Por Karen Goldman, chef brasileira que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris
Tenho uma teoria que um restaurante nunca é tão bom quanto no momento que ele abre suas portas. Está tudo novo, o dono e o chef estão lá todos dias, o staff é mais cuidadoso procurando cultivar os clientes, muitas visitas de jornalistas e críticos… enfim.
O Lazare não tinha nem um mês de idade quando, num domingo a tarde, fui lá testá-lo. Sabia que não poderia sair nada de ruim dali já que é um dos meus chefs favoritos que assina a cozinha. Mas a surpresa foi maior que eu esperava.
A única má noticia da refeição: fomos obrigada a pedir o “brunch” de domingo que tem um valor salgado de 38 euros por pessoa.
Mas o brunch do chef Frechon não tem salsicha nem panquecas… É entrada, prato e sobremesa.
Pra começar foram enviados dois ovos mimosa (ovos recheados com maionese de atum ou caranguejo), escabeche de cavalinha com raiz forte, salada verde, pão e manteiga.
O ovo estava ok, a maionese cremosa bem equilibrada com atum, o molho bechamel quentinho, nada de especial mas misturou bem com a vinagrete cítrica da salada de alface. Já o peixe à escabeche com molho de raiz forte estava muito bom: uma bela cavalinha, grande e carnuda como elas devem ser (nunca compre uma cavala pequena), cozida inteira no vinho branco, acompanhada por gelatina de peixe e pequenas rodelas de cenoura. Muito saborosa, foi uma ótima entrada para acordar o paladar.
O prato: entrecôte de vitela com bacon, mini cebolas confitadas e cogumelos servido na panela de ferro. Esta vitela estava, atenção para o que eu vou falar agora, uma das melhores coisas que já comi na minha vida. Isso mesmo. A carne se desfazia na boca, a faca poderia ser dispensada pois apenas com uma colher poderia cortá-la em pedaços. O molho, era um demi-glacê (caldo de carne reduzido por mais de 12 horas) que foi feito com tanto carinho que parecia que minha vó estava dentro cozinha. Os cogumelos e as cebolas eram levemente adocicados para equilibrar o sabor salgado do molho que misturado ao creme de batatas (pois me recuso a chamar aquela untuosidade de purê) formava a garfada perfeita. Divino. Minhas sinceras parabenizações Monsieur Frechon.
Depois, para refrescar o paladar, o chef nos enviou mini morangos silvestres com chantilly, uma pequena bola de sorbet de frutas vermelhas e um fio de torta de chocolate amargo enfeitada com avelãs caramelizadas. Até a torta de chocolate que quando vi pensei “Será?!” superou minhas expectativas: não muito doce, com a base crocante e no tamanho perfeito.
Eu disse que 38 euros era salgado para esta refeição? Reconsidero. Foi doce e prazeroso como o licor de amêndoas que pedi junto com a conta.
Restaurant Lazare: Gare Saint-Lazare, entrada pela passarela interior ou pelo centro comercial nível rua. Tel. 01 44 90 80 80 (vale ligar e fazer uma reserva). Aberto todos os dias até meia-noite. Metro Saint-Lazare linhas 3, 12,13 e 14. Clique aqui para reservar uma mesa.
Leia a proposta de roteiros gastronômicos em Paris clicando aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
jorge
Fiquei com vontade de pegar o próximo voo e provar tudo! De fato, pelo que foi servido, o preço está bem em conta.
ilka de lourdes
Boa noite !
Gostei muito dos depoimentos gatronomicos.Estarei viajando no final do mes de outubro à Paris com uma turma (agência de viagem DECOLAR BRASIL ) . Irei anotar o end. e o telefone para agendar um almoço.
Kátia Paz
Deu vontade de conhecer e experimentar tudo isso, Karen…
simone lopes
Parabéns pelo restaurante e pela equipe que lá se encontra desejo sempre muita sorte para todos,se é disputadissimo só poderia ser o melhor.
Karen
Exatamente Eymard! você acertou em cheio, pedi um branco para entrada e um tinto com o prato principal. Normalmente no Lazare eles dão 3 opcões de vinhos em taça (3 brancos e 3 tintos) não me lembro exatamente qual foram mas tenho certeza que o somelier que lá tiver lhe dará uma dica de harmonia perfeita.
eymard
Karen, voce acompanhou essa refeição (deliciosa) com algum vinho? Como tem entrada e prato principal (e voce foi do atum a vitela) teria opção de taça? Um branco na entrada e um tinto no principal?
Madá
Estive lá para jantar e adorei. O ambiente é bacana a comida deliciosa com ótima relação preço qualidade. Concordo com a Helena, essa lembrança do vó emocionou ! Valeu Karen!