Outro dia, uma jornalista me perguntou: qual é o maior defeito de Paris? O clima, respondi. Gosto de Paris em todas as épocas do ano, mas o inverno é duro quando moramos aqui. Não apenas por causa do frio, mas principalmente pela falta de luz. Além do cinza do céu e da chuva constante, o sol nasce depois das oito e se vai antes da cinco da tarde.
Novembro ainda é outono, o inverno só começa no dia 20 de dezembro – e é quando o dia é mais curto, com apenas 8h32 de luz. Mas em novembro, o frio já chegou com força, chove muito, tudo fica cinza e a beleza do outono já se foi. E ainda temos pela frente a perspectiva do longo inverno. Desanimador…
Depois vem dezembro e janeiro – apesar do frio, tem o Natal e o Réveillon (e as férias de fim de ano), o dia de reis, a neve e os esportes de inverno. Celebramos a beleza do inverno, a cidade fica linda e alegre com as luzes de Natal, nos alegramos quando a neve cai. São dias frios, mas muito alegres.
E aí, chega fevereiro. Nesse ponto, já estamos brancos e fracos e fartos do frio. É o ápice do mau humor na cidade. Passamos o mês a xingar o tempo e a contar os dias para o início da primavera, que acontece só no dia 20 de março. E quando a primavera enfim chega, é uma explosão de alegria.
Como fazer para sobreviver ao frio? Para quem mora na cidade, praticar esportes é fundamental.
Aquece o corpo e a adrenalina ajuda a trazer ânimo para o dia. E, óbvio, ajuda a manter a forma apesar da comilança. Afinal, o quentinho dos cafés e dos restaurantes são um conforto para a alma.
Os excelentes museus e exposições, e a efervescente agenda de cinemas, teatros, shows e espetáculos também são um potente antídoto contra a tristeza dos dias cinzas.
Mas não se desanime se sua viagem está marcada para novembro ou fevereiro! Com as informações corretas e sabendo o que você vai encontrar, sua viagem será um sucesso! Para isso leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris em novembro (clique aqui) e o que fazer em Paris em fevereiro (clique aqui).
Leia também:
- O clima de Paris
- Como se vestir na primavera em Paris
- O que fazer em Paris no inverno
- Como manter os pés quentinhos no inverno
- Como amarrar seu cachecol para manter o pescoço quentinho
- Como arrumar a mala para Paris?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
180 Comentários
Flavio
Marina e Rodrigo, primeiro parabéns pelo blog!!! Estou indo pela primeira vez a Europa em fevereiro de 2014, chegando em Paris dia 08/02, gostaria de saber se costuma nevar nesta época do ano? Ficarei até o dia 14/02 quando irei para Londres.
Rodrigo Lavalle
Flavio, pode nevar de dezembro a fevereiro. Mas nunca se sabe ao certo.
Abraços.
Sany Souza
Vou a Paris no final de março, como estará a temperatura? Estará bom para passear a pé?
Abraços!
Rodrigo Lavalle
Sany, o frio intenso vai ter diminuído. Fique ligada na temperatura através desse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Lana
Estou indo pela segunda vez a Paris, mas desta vez passarei o mes de janeiro. Gostaria de saber se a neve é pesada. Algumas pessoas me disser que mao neva em Paris e outras disseram que sim. Estou ma dúvida, mas de qualquer forma Paris é Paris. Merci!
Rodrigo Lavalle
Lana, neva pouco e geralmente ela não se acumula por muito tempo. Venha sem medo!
Abraços.
Karine Horta
Lina, vou a Paris no início de dezembro com minha filha. Ela vai passar o aniversário de 12 anos na cidade, e estávamos programando Eurodisney no dia do aniversário dela. Mas estou vendo que a probabilidade de chover é grande. Você conhece alguma alternativa interessante, fora do circuito museu- ponto turístico ?
Mariana Berutto
Karine, uma boa opção em caso de tempo ruim é o Parc La Vilette. A Adélia do blog Paris des Petits tem um post ótimo sobre o La Villette.
Rodrigo Lavalle
Karine, complementando a dica da Mariana, está em cartaz no Museu de Arte Lúdica uma exposição sobre a Pixar, estúdio que fez filmes animados como “Toy Story”, “Procurando Nemo”, “Ratatouille” e “Wall-e”: http://artludique.com/exposition.html.
Abraços.
Jose Luis
Muito Legal o blog.
