Novo projeto para a torre Eiffel está em estudo e o objetivo é tornar o acesso mais confortável, reduzir número de turistas e aumentar a receita.
Com 128 anos, a torre Eiffel se encontra em situação delicada. Ela precisa aumentar as receitas sem aumentar o número de visitantes. O monumento mais visitado de Paris chegou a 7 milhões de visitas por ano.
Torre Eiffel e seu anjinho protetor
Como aumentar a receita sem ultrapassar esta capacidade limite? Ou, melhor ainda, aumentar a receita e reduzir o número de visitantes? Como reformular o modelo econômico da torre, como tornar a visita do monumento um momento de prazer sem stress, como tornar a torre um ícone com toda a majestade que ela merece?
Apesar de não possuir mais o título da torre mais alta do mundo, ela detém ainda o da torre mais frequentada do universo.
A torre procura, neste momento, um novo modo operacional.
Uma solução em análise seria aumentar o preço do ticket, e isto a partir de novembro 2017. Em comparação com outros monumentos a torre é barata. O ticket do Empire State Building é 48 euros; 25 euros para London Eye; o ticket mais caro da Eiffel é 17 euros.
Outra proposta seria aumentar o tempo de visita e os gastos com bebidas, sanduíches e lembrancinhas.
Hoje existe a arte de reter o turista, de segurá-lo o tempo necessário para que ele consuma.
Torre Eiffel durante passeio de bike por Paris
Todo o acesso à torre será pensado a partir das estações de metrô. Várias opções estão em estudo. Por que não um acesso subterrâneo protegido da chuva e do frio? Este acesso no subsolo poderia ter lojas, casas de chá, sorveterias e uma butique/museu. O mesmo projeto prevê desenvolver lembrancinhas bonitas e design. Uma marca Torre Eiffel de alta qualidade seria criada.
A concorrência será difícil! A torre Eiffel caiu no domínio público em 1993, setenta anos após a morte de Gustave Eiffel. A utilização da sua imagem é livre de direitos. Consequência, o monumento não ganha nada em copyright. Na área souvenirs de Paris, a torre é a mais vendida: chaveiros, bolas de neve, minitorres são vendidas por camelôs assim como centenas de lojas espalhadas pela cidade.
Sem dúvida alguma a torre Eiffel precisa reformular seu acesso e o percurso da visita. O assunto, sob o prisma da segurança, já está em discussão há alguns meses (leia aqui). A direção aproveita as modificações necessárias para proteção contra atentados e revê totalmente o modelo atual.
Aguardamos com interesse o resultado.
Clique aqui e leia nosso infográfico contando a história, dados, fatos curiosos e dicas sobre a torre Eiffel.
Para obter informações sobre o passeio noturno de bike por Paris com brinde de champanhe em frente à torre Eiffel, clique aqui.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Pedro
Olá! Muito interessantes essas novidades! Será que tem relação com um dilema q estou tendo?
Não estou conseguindo comprar o ingresso com hora marcada no site oficial pro mês de dezembro… Fala q não há produtos disponíveis (sendo q pros meses anteriores aparece a opção de escolha do ingresso). Eh normal por ser dezembro? Não tem como msm comprar antecipado pra esse mês ou teve alguma mudança?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Pedro, os ingressos antecipados no site da Torre Eiffel só começam a ser vendidos com 3 meses de antecedência, ainda está um pouco cedo.