Abraços.
Josnei Vinicius Montemor
Normalmente me hospedo na rue du chemin vert. Conheço bem este quartier. O bairro é tudo isso mesmo e além do seu próprio charme está colarinho com o Marais, que para mim é o melhor lugar de Paris.
Arizio Melo
Sensacional!!!!! Adoro novas descobertas na cidade!!! Parabens pelo brilhante texto!!!!
Vanessa
Não foi minha primeira vez em Paris e, dessa vez, aluguei um apartamento no 11ème, em uma rua quase na esquina da Rue Oberkampf (inclusive era bem perto de onde foi tirada a foto do post que mostra essa rua com a Rue Saint-Maur). Ameiiii a região! Fora daquele esquema “pega turista”, pois é bem local!!! Área bem servida por transporte público, com umas 4 ou 5 linhas diferentes de metrô, muitos bares, restaurantes e supermercados! Eu fui andando ao Marais, Louvre, Rue de Rivoli, Place de Vosges, Centre Pompidou… E, com disposição, fui andado até a área da Île-de-la-Cité e Jardin du Luxembourg! Super recomendo!