Outro dia, uma jornalista me perguntou: qual é o maior defeito de Paris? O clima, respondi. Gosto de Paris em todas as épocas do ano, mas o inverno é duro quando moramos aqui. Não apenas por causa do frio, mas principalmente pela falta de luz. Além do cinza do céu e da chuva constante, o sol nasce depois das oito e se vai antes da cinco da tarde.
Novembro ainda é outono, o inverno só começa no dia 20 de dezembro – e é quando o dia é mais curto, com apenas 8h32 de luz. Mas em novembro, o frio já chegou com força, chove muito, tudo fica cinza e a beleza do outono já se foi. E ainda temos pela frente a perspectiva do longo inverno. Desanimador…
Depois vem dezembro e janeiro – apesar do frio, tem o Natal e o Réveillon (e as férias de fim de ano), o dia de reis, a neve e os esportes de inverno. Celebramos a beleza do inverno, a cidade fica linda e alegre com as luzes de Natal, nos alegramos quando a neve cai. São dias frios, mas muito alegres.
E aí, chega fevereiro. Nesse ponto, já estamos brancos e fracos e fartos do frio. É o ápice do mau humor na cidade. Passamos o mês a xingar o tempo e a contar os dias para o início da primavera, que acontece só no dia 20 de março. E quando a primavera enfim chega, é uma explosão de alegria.
Como fazer para sobreviver ao frio? Para quem mora na cidade, praticar esportes é fundamental.
Aquece o corpo e a adrenalina ajuda a trazer ânimo para o dia. E, óbvio, ajuda a manter a forma apesar da comilança. Afinal, o quentinho dos cafés e dos restaurantes são um conforto para a alma.
Os excelentes museus e exposições, e a efervescente agenda de cinemas, teatros, shows e espetáculos também são um potente antídoto contra a tristeza dos dias cinzas.
Mas não se desanime se sua viagem está marcada para novembro ou fevereiro! Com as informações corretas e sabendo o que você vai encontrar, sua viagem será um sucesso! Para isso leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris em novembro (clique aqui) e o que fazer em Paris em fevereiro (clique aqui).
Leia também:
- O clima de Paris
- Como se vestir na primavera em Paris
- O que fazer em Paris no inverno
- Como manter os pés quentinhos no inverno
- Como amarrar seu cachecol para manter o pescoço quentinho
- Como arrumar a mala para Paris?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
180 Comentários
Marc
Chegarei em Paris terça-feira agora (dia 12), primeira vez, realização de um sonho desde a infância e sozinho. rs
Amo frio, mas espero que não chova muito!
Fátima caldas
Também concordo com o post a luz dos dias no inverno não é favorável, porque escurece cedo. Eu gosto mais da luz do verão e dos dias longos pra aproveitar mais a cidade.
Carmen Agnes
Ótimo post! É da Lina? Gostei da descrição do mês de fevereiro… Para nós, do Patropi, fica difícil
compreender totalmente o que vocês sentem no inverno. Para nós é charmoso… Sempre vou no outono ou na primavera, não tendo vivenciado o inverno nem o verão.
Liliane
Olá, estou indo pra Paris no dia 10 de dez, e me planejei pra seguir o roteiro da Lina ( de 4 dias) mas estou me dando conta do frio… será que dá pra fazer toda aquela caminhada no inverno?
Rodrigo Lavalle
Liliane, dá pra fazer sim! É só você fazer mais pausas durante o trajeto para se aquecer. Entre em algum café, tome um chocolate quente ou um vinho quente.
Abraços.
Jeyvidson
Chego em Paris 10/12, sendo natalense, estou com certo receio do frio, porém estou apostando nas roupas certas pra não deixar de fazer os passeios, até pq não me vejo indo à Paris sem conhecer Versailles, Jardin de Luxemburg ou mesmo subindo na Torre Eiffel.
Adriana Pessoa
Contei aqui nesse post minha experiência em um novembro gelado, mas estou aqui pensando em uma ida em julho de 2008…era um calor tão grande, mas tão grande que, jurei nunca mais voltar no verão!
Prefiro viajar no frio!
Eliane
Irei para Paris em janeiro de 2014, na segunda quinzena. Li que neste ano, no mesmo período, fez um frio rigoroso.
Não tenho medo do frio, mas temo em não conseguir fazer alguns passeios “padrões” ao ar livre, como por exemplo a Torre Eiffel.
Alguém já fez esse “tour” no inverno?
Museus, restaurantes, shows já estão na minha agenda, mas queria dicas dos passeios “default”.
Obrigada!
🙂
Rodrigo Lavalle
Eliane, andar no frio realmente não é agradável mas dá pra encarar. O segredo é se vestir adequadamente (https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/) e parar de tempos em tempos em um café para se aquecer.
Abraços.
Sophia
Vou chover no molhado (nevar no gelado?), uma vez que já falei isto em outros posts sobre o clima em Paris: bato ponto todo inverno. Adoro. Todas as estações têm seu encanto. Mas entendo a perspectiva de quem é morador – fevereiro deve ser realmente um mês difícil…
Kariny
Já estive em Paris nas 4 estações. O charme do outono, as roupas, a paisagem me fascinam. Penso também na dificuldade do dia dia aos moradores em suportar tanto rigor no clima de novembro a fevereiro. Nesta época retornarei sempre.
Ana Guimarães
Pois comigo foi assim: fui a primeira vez em janeiro de 2000, e, bem agasalhada, adorei! Voltei em 2005 em junho (vinda de de um Simpósio em Dublin) e, claro, gostei, mas o calor era tão forte (e olha que sou carioca) que antecipei minha volta, tudo cheirava mal, até o Louvre. Na terceira vez cheguei em Paris em abril, a temperatura era maravilhosa, mas a estadia mal começou e teve que ser interrompida por causa de fortes crises de labirintite que já haviam se iniciado na Suíça, por causa dos trens. Até que em novembro de 2013 fiz a melhor viagem da minha vida! E peguei tanto sol quanto (pouca) chuva, nada importou!