A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.
A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.
Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.
Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.
Se seu documento for reconhecido – tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.
Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.
Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.
Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.
Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.
Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.
Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.
Maiores explicações no site da douane francesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
97 Comentários
Francine
Olá Lina,
Primeiramente parabéns pelo blog, estou adorando as dicas e tenho certeza que serão muito úteis na minha primeira viagem à Europa.
A minha dúvida é a seguinte, estou indo para Paris em duas semanas e comprarei uma bolsa na LV de lá… só que de lá sigo de trem para Londres, e não de avião… e depois de Londres venho direto pro Brasil… onde eu solicitaria meu reembolso? No aeroporto de Londres teria essa opção? Ou na estação do trem saindo de Paris??? Desde já agradeço.
Francine
Renato
Lina, estou saindo de Paris esta madrugada pelo aeroporto de orly onde pegarei um voo que faz Paris-Porto-Lisboa-Fortaleza. Gostaria de saber se o aeroporto de Orly tem uma loja Duty Free, se ela é boa e se posso comprar mesmo que o meu primeiro voo seja para Porto (embora seja tudo um só trecho com conexões)? Muitas perguntas, não é? Mas agradeço imensamente a ajuda. Obrigado.
Lina
Renato
Orly possui Duty Free e você pode comprar o que desejar.
Adliz Catroli
Ola, estou em Paris faz 2 meses e gostaria de fazer o detax da sephora, mas sei que preciso dos carimbos, porem meu voo sai as 10 hrs do CDG, que horas a douane abre? sera que daria tempo de eu fazer isso e despachar as malas? obrigada
conexaoparis
Adliz
A alfândega em princípio abre cedo. Não sei exatamente o horário. Tem um aviso pedindo para tocar se não tiver atendente. Uma vez toquei e ninguém apareceu. Já cheguei cedo e encontrei aberto como cheguei mais tarde e encontrei fechado. O horário de funcionamento deste lugar é um mistério e motivo de muitas queixas.
José Augusto
Olá! Eu já peguei o me detaxe em dinheiro na Global Refund da Lafayette, só que o meu voo sai as 7 horas da manhã, estou com os formulários, mas estou preocupado com este horário, a alfândega funciona de madrugada? Pois pretendo chegar as 4 horas no CHG, e fiquei preocupado com seu comentário sobre o uso das máquinas. Você saberia me dizer se a alfândega está aberta neste horário?
conexaoparis
José Augusto
Vai encontrar a alfândega fechada.
Elaine Chaves
Consegui o carimbo da alfândega, mas não consegui entregar as notas, o que posso fazer agora?
conexaoparis
Elaine
O importante é o carimbo da alfândega.
Agora ponha no correio. Você deve ter recebido um envelope com o endereço já anotada.
Fellipe
Resposta à questao: Eu só não entendo uma coisa. O objetivo é simplificar e todo mundo sairia ganhando, então por que a possibilidade de ter o documento reconhecido uma vez e depois, já na área do embarque internacional não ser mais reconhecido? Não tem cabimento algum.
Isso é tipico francês: inventar coisas que nao funcionam e lascar com os turistas para depois dizer: sinto muito, sinto muito.
Por isso que amo a França, mas odeio com todas as forças como esse povo se comporta (claro que nao sao todos). Por isso que Paris é a primeira do ranking de cidades onde os turistas nao retornam…eles sao muito idiotas com suas regras…por isso que o pais ta quebrando e eles abafando para ninguem saber.
Gabriele
Lina,
Mas posso tentar pegar já em Orly quando estiver indo para Budapeste, ou preciso pedir só em Amsterdam?
Abs.,
Gabriele
conexaoparis
Gabriele
Tente primeiro em Orly. Antes de despachar suas malas.
Gabriele
Lina,
Estou chegando em Paris no dia 07 e de lá sigo via Orly para Budapeste e depois via trem para Viena e Praga, finalizando a viagem em Amsterdam, onde ficamos apenas por uma noite para reembarcar para São Paulo.
Sendo assim, onde devo buscar o VAT? É possível pegá-lo em dinheiro no aeroporto de Orly antes de embarcar para Budapeste?
Alguém saberia já me informar em que local no aeroporto eu encontro o balcão?
Abs.,
Gabriele
conexaoparis
Gabriela
É possível recuperar a détaxe em dinheiro.
Os bureaux de détaxe se encontram
http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/fr-FR/Passagers/Formalites-Infos-Pratiques/Devise-Achat-Douane/
Carlos Paiva
Gente, será que ninguém passou por isso ??? vamos nos ajudar
Alexandre
A minha história é um pouco complicada e venho tentar ajuda com alguém que tenha passado a mesma situação e tenha a solução ou a conclusão de que não tem mais jeito.
Na volta, a pessoa que carimbou as notas me orientou a enviar tudo pelo correio mesmo eu tendo dito diversas vezes que iria pegar em cash no próprio aeroporto. A pessoa me informou que eu só receberia dentro do setor de embarque mas antes deveria por todas as notas no correio.
Resumido: FUI ENGANADO !!! Como marquei a opção cash e não foi informado nenhum cartão de credito, a única informação que tive para tentar receber é que, como não foi recebido no aeroporto, este reembolso voltaria para a loja e poderia ser resgatado pelo próprio ou um terceiro indicado por ele.
Queria saber se alguém pode me ajudar com mais informações.
Vale lembrar que minhas compras foram feitas em Madrid, Barcelona e Paris.
Obrigado a todos e parabéns pelo site.
Um abraço