Novidades sobre a torre Eiffel: nova circulação, nova proteção, nova entrada e nova cor.
Além de ser o emblema da cidade, a Torre Eiffel é o monumento mais visitado do mundo. Por esta razão a Dame de Fer sempre esteve no centro das atenções da Prefeitura de Paris. Para receber os turistas franceses e internacionais as autoridades definiram campos específicos de preocupação: estético, segurança e conforto. São três os objetivos procurados: melhorar a beleza do local, fluidificar o acesso à torre e aumentar a proteção.
Estética
A estrutura metálica da torre – ferro puddlé – necessita de uma camada de pintura protetora para garantir a boa conservação. O monumento é pintado a cada sete anos. A pintura é feita a mão e dura dezoito meses. Os profissionais que pintam a torre são especializados em “pintura ambiente perigoso”. Além de pintores são também alpinistas e trabalham o tempo topo em suspensão.
Vocês sabiam que a cor da torre não é uniforme? Ela possui três cores distintas na mesma gama. A mais escura é aplicada perto do solo, a mais clara nas partes mais elevadas da torre. O objetivo é limitar seu impacto visual no céu parisiense. Detalhe extremamente sofisticado.
A cor da torre é bronze. Mas ela não é definitiva. No início, a torre era marron avermelhado. Hoje, os visitantes são convidados a dar palpite sobre a próxima cor. Avisamos, a escolha é limitada: marrom, marron cinza e bronze.
Segurança
Após os últimos atentados, a torre Eiffel e seus visitantes são protegidos por feias grades móveis de ferro. Em termos de segurança este dispositivo é útil, mas ele detona o monumento e estraga a perspectiva.
A Prefeitura deseja substituir estas grades por um sistema perene. Aconselhada pela Prefeitura de Polícia e pelos arquitetos encarregados dos monumentos franceses, a prefeita estuda uma proteção abrangente. Um dispositivo que proteja o monumento, visitantes e empregados sem ferir o lado estético.
Alguns jornais falam de um muro de vidro anti balas de mais de dois metros de altura. Outros sugerem uma proteção com grades de ferro forjado. Esta última opção estaria dentro da tradição da arquitetura parisiense.
Conforto
Até o final do ano, o acesso do público à torre será modificado. Os visitantes entrarão no perímetro protegido vindos pelos jardins que cercam o monumento. Atualmente os visitantes chegam pelo cais e pela avenida Gustavo Eiffel. O objetivo é criar verdadeiros acessos paisagísticos até o adro central. O espaço ficará bem mais bonito e com circulação mais fluida.
O que a Prefeitura deseja é preservar este patrimônio excepcional e o tornar a vitrine perfeita da hospitalidade francesa.
Créditos fotos: Tour Eiffel de Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Daniela
Oi Lina! Vi sua sugestão de comprar o complemento Sommet no segundo andar da torre, quando não for possível comprar o ingresso completo online. Essa opção do complemento ainda existe? As informações que encontrei são desencontradas, fiquei pensando se as regras mudaram recentemente… Abraço!
Rodrigo Lavalle
Daniela, em princípio é possível mas isso depende muito do clima no dia e da lotação do sommet.
Jackson
Olá, boa noite.
Tenho monitorado o site oficial que vende ingressos para a torre. Gostaria de subir ao ponto mais alto da torre. Mas, estranhamente abriu a opção para comprar ingressos até 07/01/2018 e a partir de 10/02/2018. Sabe me dizer se do dia 8 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018 a torre ficará fechada?
Irei chegar em Paris 13/01.
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Jackson, pode ser que o topo fique fechado esse período mas não há nenhum anúncio oficial. De qualquer forma, para o período que você mencionou você pode comprar pelo site o ingresso para o 2° andar e, nesse 2° andar, comprar o ingresso complementar até o topo (caso ele esteja aberto). Outra opção é deixar para comprar o ingresso na bilheteria da torre no dia da sua visita.
Willian A Francez
Tenho viagem marcada para outubro, li que as obram iniciarão neste período, como mencionado ela não fechará, tenho receio de só ver entulho ao redor e não render boas fotos ou poder aprecia-la de maneira intensa.
Rodrigo Lavalle
William, não desmarque/adie sua viagem por causa da reforma da Torre até mesmo porque ela vai durar muito tempo. Outubro é uma boa época para visitar Paris, leia esse artigo que escrevemos sobre o assunto.
Willian Francez
Tenho viagem marcada para outubro, li que as obram iniciarão neste período, como mencionado ela não fechará, tenho receio de só ver entulho ao redor e não render boas fotos ou poder aprecia-la de maneira intensa.
Bárbara
Olá! Boa tarde! Sobre a reforma da Torre Eiffel para a possibilidade de Paris sediar as Olímpiadas de 2024, ela foi aprovada? Se sim, tem previsão para começar? A Torre será fechada para subida dos visitantes? Estou com passagem comprada para outubro e muito aflita com a possibilidade de não conseguir, ao menos, uma linda vista da torre. Desde já, peço desculpas pelas muitas perguntas e agradeço se puder me ajudar.
Rodrigo Lavalle
Bárbara, caso a reforma aconteça a Torre não será fechada.
Carol
Estive em Paris no final de dezembro e a Torre estava com as grades e algumas cabines por onde éramos revistados.
Esse processo foi bem rápido mesmo com uma fila enorme.
O que eles precisam melhorar é o acesso interno da Torre, este sim é muito demorado.
A preocupação com a segurança é um ponto que marca Paris, até mesmo em lojas você poderá ser revistado…eu, particularmente, não vejo um problema nisso, afinal eu também estou ali e quero segurança.
De qualquer jeito…eu amei Paris, mesmo com suas particularidades, é uma cidade linda.
Pretendo voltar um dia e aproveitar ainda mais.
Ivny
Boa noite!
Eu li uma noticia de que a torre vai entrar em reforma esse ano já prevendo a possibilidade em ser sede das olimpiadas de 2024. Sabe me dizer se irão fecha-la para os visitantes e quando? Estou indo di 20/04 e quero saber se vou conseguir subir. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ivny, não há nenhuma previsão de fechamento da Torre Eiffel.
Saifa
Não acredito que vão começar a cagar com a torre. Inacreditável. Um monumento tão lindo tinha que ficar sem obstáculos de nenhum tipo para não sobrecarregar o visual.
Rodrigo Lavalle
Os obstáculos já existem. Desde os atentados de novembro de 2015 a Torre está cercada por grades metálicas móveis improvisadas.