por Rodrigo Lavalle
As bordas do rio Sena, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1991, estão passando por várias reformas estruturais que só se concluirão na primavera de 2013. O prefeito de Paris prometeu devolver aos pedestres parisienses as margens do rio que foram, durante anos, utilizadas como via rápida de circulação de automóveis.
Na semana passada foi inaugurada a primeira parte desse projeto, na borda direita do rio, no trecho que começa na altura da praça do Hôtel de Ville e vai até o final do quai Henri IV. A reforma criou, ampliou e melhorou as calçadas, os espaços de convívio e os jardins ao longo desse trecho do Sena, podendo-se caminhar livremente sem interrupções de um ponto ao outro.
Os novos bancos e espreguiçadeiras instalados são generosos e bem propícios para um banho de sol ou uma cochiladinha.
Existe também uma área com várias mesas como as de picnic mas eu achei essa parte um pouco árida. Infelizmente (ou felizmente?) não se pode fazer churrasco nos espaços públicos em Paris (na Suiça e na Alemanha é permitido e eu achei tudo bem civilizado). Como o espaço é recente, a vegetação ainda não está no seu vigor pleno (os gramados estavam interditados) e mesmo tendo feito bastante sol e calor no sábado passado haviam poucas pessoas passeando pelo local.
Apesar da via Georges Pompidou continuar existindo, com o seu tráfego por vezes intenso, ela não atrapalha o ar bucólico e sereno da região. Acho que o rio e a vista que se tem da Île de la Cité e da Île Saint-Louis conseguem anular a presença dos carros. Aproveitem enquanto o clima permite!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
39 Comentários
erico
Estive em paris por 10 dias em setembro de 2013.ja estou com muitas saudades, é uma cidade que nos deixa com muitas inspirações apaixonadas.
syomara scarlate
Vou conferir as novidades daqui duas semanas…seu blog esta sendo minha leitura diária.
fatima junqueira
Ola Lina
Estive em Paris em outubro passado com minhas irmãs e suas dicas foram muito uteis para mim, pena que so pude ficar 2 e 1/2 dias na cidade,mas mesmo assim consegui ver muita coisa: Torre Eiffel, Louvre(rapidinho), Notre Dame, Versailles e ate vi um espetaculo na Opera.
Estou retornando desta vez sozinha e vou ficar em um hotel no quartier latin; dei uma passadinha aqui no blog para ver as novidades e vi que vc lançou o guia para o reteiro de 4 dias, gostaria de saber se tem como eu adquirir o guia ai em Paris, ja que viajo no dia 11/10 e nao vai dar tempo do guia chegar antes da minha viagem,
abs Fatima
Lina
Fatima
Os guias estão no Brasil com minha assistente.
Ela vai entrar em contato com você. Talvez dê tempo.
CRISTINA
Lina
Usei muitas dicas do Conexão em 2010 quando estive em Paris, foram todas aprovadas e excelentes! Preciso de mais uma agora…estou indo a Munich e Praga via Paris CDG e na volta chego no aeroporto às 07:45 e só embarco para o Brasil às 23:30, o que vc recomendaria q fizessemos neste tempo livre? Pensei em fazer check-in de despachar as malas assim que chegasse e fazer algo até o embarque. Abs
Eliz
Seguirei sua dica ,museu pass ,10 tikets para transportes,tiket separado para a torre, para o batobus e onibus aberto.
dágma menezes
Estou eu aqui novamente querendo dicas de site seguro para comprar o The Paris Pass, será que há chance de eu comprar e não servir para tudo que prometem estar incluso???
Por favor, se puder me ajudar… desde já agradeço! Adoro estar por aqui colhendo idéias e dicas. Bjs…
Lina
Dágma
Eu acho esse passe exagerado. Por isso indico o museum pass somente para monumentos e museus.
Para os transportes, se for andar muito e pegar metro somente duas vezes por dia melhor comprar nas estações um carnê com 10 tickets. Assim fica mais barato.
Regina Vasconcelos
Não conheço outro país com tanta ousadia, no bom sentido, e tanta criatividade! VIVA!
Nancy
Paris é um lugar para qualquer tempo. A Paris de dia e a Paris na noite, tudo é intenso!
Saint Germain, Le Cherche midi, Praia do Sena, noite nas redondezas da rue des Arts……
Tania Baiao
Rodrigo:
Que boa novidade. A beira do Sena é sempre um local maravilhoso e andava meio abandonado mesmo. Mais uma vez BRAVO ao prefeito. Já estou sonhando com os momentos de descanso no local, e as fotos maravilhosas a se fazer no entardecer…