Outro dia, uma jornalista me perguntou: qual é o maior defeito de Paris? O clima, respondi. Gosto de Paris em todas as épocas do ano, mas o inverno é duro quando moramos aqui. Não apenas por causa do frio, mas principalmente pela falta de luz. Além do cinza do céu e da chuva constante, o sol nasce depois das oito e se vai antes da cinco da tarde.
Novembro ainda é outono, o inverno só começa no dia 20 de dezembro – e é quando o dia é mais curto, com apenas 8h32 de luz. Mas em novembro, o frio já chegou com força, chove muito, tudo fica cinza e a beleza do outono já se foi. E ainda temos pela frente a perspectiva do longo inverno. Desanimador…
Depois vem dezembro e janeiro – apesar do frio, tem o Natal e o Réveillon (e as férias de fim de ano), o dia de reis, a neve e os esportes de inverno. Celebramos a beleza do inverno, a cidade fica linda e alegre com as luzes de Natal, nos alegramos quando a neve cai. São dias frios, mas muito alegres.
E aí, chega fevereiro. Nesse ponto, já estamos brancos e fracos e fartos do frio. É o ápice do mau humor na cidade. Passamos o mês a xingar o tempo e a contar os dias para o início da primavera, que acontece só no dia 20 de março. E quando a primavera enfim chega, é uma explosão de alegria.
Como fazer para sobreviver ao frio? Para quem mora na cidade, praticar esportes é fundamental.
Aquece o corpo e a adrenalina ajuda a trazer ânimo para o dia. E, óbvio, ajuda a manter a forma apesar da comilança. Afinal, o quentinho dos cafés e dos restaurantes são um conforto para a alma.
Os excelentes museus e exposições, e a efervescente agenda de cinemas, teatros, shows e espetáculos também são um potente antídoto contra a tristeza dos dias cinzas.
Mas não se desanime se sua viagem está marcada para novembro ou fevereiro! Com as informações corretas e sabendo o que você vai encontrar, sua viagem será um sucesso! Para isso leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris em novembro (clique aqui) e o que fazer em Paris em fevereiro (clique aqui).
Leia também:
- O clima de Paris
- Como se vestir na primavera em Paris
- O que fazer em Paris no inverno
- Como manter os pés quentinhos no inverno
- Como amarrar seu cachecol para manter o pescoço quentinho
- Como arrumar a mala para Paris?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
180 Comentários
Manoela
Vamos passar o Natal em Paris e estamos na torcida pela neve! Em março de 2012, quando estivemos em Paris, estava friozinho mas uma delicia. Dias de sol, e dias nublados, mas nesta cidade , tudo é sempre lindo! Estou contando os dias para retornar….
Bárbara Silva
A primavera de 2012, foi a primavera que vai ficar para sempre na minha memória. Foi nessa época que realizei meu sonho de conhecer Paris. Foi mágico e os dias estavam lindos.
Carlos
Estive em Paris esse ano de 2013 em fevereiro e curti muito o inverno, assim como a neve que caiu na cidade, foi tudo maravilhoso e o ffio não atrapalhou em nada nossos passeios…a não ser quando estávamos na beira do Sena, mas porque nós não estávamos agasalhados o suficiente…no mais foi só alegria.
José Rodrigues
Por enquanto só tive o prazer de ir em outubro, no outono, adorei o frio que fazia e o visual da época, um céu azul que parecia pintura impressionista.
Gostaria de ir no final do ano e pegar as luzes de natal, por poucos dias deve ser tranquilo lidar com o frio, basta a roupa adequada.
Renata
Fui a Paris no fim do inverno de 2012 – de 19 de março a 2 de abril. Fui agraciada com uma elevação de temperatura que chegou a 19 graus no meu último dia, então, agora percebo porque quando eu estive em Paris, as pessoas e a cidade estavam tão felizes!!!!
Susana
A primeira vez que estive em Paris, foi em Dezembro, nos Inverno mais frio dos últimos 40 anos, segundo diziam por lá, mas adorei, porque apesar do frio, não choveu, só nevou um bocadinho,,,o que é um espetáculo Lindo! Assim como as luzes de Natal e todas as montras!!
A segunda vez foi em Julho, fomos convencidos que íamos apanhar um tempo ótimo….engano nosso, chuva, vento, frio (não o de Inverno mas frio para Julho)!! Enfim, acho que é tudo uma questão se sorte!! Por mim desde que não chova…está tudo bem!!
Thaís Paula
Oi Lina, adoro seu site!
Estarei em Paris de 23dez a 29 dez! Irei em um grupo de 8 pessoas e gostaria de saber se:
1- vale a pena ir na eurodisney nessa época?
2- quais as melhores programações no inverno?
3 – se puder faz um roteiro para as pessoas Q estão indo nessa época! E o Q podemos fazer no Natal? Qual restaurante escolher essas coisas..
Obrigada beijos
Rodrigo Lavalle
Thaís, vai estar frio e a Disney é um espaço aberto, anda-se muito de um brinquedo para o outro. Como foi tido no artigo o inverno combina com os museus, os teatros e os cafés. Vou passar a idéia de artigo para a Lina.
Abraços.
jorge fortunato
Já estive em Paris em novembro e foi diferente. Os programas ao ar livre foram substituídos por museus, teatros e cinema. Mas dá para passear e a paisagem ganha um tom que gosto. Só foi chocante ver a Place des Vosges cercada de galhos secos.
Adriana Pessoa
Certa vez, estive em Paris em uma segunda quinzena de novembro, e confirmo o que foi dito aqui!
Ge-la-do!
Ricardo
Já estive em Paris três vezes, e em todas eu tentei fugir do frio extremo. Fui em Junho, Outubro e Abril. Peguei frio em todas! Ainda que um paulistano não tenha (tanto) medo de frio. Mesmo assim, valeu a pena cada dia.