Publicamos abaixo um texto escrito por três leitores do Conexão Paris. Um longo comentário da Madá sobre os 10ème e 11ème distritos de Paris, enriquecidos por foto de Marcia Lube e comentário de Marcello Brito.
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————
Vocês sabem que eu adoro um pé sujo, do tipo comer ostras na rua, em pé, como no bistrô Baron Rouge do Marché d’Aligre que eu frequento desde os anos 90. Entre os restaurantes em torno da Champs Élysées e a lista de restaurantes descolados da Karen Goldman, no 11ème, sou muito mais o 11ème. (Conheça a lista dos restaurantes descolados clicando aqui.)
É bem verdade que não me sinto à vontade nesses restaurantes estrelados, ainda mais quando são frequentados por celebridades…
Esse ano, resolvemos experimentar algumas indicações do 11ème, expandindo os nossos circuitos.
Os pontos altos foram:
. a lojinha especializada em pipocas My Crazy Pop. Pipocas gastronomicamente corretas, pipocas sem gordura, feitas a partir da pressão do ar e pela ação do calor. Os grãos explodem sem matérias tóxicas. Pipocas salgadas, doces, aromatisadas com gergelim, basílico, parmesão, caramelo, caramelo e castanhas.
My Crazy Pop: 5 rue Trousseau 75011 Paris.
. o restaurante Septime, já famoso nos meios gastronômicos. Leia artigo sobre este endereço clicando aqui. Adoramos este restaurante simples e com uma cozinha maravilhosa. Nós escolhemos o menu surpresa com seis pratos.
Além disso, resolvemos dar mais uma chance ao Canal de St Martin, no 10ème bairro de Paris. Conhecemos Belleville e o Canal St Martin por volta de 2007. Não foi uma experiência dessas que você quer repetir. Em 2010, o Canal estava bombando e resolvemos repetir. Fomos em uma manhã de terça feira e, novamente, não nos encantamos. Na verdade, por ser uma área mais frequentada por locais, o ideal seria ir à noite ou nos fins de semana. Tiramos várias fotos, o canal tinha seu charme, mas sem aquele clima agitado que nos agrada.
Voltamos, agora, com amigos jovens que moram na rue des Vinaigries. Achamos a rua muito charmosa e em novembro 2014 a exploramos um pouco mais. Adoramos!!! A rua preserva uma atmosfera que vivemos um dia em Saint Germain, outro tempo no Marais e mais recentemente no Haut Marais. Enfim, super charmoso.
Vejam aqui matéria da rua Vinaigriers publicado no Figaro.
Nesta rua, destacamos:
. o restaurante Le Petit Matieu que nos surpreendeu com um tartare de magret de pato. Uma descoberta maravilhosa, para mim. À noite, eles servem somente pequenos pratos tipo tapas. Provamos muitas delícias como alcachofras frescas, embutidos da Córsega e uma seleção de vinhos bem legal. Voltamos para casa a pé, seguindo o canal Saint Martin até o Marais. Curtimos muito as ruas e o movimento simpático do bairro. Ficamos impressionados com os diversos hotéis de charme pelo caminho. Talvez um dia experimente ficar por lá.
Le Petit Matieu: 55 rue des Vinaigriers, 75010, Paris.
. destacamos também a loja Ambrym, design e fabricação 100% francesa, um luxo nos dias de hoje. Conhecemos a designer e fotógrafa da criação, ambas muito simpáticas.
Ambrym: 22-24 rue des Vinaigriers, 75010, Paris.
. Marcello Brito: o 10ème é o bairro do momento na cidade. As novidades e indicações de dois sites excepcionais, Le Fooding e GoGo Paris, estão concentradas no 10ème e no 11ème. Não tem nem como comparar com Saint Germain. Todos os dois sites renovam, a cada mês, as indicacões. E mês após mês, os caminhos apontam para esta região. E o melhor hotel da região do Canal Saint Martin é o Citizen, que fica justo na esquina da rua Vinaigriers e das margens do canal [NOTA: na verdade o hotel fica na rue de la Grange aux Belles esquina com a avenida do canal]. O hotel é descolado, todo eco friendly e com design de ponta, meio escandinavo. Vou ficar lá com certeza, da próxima vez. Outro hotel, mas aí na outra ponta do 10th, na realidade, já no Haut Marais, é o Jules e Jim. Novamente design de ponta.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Madá
Rodrigo, kkk, se eu fosse a Beyoncé fechava sem o Jay-Z, os garçons são super charmosos rsrs!
Rodrigo Lavalle
Madá, vá ao Clamato, ao lado do Septime e dos mesmos donos. Pequenas porções de pratos com peixes e frutos do mar. Já fui 3 vezes e é sempre ótimo.
Abraços.
Jacqueline
Já fui várias vezes ao Canal Saint Martin, mas não me encantei. Bonitinho e só. Fiz algumas fotos. Mas sempre que fui estava vazio. Deve ser por isso que não gostei, sendo que da primeira vez ainda estava sombrio, parecendo mais desolado.
Ananda
O canal st martin é muito mais interessante durante o fim de semana pela parte da noite. Um programa interessante é comprar uma pizza no Pink Flamingo e ficar esperando a entrega na beira do canal, por mais que a pizza não seja a melhor do mundo, o programa vale a pena.
Marisa
Adorei o site, as dicas. E no inverno, o que vale a pena fazer nesses arredores? Embarco hoje para Paris e sei que esta frio. Aguardo dicas para Paris no frio!!
Obrigada!
Marisa
Rodrigo Lavalle
Marisa, no inverno o que vale é parar de tempos em tempos e entrar em uma loja ou café para tomar uma bebida quente ou um vinho e se aquecer. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/11/13/como-viver-o-inverno-em-paris/.
Abraços.
elisabeth ferraz
amei o blog! quero entrar sempre!!!
Rodrigo Lavalle
Madá, só a título de provocação: dizem que Beyoncé e seu marido Jay-Z vivem fechando o Septime para o jantar.
Elci Júnior
Perdão, gente! ” … estive em Paris…”
Elci Júnior
KKKKKKK!!!! Adorei a matéria… da última vez q estive em Paria, hospedei-me no Saint- Martin e me diverti muito todos os dias!! Teve uma edição do Paris Plage ali bem do lado da Rotonde de la Villette. Foi mt legal ver todas aquelas pessoas celebrando o verão, algo tão comum para nós, os brasileiros!!! Uma dica: tem uns barezinhos legais na Rue Jaurès, abertos até tarde no verão!
Rodrigo Lavalle
A rue Lucien Sampaix que cruza a Vinaigriers é bem interessante também, principalmente o restaurante Holybelly.
Ermelinda Sparano
Em outubro fui flanar pelo Canal Saint Martin, era um sábado a tarde e adorei a companhia de tantos parisienses de todas as “tribos”.