Ficarei em Paris de 10 a 15/12, as sugestões do blog já estão na programação que estou fazendo, mas o que é imprescindível de ver nesta época? É a primeira vez e o que preocupa é o frio, apesar de ser de Curitiba(temperatura média 10 graus no inverno), pode atrapalhar o roteiro?
Obrigado e Sucesso
José Luis
Rodrigo Lavalle
José, será a sua primeira vez em Paris? Se for, o imprescindível é o Louvre, o Museu d’Orsay, a Catedral de Notre Dame, o rio Sena, a Torre Eiffel, o Centro Pompidou, o Jardim de Luxemburgo.
O frio é chato, leia esse artigo para saber como aproveitar a cidade apesar dele: https://www.conexaoparis.com.br/2013/11/13/como-viver-o-inverno-em-paris/.
Abraços.
Giovana Campana
Chegaremos, eu e meu marido, em Paris dia 22/11 e ficaremos apenas 4 dias, mas é a primeira vez e queríamos aproveitar ao máximo. Estamos acostumados a viajar no frio! Se eu comprar o Guia Paris “Cinco roteiros em quatro dias” da Lina, conseguimos conhecer os principais pontos sozinhos? Grata!
Rodrigo Lavalle
Giovana, conseguirão sim. Ao fazer os roteiros a pé é bom ir parando de tempos em tempos em algum café ou loja para se aquecer e conseguir chegar ao fim inteira.
Abraços.
marcy
No inverno nem Paris fica atraente (sob o meu ponto de vista, pois detesto o frio intenso) – já morei c meses de neve – chegava a – 20 e era horrível e os dias escuros, nem é bom falar…
O calor de 40 graus tb é mto difícil, mas pelo menos existe alegria e o ar-condicionado é mais fácil de aguentar do q a calefação.
Mas há gosto e tolerância p tudo.
Renata Monteiro
Olá Lina e Rodrigo! É a primeira vez que escrevo um comentário aqui! Estou encantada com o blog Conexão Paris! Já inseri a leitura do Conexão em minha rotina há um tempo, mas agora, realizarei um sonho (em novembro, frio de novembro): Lua de Mel em Paris! Chegaremos dia 19/11 e estou louca pra colocar o roteiro de vcs em prática! Bem agasalhada, agarrada ao marido, e andando pela minha cidade dos sonhos, não tenho qualquer dúvida: Paris será perfeita! Acredito que acertamos na localização (Hotel Excelsior Latin). Agora, é esperar pra colocar os inúmeros roteiros e dicas em prática. Só uma pergunta, vale a pena visitar o Château de Versailles nessa época? E outra pergunta: vi um documentário do canal GNT falando sobre os batedores de carteiras dos metrôs, agora, com relação às caminhadas pelas ruas de Paris, é tranquilo? Abraços!
Rodrigo Lavalle
Renata, obrigado pelos elogios. Versailles vale muita a pena, é muito bonito e impressionante. É tranquilo sim mas é bom evitar colocar algo nos bolsos de trás da calça.
Abraços!
Patricia lima
Oi, passarei rapidamente por paris nos dias 18 a 20 ( chegarei dia 18 de nov as 17h e partirei dia 20 as 14h). Será muito curto, mas eu e meu marido estávamos ansiosos para ver Paris novamente depois da lua de mel ano passado e visitar nosso cadeado na Pont dês Arts. Ficaremos no Hotel Abbatial em Saint Germain. A localização é realmente a melhor para esse período curto?vi que já haverá decoração de natal. Que roteiro vocês recomendam para simplesmente curtir a cidade e quais restaurantes com um bom custo benefício? Muito obrigada !!!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, a localização do hotel é ótima. Bem perto do “centro turístico” da cidade, vocês poderão fazer muita coisa a pé.
Para simplesmente curtir a cidade o ideal são passeios descompromissados intercalados com sentar em um café: Jardim das Tulherias, região do Marais, região do Canal Saint-Martin, visitar o mercado de Natal no começo da avenida Champs Élysées.
Em Saint-Germain um restaurante ótimo é o Le Comptoir Relais Saint Germain: https://www.conexaoparis.com.br/2008/10/25/relais-saint-germain-o-restaurante-que-esta-na-moda-em-paris/. Veja nesse link outros bons restaurantes na região do seu hotel: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/por-bairro/5o-arrondissement/.
Abraços.