por Rodrigo Lavalle

As bordas do rio Sena, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1991, estão passando por várias reformas estruturais que só se concluirão na primavera de 2013. O prefeito de Paris prometeu devolver aos pedestres parisienses as margens do rio que foram, durante anos, utilizadas como via rápida de circulação de automóveis.

Na semana passada foi inaugurada a primeira parte desse projeto, na borda direita do rio, no trecho que começa na altura da praça do Hôtel de Ville e vai até o final do quai Henri IV. A reforma criou, ampliou e melhorou as calçadas, os espaços de convívio e os jardins ao longo desse trecho do Sena, podendo-se caminhar livremente sem interrupções de um ponto ao outro.

Os novos bancos e espreguiçadeiras instalados são generosos e bem propícios para um banho de sol ou uma cochiladinha.

Existe também uma área com várias mesas como as de picnic mas eu achei essa parte um pouco árida. Infelizmente (ou felizmente?) não se pode fazer churrasco nos espaços públicos em Paris (na Suiça e na Alemanha é permitido e eu achei tudo bem civilizado). Como o espaço é recente, a vegetação ainda não está no seu vigor pleno (os gramados estavam interditados) e mesmo tendo feito bastante sol e calor no sábado passado haviam poucas pessoas passeando pelo local.

Apesar da via Georges Pompidou continuar existindo, com o seu tráfego por vezes intenso, ela não atrapalha o ar bucólico e sereno da região. Acho que o rio e a vista que se tem da Île de la Cité e da Île Saint-Louis conseguem anular a presença dos carros. Aproveitem enquanto o clima permite!

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris